Eu ví várias pessoas dizendo que o modelo de fábrica de software não funciona, então vou dar a minha contribuição, já que eu jah vivenciei na prática esse modelo.
Eu já trabalhei(me livrei, graças a Deus) na fábrica de software de uma conceituada empresa de 3 letrinhas (como o shoes chama) com CMMi5 .
A fábrica tinha 3 frentes:
-Cobol
-ABAP
-NET (Java e .NET)
Posso garantir pra vcs que pra ABAP e Cobol o modelo de fábrica de software funciona que é uma beleza, perfeito. Todas as práticas de CMMi eram seguidas e bem executadas, os projetos eram entregues no prazo, funcionários trabalhavam apenas 8 horas por dia e etc…
Jah pra area de NET era uma tristeza. Realmente o modelo de fábrica não funcionava. Projetos sempre atrasados, funcionários fazendo hora extra adoidado, stress. O CMMi então, quando tinha avaliação a empresa escondia os projetos de NET, senão o CMMi era caçado!
Na época que eu sai esse era o grande desafio dos gerentes. Entender e resolver o pq do módelo de fábrica só não funcionar pra area de NET…
E que me desculpem os programadores Cobol e ABAP, eu sei que tem muita gente boa, isso não é pra vcs. Mas a maioria que eu vi na empresa que trabalhava era uma lastima, realmente não sabiam nem o que estavam fazendo…e de boa…1000 reais era até demais pra eles…e mesmo a equipe tendo de 90 a 95% de programadores estag e jr ruins, os projetos saiam bem, pois o modelo de fábrica contornava isso.
Pra Java que não. Se a equipe tivesse muitos programadores ruins ou jrs, o projeto afundava.
Então, tem esses dois lados das fábricas de software. Olhando como programador Java, realmente o modelo é ineficaz. Mas pra Cobol e Abap é muito eficaz.
O por que disso?
Bom, eu tenho uma idéia, mas vou guardar pra mim pois é polêmica. E eu to fugindo de polêmica, principalmente aqui no guj, que por qlq coisa o pessoal jah sai detonando… :lol: