[quote=Kenobi][quote=luidhi][quote=Kenobi]Agora os presidentes concordarem e quererm diminuir o salário é que me preocupa.
Eles estão reduzindo sim paulatinamente, quem infelizmente tiver que se recolocar hoje, vai sentir que estão querendo pagar cada vez menos. Entretanto, na ponta, duvido que estão repassando ao cliente final.
Isso é interessante para eles, donos das “fábricas”… e nós a peãozada, daqui a pouco vamos estar unidos em uma CUT da vida, negociando salário da categoria.
Percebo que isso acontece muito em mercado onde é visada a modalidade OffShore. Eles querem sucatear mesmo, aliás recomendo o livro - My Job Went to India , que daqui a pouco vai estar My Job Went to India and Brazil .
É o que querem que o Brasil se transforme, na próxima Índia.
[/quote]
Não fica preocupado, to a 10 anos nessa bomba de mercado é sempre assim, os contratos grandes com fábricas de softwares já estão começando a explodir tudo…
Questão de tempo…
Pagar menos? Ora, já falta profissional, será que eles vivem no mundo de alice?
[]'s [/quote]
Luidhi , estou na área a 13 anos praticamente e sinceramente fico preocupado com a posição das grandes empresas do Brasil. O país tem uma cultura colonizada, onde baba ovo para metodologias e processos que nem sabem o que agregam direito.
É só dar uma volta na Apinfo, vai ver CMMI , PMI, RUP como se as empresas tivessem maturidade suficiente para adotar tais práticas.
Fazendo uma alusão à cena de música eletrônica, em 1999 estávamos preocupados com o crescimento do movimento psytrance, raves e alguns falaram que era febre, que logo logo ía passar.
Hoje se você for ao baladaplanet.com.br - vai ver umas 10 raves por final de semana , isso naquela época era uma a cada dois meses.
O que aconteceu ? A febre virou epidemia.
Alguém aqui já viu Arquiteto Jr ? Os caras começaram a inventar cargos para reduzir salário.
Gestor de RH serve pra isso, colocar etiqueta, rotular e tentar otimizar o processo.
Vou ser até mais claro, diversas consultorias me ligaram querendo pagar para Arquiteto abaixo de 50 reais hora, algumas até 43 reais.
Absurdo …Queria saber quanto uma Accenture vende um Arquiteto Sênior - já que eles rotulam …
O foda é que tem um monte de gente que ainda não tem toda a experiência, depois fica perguntando em fóruns da vida como faz as coisas e aceita essa porra !! Só fode o mercado ! :evil: [/quote]
Kenobi, entendo sua preocupação, acho que até tem sentido, mas entenda o seguinte: Concorda comigo que software é artesanal? Que é uma coisa feita com pensamento, criatividade? Vocês já viram fórum de linha de montagem alguem perguntando “Como eu faço para montar a pá na batedeira”, não não existe.
Muita gente já está abandonando o conceito de fábrica.
Ou seja, as empresas tentam implantar processos de taylor e ford no mercado, mas isso não funciona…
Eu sugiro a leitura do getting real, da 37signals:
http://gettingreal.37signals.com/GR_por.php
Preocupante é… mas sustentável o modelo de fs? Não sei não… só o tempo dirá.
P.S.: Lá pelos idos de 99 e 2000, trabalhei muito em empresas alocadas tentando salvar projetos desenvolvidos por softwarehouses (para mim, um modelo parecido com as fabricas de software atual). Esse processo já está recomeçando, tem amigos meus sendo chamados de volta para trabalhar em processos fracassados.