[quote=josenaldo]Essa postura de “o cara tem que pesquisar por cota própria…” é boa, mas tem um outro lado… Eu, por exemplo, sou desses que pesquisa muito antes de perguntar. De tanto pesquisar, eu sequer me lembro qual foi a última vez que perguntei algo no GUJ. Acabei abandonando o GUJ. Não que o GUJ não seja útil. Mas quase sempre encontro minhas respostas em outras fontes primeiro.
Aí eu penso: mas isso aqui não é um fórum? A ideia não é justamente aproximar a comunidade? Não deveríamos compartilhar código, experiencia, dúvidas?
Compartilhar código não é ruim. Vamos ser sinceros: se não colocarmos códigos prontos aqui, o que o cara (principalmente o iniciante) vai fazer? ELE VAI ACHAR O CÓDIGO EM OUTRO LUGAR! Seja num livro, em outro fórum, no Google, com o colega. Não sei de vocês, mas a maioria dos programadores que conheço aprende bastante com código alheio.
No início, aprendemos a usar. Depois, aprendemos a alterar e adaptar e por fim, aprendemos a gerar nosso próprio código. Mas, mesmo os mais experientes, ainda usam código alheio, nem que seja como base para fazer o seu. NUNCA (EU DISSE NUNCA COM CAIXA ALTA E FONTE 120 NEGRITO!) conheci um programador que lesse a teoria e saísse transformando aquilo em código sem sequer ver um exemplo.
Então, dar um código para o programador, por si só, não vai torná-lo preguiçoso. Se ele for preguiçoso, ele vai ser com ou sem isso. É como dizer que games geram assassinos…[/quote]
Entendo teu ponto de vista, porém, se ele encontrar o código em um livro, já saiu da zona de conforto. E, necessariamente, se ele for preguiçoso, não fará nem isso. Vai esperar chegar no trabalho ou na faculdade e pedir a um amigo. É o que sempre acontece.
Quanto a questão de ler a teoria e transformar em código, ao menos um exemplo ele precisa ver, fazendo curso ou lendo um livro.
Eu nunca fui fã de seguir tutoriais ipsis literis. Sempre pego e transformo. Se fala em ovos, faço com laranjas. Se sobre um carrinho de compras, faço um navio. A idéia é quebrar o paradigma.
srsrsrsrsrrssr