Revista EXAME 846 define programadores como "operários da programação"

Sério mesmo galera, entendo o protesto e revolta de todos, afinal sou programador e da área como vocês.

Agora vocês acham mesmo que o jornalista está totalmente equivocado ? Pode até ser que algumas empresas fazem realmente “Design de software” - como a Thoughtworks, aliás o CV pode até falar melhor sobre isso.

Mas sinceramente, empresas que ele citou, 3 letrinhas (shoes) …ele está completamente certo e se a galera não abrir os olhos, vai acabar virando robozinho em fábrica sim.

Só uma última dúvida, todos que foram contra a reportagem, já trabalharam em esquema de fábrica, por empresas de grande porte como IBM, Accenture e etc ?

seria bom mandar o link dessa discussao no GUJ para o redator da revista.

[]s

[quote=Kenobi]Sério mesmo galera, entendo o protesto e revolta de todos, afinal sou programador e da área como vocês.

Agora vocês acham mesmo que o jornalista está totalmente equivocado ? Pode até ser que algumas empresas fazem realmente “Design de software” - como a Thoughtworks, aliás o CV pode até falar melhor sobre isso.

Mas sinceramente, empresas que ele citou, 3 letrinhas (shoes) …ele está completamente certo e se a galera não abrir os olhos, vai acabar virando robozinho em fábrica sim.

Só uma última dúvida, todos que foram contra a reportagem, já trabalharam em esquema de fábrica, por empresas de grande porte como IBM, Accenture e etc ?
[/quote]
Eu sei como funcionam fábricas de software, os caras pegam uns carinhas que não manjam nada(as vezes até manjam bem) e dão um curso intensivo. Depois disso colocam p/ trabalhar com um pleno ajudando toda essa galera que ganha merreca…e muito continuam ganhando merreca por muuuuuuuito tempo, outros saem p/ ganhar mais. Esses que ficam é que forçam o valor do profissional p/ baixo infelizmente.

Empresas grandes não pagam bem o profissional, já fui chamado pela Accenture, Bearing Point e IBM. Todas me fizeram uma proposta muito fraca, quando mandei a minha não aceitaram. Bom, eu sei o meu valor e sei que trabalhar numa grande empresa não é tão bom quanto outra empresa de médio porte onde vc ganha mais e tem um relacionamento muito mais estreitos com seu empregador.

Enfim, essa de vc vai ganhar X-2 mas vai trabalhar em uma grande empresa, é papo p/ boi dormir. Pode até ser bom vc iniciar como trainee numa Accenture da vida…mas somente para iniciar…ficar o resto da vida é besteira, a não ser que vc seja um cara q não se importe em ser explorado.

Trabalho em uma empresa de 3 letrinhas(que inclusive o Shoes ja trabalhou) mas não no esquema de fábrica. Não tenho do que reclamar referente ao salário que me pagam.

Muita gente aqui reclama que ganha pouco, mas quantas dessas pessoas tiram a bunda do lugar e vão estudar, se atualizar, pra ter um bom currículo que prove que a mesma mereça ganhar um bom salário? Quer ganhar bem? ESTUDE MUITO! Com certeza, não vai ser lendo um tutorial de struts, spring, hibernate, coloque aqui seu framework predileto, ou enfeitando o curriculo com siglas bonitinhas que esse cenário do mercado vai mudar. Que tal descolar a bunda gorda do sofá e correr atrás do prejuízo, ao invés de reclamar da vida e do cara que escreveu a matéria?

Acho que nao tenho muito a acrescentar, alem disso:

X Leandro_Capuano

O guri Luis tirou a sua palavra da minha palavra, o segredo do sucesso de alem da programacao, eh saber ligar com regra de negocio dos clientes + idioma (ingles e se possivel espanol). Vamos estudar galera!

A questão acho que não é a revolta, é o fato de um jornalista desmerecer algo que muitos se esforçam às vezes surrealmente para um dia alcançar…

Ele realmente está certo no que diz sobre estás empresas, mas não pode generalizar, que é o que ele fez dizendo que a área não é nada do que se pensa…

[quote=RaulCarlin][quote=Kenobi]
Sério mesmo galera, entendo o protesto e revolta de todos, afinal sou programador e da área como vocês.

Agora vocês acham mesmo que o jornalista está totalmente equivocado ?
[/quote]

A questão acho que não é a revolta, é o fato de um jornalista desmerecer algo que muitos se esforçam às vezes surrealmente para um dia alcançar…

Ele realmente está certo no que diz sobre estás empresas, mas não pode generalizar, que é o que ele fez dizendo que a área não é nada do que se pensa…

[/quote]

Então ele está parcialmente certo, ou certo se analisar que ele estava mencionando fábrica de software.

Talvez antes de crucificá-lo, por tal matéria que na minha opinião foi até certo ponto coerente, seria mostrar quem Design de software nem sempre é por Fábrica de Software e que esse modelo apresenta vários problemas.

Uma outra matéria com essa abordagem, traria um pouco mais de esclarecimento, principalmente para o público-alvo deles, que não entende porra nenhuma do nosso meio.

olha, ele falou a verdade em muitos pontos, e o jornalista não tem culpa nenhuma, quem falou o que esta escrito foram os entrevistados …

e o que esta escrito na matéria realmente acontece …

não adianta xingar o jornalista …
temos que fazer alguma coisa é para mudar a mentalidade dos gerentes e donos de empresa deste tipo, e provar para eles que eles podem ganhar mais dinheiro agindo de outra forma, caso contrário isto vai continuar assim …

(ou vocês acham que alguem abre uma empresa para fazer caridade?)

