[quote=elisagomes]Este tipo de reportagem não teria sentido se nosso conselho já estivesse implantado de uma forma eficaz.
Porque ninguém fala isso dos engenheiros? Dos advogados?
Sem nossa mão de obra, as empresas literalmente “param” ! Não somos acessórios; somos uma real necessidade.
Porque não encararmos este fato, e partirmos para a implantação do nosso conselho de tecnologia da informação?
A anos venho procurando algo neste sentido. e creio que o que foi obtido até agora não é o bastante para que possamos ser respeitados como devemos ser.
Tenho um currículo bem qualificado, duas formações superiores e nunca parei de estudar. Aos 36 anos, vejo que nossa classe ainda têm de purgar muito, pois existe uma falta consciência de que profissionais de ti são todos iguais, e que qualquer um que faz um cursinho de desenvolvimento e não têm nenhum apego às práticas de qualidade, pode ser considerado como o ideal. Não é interesse da empresa abrir nossos olhos, nem a concorrência. Quando há uma representação forte da classe, dificilmente este tipo de reportagem sairia em uma revista. Conhece a mamãe CUT???
CONSELHO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, PARA PROFISSIONAI DE TI, JÁ!!![/quote]
Entendi seu ponto de vista, e imagino que os sindicatos de desenvolvedores, esforços isolados, cobram na folha do funcionario, etc, e não vejo moverem uma palha sequer, ta lá, o cara ralando 10h-12h por dia, desenvolvendo sistemas complexos e que agregam valor a empresa (sistemas de 200 mil para cima), e tirando no final do mes R$ 1.400,00 - R$ 1.600,00, CLT…
Existe a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que não serve para nada… (fui radical agora, me perdoe se ofendi alguem), mas não entendo esse comportamento:
[quote][b]A comunidade científica da computação brasileira vem discutindo a questão da regulamentação da profissão de Informática desde antes da criação da SBC em 1978.
Fruto dos debates ocorridos ao longo dos anos, nos diversos encontros de sua comunidade científica, em relação às vantagens e desvantagens de uma regulamentação da profissão de informática, a SBC consolidou sua posição institucional em relação a esta questão pela formulação dos seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:
-
Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
-
Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima.
-
A área deve ser Auto-Regulada.
Os argumentos levantado junto à comunidade da SBC e que nortearam a formulação dos princípios acima estão detalhados na Justificação que acompanha o PL 1561/2003, o qual é integralmente apoiado pela Sociedade de Computação. [/b]
Fonte: http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=107[/quote]
Tem mais de 30 anos que a comunidade cientifica de computação esta tentando regulamentar, porem os caras da SBC, não querem, preferem que “A área deve ser Auto-Regulada.” é até engraçado se não fosse tragico… Area auto-regulada? Isso não funciona…
Fui procurar as ultimas noticias sobre esforço e entrei essa, foi a ultima, olha para o que os caras reunem, a ultima noticia sobre regulamentação:
Reunem para mudar o nome, por que o outra nome não deveria “contemplar todas as ações dessa diretoria”… eitcha meu Brasil!!!