Responder códigos prontos

[quote=josenaldo]Essa postura de “o cara tem que pesquisar por cota própria…” é boa, mas tem um outro lado… Eu, por exemplo, sou desses que pesquisa muito antes de perguntar. De tanto pesquisar, eu sequer me lembro qual foi a última vez que perguntei algo no GUJ. Acabei abandonando o GUJ. Não que o GUJ não seja útil. Mas quase sempre encontro minhas respostas em outras fontes primeiro.

Aí eu penso: mas isso aqui não é um fórum? A ideia não é justamente aproximar a comunidade? Não deveríamos compartilhar código, experiencia, dúvidas?

Compartilhar código não é ruim. Vamos ser sinceros: se não colocarmos códigos prontos aqui, o que o cara (principalmente o iniciante) vai fazer? ELE VAI ACHAR O CÓDIGO EM OUTRO LUGAR! Seja num livro, em outro fórum, no Google, com o colega. Não sei de vocês, mas a maioria dos programadores que conheço aprende bastante com código alheio.

No início, aprendemos a usar. Depois, aprendemos a alterar e adaptar e por fim, aprendemos a gerar nosso próprio código. Mas, mesmo os mais experientes, ainda usam código alheio, nem que seja como base para fazer o seu. NUNCA (EU DISSE NUNCA COM CAIXA ALTA E FONTE 120 NEGRITO!) conheci um programador que lesse a teoria e saísse transformando aquilo em código sem sequer ver um exemplo.

Então, dar um código para o programador, por si só, não vai torná-lo preguiçoso. Se ele for preguiçoso, ele vai ser com ou sem isso. É como dizer que games geram assassinos…[/quote]
Entendo teu ponto de vista, porém, se ele encontrar o código em um livro, já saiu da zona de conforto. E, necessariamente, se ele for preguiçoso, não fará nem isso. Vai esperar chegar no trabalho ou na faculdade e pedir a um amigo. É o que sempre acontece.
Quanto a questão de ler a teoria e transformar em código, ao menos um exemplo ele precisa ver, fazendo curso ou lendo um livro.
Eu nunca fui fã de seguir tutoriais ipsis literis. Sempre pego e transformo. Se fala em ovos, faço com laranjas. Se sobre um carrinho de compras, faço um navio. A idéia é quebrar o paradigma.

Espero que não tenha sido eu… rs…

Ahn? Não trato de igual para igual? Se eu digo que o cara precisa estudar é por que ele tem capacidade, tanto quanto eu tive. Se eu digo que ele foi preguiçoso, é por que eu também tive preguiça um dia e quando fui procurar encontrei apenas partes ou não encontrei nada. Então precisei me virar. Sair do comodismo.
Creio que se a pessoa se ofende com isso é por que estamos permitindo que ela crie o hábito de ser sensível demais e/ou que ela merece ser mimada. Ambos são problemas.

.[/quote]

Concordo, acredito que se esta pratica se continuar aumentando o GUJ poderá se tornar um HelpDesk de java.

.[/quote]

Concordo, acredito que se esta pratica se continuar aumentando o GUJ poderá se tornar um HelpDesk de java.[/quote]
Então, se vocês pegarem tópicos de 2010, 2008 e alguns anteriores, verão que o padrão de resposta era bem diferente. As respostas eram secas “já leu a API?”, “O que você pesquisou?”. Sempre tem quem poste código pronto, mas a proporção atual é bem maior.

Ahn? Não trato de igual para igual? Se eu digo que o cara precisa estudar é por que ele tem capacidade, tanto quanto eu tive. Se eu digo que ele foi preguiçoso, é por que eu também tive preguiça um dia e quando fui procurar encontrei apenas partes ou não encontrei nada. Então precisei me virar. Sair do comodismo.
Creio que se a pessoa se ofende com isso é por que estamos permitindo que ela crie o hábito de ser sensível demais e/ou que ela merece ser mimada. Ambos são problemas.[/quote]

Machado, Bill Gates não contrataria você.

[quote=Bill Gates]"Eu sempre escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil… Porque ela encontrará uma forma fácil de fazê-lo. "
[/quote]

PS: drsmachado, isso foi piada… Sem graça, eu sei, mas meu cérebro doentiamente ocioso por causa da minha quarentena em casa (cirurgia) não resistiu. Se não puder rir comigo, ao menos ria de mim (e de minha idiotisse) :stuck_out_tongue: srsrsrsrsrrssr

.[/quote]

Concordo, acredito que se esta pratica se continuar aumentando o GUJ poderá se tornar um HelpDesk de java.[/quote]

Pergunta: isso seria ruim? Sim? Não? Porque?

