Revista EXAME 846 define programadores como "operários da programação"

[quote=elisagomes]Boa noite a todos os colegas,

Porque não paramos de brigar entre nós, e encontramos o e-mail do responsável pela matéria e o e-mail da redação.
Assim podemos redigir e-mails sobre a matéria, atacando a raiz do problema, e manifestando nosso descontentamento.
Façam uma coleta de dados do jornalista responsável, editor e etc. e os abordem.
ABORDEM A ELES; procurem uma forma de publicar um artigo nosso em um meio de comunicação.
Por não ter nenhum orgão que nos represente eficazmente, é que essas coisas acontecem.
Se fosse algum advogado ou engenheiro, ou a classe, sendo mal falada por um jornalista, já haveria retalhação.
Entendem aonde quero chegar?
Meu abraço.[/quote]

Muito bem colocado!

Uma solução:
Especializar tecnicamente, aprender ingles fluente, aprender comercio exterior, e abrir empresa e FAZER DIFERENTE DO QUE ELES FAZEM, ai depois começa a prestar serviço para fora, essa é uma das minhas metas! Não adianta ganhar 2-4 mil, e ser responsavel por desenvolver 90% de um projeto de 200 mil até 2 milhões… Mais Valia de Karl Marx! Neh… Senão alem de prostituir uma area que já esta bem prostituida, vamos ser transformados em burros de carga!

como ressucitaram o tópico:

Mudei de opinião. A exame tem razão. Os programadores são tratados dessa forma mesmo. São treinados em uma tecnologia e se tornam autômatos que digitam código e não entendem de mais nada.

Solução:

Faça uma faculdade, e não se permita a ser tratado dessa maneira. Melhor ainda se regularizassem a área de TI.

O cara que escreveu isso não conhece a realidade da vida de um programador, não sabe o quanto que tem estudar, e estudar, e estudar...para sempre...,Concordo que não é uma profissão glamurosa(mas é melhor do que a maioria dos empregos que se tem aqui no Brasil quando se pensa em salário, talvez quem esteja no ramo ache 2, 3 mil Reais um salário baixo, porém acima da realidade brasileira), mas "programar" é o ponta-pé inicial, para cargos "Elegantes e de Importância", como de gerentes.

"Eu tenho um professor que citou a seguite frase: "Programadores são os peões dos Analistas". 
    Mas no decorrer da Faculdade, estou vendo que são poucos os que chegam a ser esses "peões" a maioria nem na área de TI vai atuar.

[quote=juliocbq]como ressucitaram o tópico:

Mudei de opinião. A exame tem razão. Os programadores são tratados dessa forma mesmo. São treinados em uma tecnologia e se tornam autômatos que digitam código e não entendem de mais nada.

Solução:

Faça uma faculdade, e não se permita a ser tratado dessa maneira. Melhor ainda se regularizassem a área de TI.[/quote]

Faculdade não adianta muita coisa não… To desencantado demais com essa area, to na area desde 1996, vejo tres caminhos para a galera que está de saco cheio dessa realidade, uma é abrir uma micro-empresa, (para os funcionarios PJ, meio caminho andado já), e começa a fazer tudo aquilo que a maioria das empresas não fazem, logo vão ter um diferencial competitivo de mercado bom… ir para a area academica, que acredito que tenha mais satisfação e realização profissional que na empresa privada, ir para a area academica mesmo, ou então mudar de area… so que a essencia de todas é a mesma, é o sistema capitalista, faturar rapido, ter custo de mão de obra barato, alta lucratividade…

Ilusão!

triste isso!

[quote=Deiverson]
Faculdade não adianta muita coisa não… [/quote]

Voce tem faculdade?

[quote=andre_mbm][quote=Deiverson]
Faculdade não adianta muita coisa não… [/quote]

Voce tem faculdade?[/quote]

sou pos-graduado em engenharia de software a 2 anos já…

no flames

O que seria então a frase: “nao adianta muito nao”?

O sr. não usa nada que aprendeu na faculdade? Nem implicitamente? Tem coisas que acontecem no ambiente acadêmico, que você não percebe muito, mas faz muita diferença em sua vida. Eu tenho essa perspectiva pra mim. Mesmo que eu não use 100% do que me é passado, eu uso as metodologias de aprendizado, a organização, a vontade de pesquisar que eu adquiri na faculdade.

Acho que quando voce aprende tudo NA RAÇA, na FORÇA BRUTA, pode até conseguir evoluir bem, mas acaba faltando alguma coisa.

Me expressei toscamente, mas basicamente é isso… Espero que o sr. entenda. ehehehe

[quote=andre_mbm]O que seria então a frase: “nao adianta muito nao”?

O sr. não usa nada que aprendeu na faculdade? Nem implicitamente? Tem coisas que acontecem no ambiente acadêmico, que você não percebe muito, mas faz muita diferença em sua vida. Eu tenho essa perspectiva pra mim. Mesmo que eu não use 100% do que me é passado, eu uso as metodologias de aprendizado, a organização, a vontade de pesquisar que eu adquiri na faculdade.

