Resultado desta expressão aritmética

Estou respondendo um exercício que me pede o resultado da seguinte expressão: 3 * 5 + ((-8) + 3) % 3 ^ 2
Estou com dúvida pois sou péssimo em matemática e estou confundido na parte dos parenteses: se eu calcular o parenteses da expressão((-8) + 3) o resultado seria (-5), só que ficaria assim a expressão: 3 * 5 + (-5) % 3 ^ 2, então como se calcula a parte em negrito já que tem um sinal positivo seguido de um negativo ?

A regra eh assim (pelo pouco que me lembro).

(o X é o vezes)

menos X menos = mais
mais  X mais  = mais
mais  X menos = menos
menos X mais  = menos

No seu caso, 5 + (-5), é como se tive um 1 vezes no meio, dessa forma: 5 + 1 * (-5), ou seja, +1 vezes -5-5 (pois + vezes - é -). Então a expressão 5 + (-5)0.

1 curtida

entendi como funciona, mas vc saberia me dizer o resultado final da expressão ? não consigo chegar a um resultado correto…

Rapaiz, eu joguei na calculadora aqui e o resultado foi uma dízima: 14,444444444.

1 curtida

Aproveitando esse post pra testar se eu tou conseguindo respeitar a ordem de procedência…

3 * 5 + ((-8) + 3) % 3 ^ 2
3 * 5 + (-5) % 3 ^ 2
3 * 5 - 5 % 9
3 * 5 - 5 (pelo que calculei aqui na divisão, o módulo de 5 por 9 é 5, mesmo)
15 - 5
10

Se meus cálculos estiverem errados, me apontem o erro…

2 curtidas

Bacana @MullenLeafar. Não sei pq, qdo calculei aqui, acabei trocando o % por divisão, por isso falei que tinha dado dízima.

2 curtidas

Como assim o resto da divisão de 5 por 9 é 5 ???

@matheusagmatos o resto da 5 pq a divisao de 5 por 9 da a dizima 0.5555… a cada calculo do divisor com o dividendo, o calculo do resto sera 50 - 45 = 5. Bom, pelo menos eh o que pensei.

2 curtidas

É como o Lucas_Camara disse, Matheus. Eu até gravei um vídeo ilustrando.

Desculpem pelo mau jeito. Folha dobrada/amassada é uma merda pra escrever. Mas é por isso que, pra descobrir manualmente o módulo (resto) de uma divisão eu não gosto de calculadora: elas só mostram o quociente, não o resto.

2 curtidas

Obrigado pela ajuda Lucas, agora pude compreender como funciona.

Obrigado pelo vídeo, precisava msm de um exemplo mais visual como esse, agora já entendo como funciona o Módulo(%) nesse caso.

1 curtida