é meio complicado, semana passada eu vi uma questão de um trabalho da minha faculdade que postaram o código completo.
Nem falei nada, pois cada um sabe da sua vida, mas o preguiçoso sempre dá um jeito, se não for aqui ele acha um amigo que faz pra ele, enfim quem sai perdendo é ele mesmo, tá pagando uma faculdade e não está aprendendo.

Creio que se a pessoa se ofende com isso é por que estamos permitindo que ela crie o hábito de ser sensível demais e/ou que ela merece ser mimada. Ambos são problemas.[/quote]

Machado, Bill Gates não contrataria você.

[quote=Bill Gates]"Eu sempre escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil… Porque ela encontrará uma forma fácil de fazê-lo. "
[/quote]

PS: drsmachado, isso foi piada… Sem graça, eu sei, mas meu cérebro doentiamente ocioso por causa da minha quarentena em casa (cirurgia) não resistiu. Se não puder rir comigo, ao menos ria de mim (e de minha idiotisse) :stuck_out_tongue: srsrsrsrsrrssr[/quote]
Cara, não esquenta. Eu tenho meu ponto de vistsa, minha forma ácida de comentar e tals, mas eu consigo entender. E, convenhamos, o que é mais fácil que deixar que alguém faça o trabalho pra outra pessoa?

Na minha opinião seria ruim sim o GUJ virar um HelpDesk, porque ao invés de fazer seus trabalhos bastaria posta - los aqui e pronto
apareceria magicamente a solução… Logo os novos programadores não seriam de fato programadores seriam
uma espécie de papagaio de imitação que se limitariam a fazer ctrl-c e ctrl-v.

Ou na pior das hipóteses as pessoas sempre fariam as coisas sem ter ideia do que estão fazendo.

De verdade se a ideia é compartilhar conhecimento eu não vejo como o conhecimento é compartilhado
ao dar pronto o código a alguém.
E a mesma coisa de meu filho pedir que eu lhe ensine a dirigir e eu coloque ele no carro e o leve onde ele
quer ir. O que ele aprendeu com isso? Absolutamente nada.

Desculpem me enrolei aqui saíram 2 posts seguidos

A parte ruim de tudo isso é acabar o debate. O bom é ter gente com opiniões e idéias diferentes. Isso colabora não somente com quem precisou da resposta, como quem a posta e as demais pessoas presentes participantes. Quando voce posta uma resposta sem uma explicação perde tudo isso.

Temos pessoas de diferentes perfis aqui.

Se tem gente que fica feliz dando código pronto e outros que ficam felizes em receber sem entender, qual o problema?

Cada um pode ter seu critério de escolha de como ajudar e a quem ajudar, então é só evitar os tópicos indesejáveis.

Particularmente, minha política para lidar com folgados, preguiçosos e trolls em geral é simplesmente ignorar.
Funciona melhor, acredito, do que ficar tentando mudar o comportamento de todo mundo.

[quote=AbelBueno]Temos pessoas de diferentes perfis aqui.

Se tem gente que fica feliz dando código pronto e outros que ficam felizes em receber sem entender, qual o problema?

Cada um pode ter seu critério de escolha de como ajudar e a quem ajudar, então é só evitar os tópicos indesejáveis.

Particularmente, minha política para lidar com folgados, preguiçosos e trolls em geral é simplesmente ignorar.
Funciona melhor, acredito, do que ficar tentando mudar o comportamento de todo mundo.
[/quote]
Eu concordo com você.

Mas a postura de algumas pessoas de entregar deliberadamente códigos prontos para os outros, me desagrada bastante.
Claro que existem casos e casos, porém ultimamente tenho visto as pessoas entregando métodos para (SOMAR) de bandeja,
isto não é ajuda,muito pelo contrário, é contribuir para a criação de “(folgados, preguiçosos e trolls em geral)”.

Abraços

e se fosse um fonte para dar o resultado de um escalonamento de uma matrix? Ai taria blz?

eu prefiro entregar um metodo ridículo destes de bandeja do que um para escalonamento, pois o usuário leigo pode ter ficado com uma dúvida sobre como realizar um método, retornar valor, fazer uma soma… Ele só precisa de um exemplo simples como uma função soma, que retrna valor, pra entender como a coisa funciona.
Se ele não for um deficiente mental, com o mínimo de conhecimento e sabendo pesquisar e interpretar os textos de matemática, ele será capaz de fazer um método de escalonamento sem ajuda de ninguem. Mas antes disso, ele precisa de exemplos simples.

um método de escalonamento envolvem outros “sub-recursos” onde a ordem e a lógica são muito mais importantes e exige que o conhecimento vá além de saber o que cada sinal e método nativo signifique e funcione.

vcs tão dando importancia de mais para esse tipo de preguiçoso. Eles estão tomando o emprego de vcs? ainda não entendi o pq da irritação sendo que é muito simples ignorar.