Acho que quando voce aprende tudo NA RAÇA, na FORÇA BRUTA, pode até conseguir evoluir bem, mas acaba faltando alguma coisa.

Me expressei toscamente, mas basicamente é isso… Espero que o sr. entenda. ehehehe[/quote]

blz brother, concordo, entendo e respeito seu ponto de vista!

[quote=andre_mbm]O que seria então a frase: “nao adianta muito nao”?

Me expressei toscamente, mas basicamente é isso… Espero que o sr. entenda. ehehehe[/quote]

Não se aprende “vontade de pesquisar” na faculdade, tampouco “metodologias de aprendizado”. Ou você sempre teve ou nunca teve. Universidades são apenas receitas de bolo onde se faz 1, 2 e 3 e se paga o diploma fácil.

Que é “metodologias de aprendizado”? Aprender a ler um livro ou procurar literatura adequada para o que pretende fazer? Qualquer criança sabe isso.

Se você quer ser respeitado como projetista, cientista ou engenheiro de software, tem que seguir carreira acadêmica. Não há outra solução. O mercado de TI é mercado corporativo. É natureza de administradores tratarem funcionários como peões.

Quando li a matéria da exame, achei um absurdo, mas depois pude perceber que é realidade. Infelizmente a resvista tem razão.

[quote=juliocbq]Se você quer ser respeitado como projetista, cientista ou engenheiro de software, tem que seguir carreira acadêmica. Não há outra solução. O mercado de TI é mercado corporativo. É natureza de administradores tratarem funcionários como peões.

Quando li a matéria da exame, achei um absurdo, mas depois pude perceber que é realidade. Infelizmente a resvista tem razão.[/quote]

Infelizmente a realidade é esta mesmo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Wr-pfhPr_xU[/youtube]

o video é pura realidade mesmo, nua e crua mesmo

@Deiverson
Antes era muito mais fácil para as universidades serem o top de tecnologia, já que as redes de trocas de informação eram muito fortes entre as universidades. E outra coisa: a área de IT cresceu muito, mas muito mesmo. Eu vejo como impossível uma faculdade, que não seja custeada por uma grande instituição(normalmente o governo), ter capacidade financeira para abrangir toda a área de IT.

[quote=clone_zealot]@Deiverson
Antes era muito mais fácil para as universidades serem o top de tecnologia, já que as redes de trocas de informação eram muito fortes entre as universidades. E outra coisa: a área de IT cresceu muito, mas muito mesmo. Eu vejo como impossível uma faculdade, que não seja custeada por uma grande instituição(normalmente o governo), ter capacidade financeira para abrangir toda a área de IT.[/quote]

Sim, até por que as bolsas de mestrado e doutorado tem valor baixo demais, o CNPQ, não paga bem para pesquisadores que desenvolvem projetos de inovação tecnologica, infelizmente, mas eu digo algumas reformuladas, por exemplo, curso de bacharel em ciencia da computação, 4 anos, a pessoa vê materias que raramente aplicam no mercado, essas materias deveriam ser exterminadas, ou deveria ter um curso “ciencias da computação cientifica” e “ciencias da computação mercadologica”, hehe:

• Álgebra Linear
  • Análise Matemática
  • Compiladores (putz)
  • Estatística e Probabilidade
  • Geometria Analítica
  • Linguagem de Programação Estruturada
  • Matemática Discreta
  • Teoria dos Grafos
  • Etc…

A chance do mercado te exigir isso é 0,0001%… grandes partes dos projetos não exigem nada disso… Sei la, se você for desenvolver um software que vai operar em uma cabine de avião, progarmar um satelite, mesmo assim até sistemas criticos como aquela sonda enviada para Marte, Spirit, usou Java orientado a objetos…

As empresas querem produtividade, que você aprenda a mexer em framework´s que alem de facilitar a nossa vida, como desenvolvedor, eles conseguem entregar rapido o projeto e faturar logo…

[quote=Deiverson][quote=clone_zealot]@Deiverson
Antes era muito mais fácil para as universidades serem o top de tecnologia, já que as redes de trocas de informação eram muito fortes entre as universidades. E outra coisa: a área de IT cresceu muito, mas muito mesmo. Eu vejo como impossível uma faculdade, que não seja custeada por uma grande instituição(normalmente o governo), ter capacidade financeira para abrangir toda a área de IT.[/quote]

Sim, até por que as bolsas de mestrado e doutorado tem valor baixo demais, o CNPQ, não paga bem para pesquisadores que desenvolvem projetos de inovação tecnologica, infelizmente, mas eu digo algumas reformuladas, por exemplo, curso de bacharel em ciencia da computação, 4 anos, a pessoa vê materias que raramente aplicam no mercado, essas materias deveriam ser exterminadas, ou deveria ter um curso “ciencias da computação cientifica” e “ciencias da computação mercadologica”, hehe:

• Álgebra Linear
  • Análise Matemática
  • Compiladores (putz)
  • Geometria Analítica
  • Matemática Discreta
  • Teoria dos Grafos
  • Etc…

A chance do mercado te exigir isso é 0,0001%… grandes partes dos projetos não exigem nada disso… Sei la, se você for desenvolver um software que vai operar em uma cabine de avião, progarmar um satelite, mesmo assim até sistemas criticos como aquela sonda enviada para Marte, Spirit, usou Java orientado a objetos…

As empresas querem produtividade, que você aprenda a mexer em framework´s que alem de facilitar a nossa vida, como desenvolvedor, eles conseguem entregar rapido o projeto e faturar logo…[/quote]

Todas as materias que você citou são muito importantes, inclusive compiladores… se o profissional quer uma faculdade mais “mercadologica” como voce citou, faça “Sistemas de Informação”.

[quote=Deiverson][quote=clone_zealot]@Deiverson

• Álgebra Linear
  • Análise Matemática
  • Compiladores (putz)
  • Geometria Analítica
  • Matemática Discreta
  • Teoria dos Grafos
  • Etc…

As empresas querem produtividade, que você aprenda a mexer em framework´s que alem de facilitar a nossa vida, como desenvolvedor, eles conseguem entregar rapido o projeto e faturar logo…[/quote]

Isto e a pura realidade… quando entrei no curso de CC não conhecia a realidade do mercado… pensava em ser um grande engenheiro de software ou cientista porem o mercado jamais te reconhecera como um… e para seguir a area academica vc tem que ter mestrado, doutorado e ainda dar aula… e vc só tem 2 opções ou vira “peao” e é comparado a um carinha que fez um curso técnico ou segue a area academica… pois infelizmente a dura realidade do mercado de TI é que para ele um cientista ou um engenheiro de software é a mesma coisa que um técnologo peão… para os engravatados todos nós somos peões… não importa se temos mestrado e doutorado para os engravatados do mercado todo mundo e peão, tem que ganhar como peão e fim de papo… uma parte desta culpa é a falta de regulamentação da area de TI… se na area da engenharia civil não existisse o CREA por exemplo os engenheiros seriam tratados como pedreiros pelos engravatados e ganhariam como pedreiros…

Se você continuar em empresinhas meia-boca, isso vai realmente acontecer. Vá para grandes empresas. Obviamente, você não vai entrar em uma ganhando seus 6k por mês, vai começar por baixo. Mas lá, existe chance de progressão.

Não acho que criar regulamentações e conselhos melhore esse quadro. Aliás, só piora. No lugar de você poder ter um emprego meia-boca, você passa a não ter emprego nenhum. Ou começa a vender assinatura, para outra pessoa que não possa assinar ganhe tão mal quanto você.

Sou a favor sim, de uma certificação oficial, um exame. Mas não de regulamentações e protecionismos de mercado. Isso aí é querer escorar sua incompetência em força política.

[quote=elisagomes]Este tipo de reportagem não teria sentido se nosso conselho já estivesse implantado de uma forma eficaz.
Porque ninguém fala isso dos engenheiros? Dos advogados?

Sem nossa mão de obra, as empresas literalmente “param” ! Não somos acessórios; somos uma real necessidade.

Porque não encararmos este fato, e partirmos para a implantação do nosso conselho de tecnologia da informação?

A anos venho procurando algo neste sentido. e creio que o que foi obtido até agora não é o bastante para que possamos ser respeitados como devemos ser.
Tenho um currículo bem qualificado, duas formações superiores e nunca parei de estudar. Aos 36 anos, vejo que nossa classe ainda têm de purgar muito, pois existe uma falta consciência de que profissionais de ti são todos iguais, e que qualquer um que faz um cursinho de desenvolvimento e não têm nenhum apego às práticas de qualidade, pode ser considerado como o ideal. Não é interesse da empresa abrir nossos olhos, nem a concorrência. Quando há uma representação forte da classe, dificilmente este tipo de reportagem sairia em uma revista. Conhece a mamãe CUT???

CONSELHO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, PARA PROFISSIONAI DE TI, JÁ!!![/quote]

Não entedi pq vc postou essa mensagem e ressuscitou esse tópico. O tópico era de 2007, e já tem caráter polêmico por si só. Você ainda inseriu um certo teor político na resposta, o que é desencorajado aqui no GUJ.

[quote=Hellmanss]

Todas as materias que você citou são muito importantes, inclusive compiladores… se o profissional quer uma faculdade mais “mercadologica” como voce citou, faça “Sistemas de Informação”.[/quote]

Sim, por isso eu fiz um “Tecnologo em Gestão de Software Livre”, 2 anos e meio e bem voltada para tecnologias que está em crescimento no mercado… mas mesmo assim ainda deixa a desejar…