[quote=AbelBueno]Temos pessoas de diferentes perfis aqui.

[/quote]
Concordo com voce, eu por exemplo nao estou aqui para educar ninguem neste ponto, deixo pra vida de cada um e seus educadores, meu foco é mais no problema do tópico, escolhendo o que eu achar confortavel responder. E dou codigo pronto sim quando achar mais fácil e ver que a pessoa está de boa intencao. Eu também copio código em sites, stackoverflow, etc, as vezes até copio da minha propria resposta. Cada um escolhe e contribui do seu jeito, cada ser humano é diferente, outros pensam diferente do que eu falei, mas o importante é ter bom senso.

Galera, o problema não é o código pronto, vc entregar um método que o cara não conseguiu fazer, vc ajudar a criar um comportamento que para ele é estranho não é problema… O problema (que eu acho) é vc colocar um código todo, até os imports eu vi outro dia…

Acho que com isso vai acontecer das pessoas começarem a comentar que só entrar na guj que a galera responde, aí daqui a pouco tem 50 milhões de usuários… Desses 10 mil ajudam e postam o código pronto e 50 milhões só sugam, porque eles não sabem pesquisar e não vão ter com o que contribuir…

Sem contar que esse camarada vai pro mercado usando composição no lugar de herança… hauhauahauhauh… (Troll)

Sinto cheiro de mais um flamewar chegando por aí…

Minha opinião: Cada usuário é livre para postar ou não do jeito que quiser, desde que respeite as regras.
Se as regras tanto GUJ Antigo, quanto GUJ Novo não proíbem tentar ajudar com código completo então não adianta brigar pois vai ser igual “religião” cada um tem sua opinião.

Rs como não vou querer me envolver em outro figth nem vou prestar atenção no assunto.

“…A vida tá ruim pra você amigo? Pra mim não…”

“Aí abriu, valeu, fui…”

kkk você não entendeu? mas eu ri! kkk

[quote=diogogama]Galera, o problema não é o código pronto, vc entregar um método que o cara não conseguiu fazer, vc ajudar a criar um comportamento que para ele é estranho não é problema… O problema (que eu acho) é vc colocar um código todo, até os imports eu vi outro dia…

Acho que com isso vai acontecer das pessoas começarem a comentar que só entrar na guj que a galera responde, aí daqui a pouco tem 50 milhões de usuários… Desses 10 mil ajudam e postam o código pronto e 50 milhões só sugam, porque eles não sabem pesquisar e não vão ter com o que contribuir…

Sem contar que esse camarada vai pro mercado usando composição no lugar de herança… hauhauahauhauh… (Troll)[/quote]
Mas é o que tem acontecido. Uma meia dúzia responde e a grande maioria espera as coisas prontas. Você responde com um “estude, pesquise, leia a documentação” e o pessoal acha que isso é grosseria.
Não se trata de educar, trata-se de definir o fórum que se quer e o fórum é feito pelos membros que estão nele.
De que adianta ter um milhão de foristas se a maioria não faz nada? Não responde e apenas critica?
Levando pro lado didático, quando você aprendeu a tabuada, teve que repetir uma porrada de vezes ou alguém pegou uma calculadora e ficou fazendo as contas na tua frente?
Lógico que poucos aprendem “do nada”, como poucos músicos aprendem de ouvido. A maioria precisa estudar e muito.

[quote=JavaDreams]Sinto cheiro de mais um flamewar chegando por aí…

Minha opinião: Cada usuário é livre para postar ou não do jeito que quiser, desde que respeite as regras.
Se as regras tanto GUJ Antigo, quanto GUJ Novo não proíbem tentar ajudar com código completo então não adianta brigar pois vai ser igual “religião” cada um tem sua opinião.
[/quote]

Para isso existem convenções, acordos, complementações, chame do que quiser, mas quando se tem uma comunidade e ela acha que as leis poderiam exigir mais e ter melhores cidadãos, é isso que acontece…

Só porque a regra do fórum não fala sobre isso que não podemos acordar que pode ser feito ou não, mesmo que cada um tenha sua opinião podemos ter um movimento democrático em que todos poderiam respeitar a decisão e quem sabe a posteriori, quem sabe, ser institucionalizado pelas regras do fórum.

[quote=JavaDreams]
Rs como não vou querer me envolver em outro figth nem vou prestar atenção no assunto.

“…A vida tá ruim pra você amigo? Pra mim não…”

“Aí abriu, valeu, fui…”

kkk você não entendeu? mas eu ri! kkk[/quote]

C é meio doido, não???