[quote=urubatan]olha, ele falou a verdade em muitos pontos, e o jornalista não tem culpa nenhuma, quem falou o que esta escrito foram os entrevistados …

temos que fazer alguma coisa é para mudar a mentalidade dos gerentes e donos de empresa deste tipo, e provar para eles que eles podem ganhar mais dinheiro agindo de outra forma, caso contrário isto vai continuar assim …

(ou vocês acham que alguem abre uma empresa para fazer caridade?)[/quote]

Sim e pior, se o modelo funcionasse aí estaríamos fritos mesmo.

Talvez em alguns casos até funcione, e como você disse, a maior parte dos empresários visa lucro em cima de lucro.

[quote=urubatan]olha, ele falou a verdade em muitos pontos, e o jornalista não tem culpa nenhuma, quem falou o que esta escrito foram os entrevistados …

(ou vocês acham que alguem abre uma empresa para fazer caridade?)[/quote]

No final das contas é isso mesmo

Acredito que isso tudo não passou de um “repasse” de informações (ou vocês acham que ele vai fazer entrevista em consultorias menores mas que pagam decentemente?) de grandes empresas. Que muitas empresas grandes pensam assim a gente tá cansado de saber e o resultado está aí (e com uma revista como a Exame, muita gente vai apoiar a causa). O que resta mesmo é o pessoal se unir e botar ordem, não deixar o mercado e as grandes empresas se acomodarem, quem faz o mercado é a gente.

[quote=luiz_ross]
Muita gente aqui reclama que ganha pouco, mas quantas dessas pessoas tiram a bunda do lugar e vão estudar, se atualizar, pra ter um bom currículo que prove que a mesma mereça ganhar um bom salário? Quer ganhar bem? ESTUDE MUITO![/quote]

O que você disse está mais do que correto, mas a briga principal não é essa, é que tem gente que ESTUDA PRA CARALHO, SABE PRA CARAMBA, tem uma puta experiencia e daí quando empresas de três letrinhas vai pagar o que o cara vale, vai dizer que é muito, que na empresa tem profissionais “melhores que ganham menos (papo de RH)” e assim por diante, que é mais ou menos como citaram anteriormente do curso intesivo para mega júniors + programador pleno

Jornalista não tem que “repassar informação”, jornalista tem que fazer tanto analise da informação quanto buscar outras fontes.
Mas ai é que está o problema do jornalista. O minimo que se espera de um jornalista é um pouco mais de busca nas informações. Apurar só um lado da noticia ou é amadorismo do jornalista ou mau caratismo para não dizer outra coisa.
Porque ai não é noticia é propaganda, vender propagando como se fosse notíca é no minimo anti-etico.

Veremos os pontos.

• As empresas pagam mal, isso é fato. Estou tirando de base a realidade da cidade onde moro, Salvador, onde os salários aqui malmente ultrapassam os 2k, e raramente passa de 4k, a média aqui é 1.5k, e muitas fábricas pegam novatos para pagar 700-900 reais.

• A maioria da área não se atualiza, não tem iniciativa de estudar novos recursos, não há estímulo para a maioria de criar projetos paralelos, etc, portanto cria uma gama de profissionais sem tanta qualificação, uma pequena parte de bons profissionais e outra parte, menor ainda de excelentes profissionais.

De qualquer forma isso é tido sempre como verdade: “O profissional acha que sempre ganha pouco e trabalha demais, o empresário acha sempre que paga muito e cobra de menos.”

Isso é a realidade do Brasil (os salários baixos). Já vi muita gente dizer que quer formar uma equipe para um projeto de software que vai ser muito usado, mas quase nunca vai para frente. Isso com desenvolvedores amadores. Com profissionais, geralmente são obrigados a vender suas horas a um preço muito baixo, para um projeto que talvez não seja no nível do seu salário. Sem sucesso de programadores, como que se incentiva gente a começar na área? Se você tem um filho, e diz para ele: “Você vai ser jogador de futebol”. Ele pergunta “Para quê?”, e você pode responder tranquilamente, que ele vai gostar: “Para ser igual o Ronaldinho!”. Agora, como é que se incentiva um jovem hoje a começar a programar? Primeiro que o futuro não é garantido, segundo que os salários são baixos, e terceiro que não é conhecido na sociedade um modelo que represente programação. Essa é a minha opinião.

Vejam esse exemplo:

Isso aí funciona sim. Como é que o incentivo ganha de um método fácil desses? E o pior que o resultado ainda é mais rápido que o esperado. Quem começa a programar hoje e é jovem QUASE sempre tem o desejo de terminar em C++, para fazer jogos. Mas a ilusão ocorre aí, já que C/C++ são linguagens mais complexas e o estudante acaba desistindo.

Bom, acho que você não leu a reportagem… segundo os dados deles a maior parte dos programadores de fábricas de software são jovens das classes C, D e E que vêem na programação uma forma de ascensão social, e que o salário baixo ainda é superior à média brasileira.

Eu eu acho que já vi mais gente dizendo que queria ser programador para ganhar $ do que pra fazer jogos.

[quote=eric_jf]Jornalista não tem que “repassar informação”, jornalista tem que fazer tanto analise da informação quanto buscar outras fontes.
Mas ai é que está o problema do jornalista. O minimo que se espera de um jornalista é um pouco mais de busca nas informações. Apurar só um lado da noticia ou é amadorismo do jornalista ou mau caratismo para não dizer outra coisa.
Porque ai não é noticia é propaganda, vender propagando como se fosse notíca é no minimo anti-etico.[/quote]

Opa, calma aí doutor.

Notícia é sim repasse de informações, jornalistas não devem tomar posição nem converncer o leitor de nada em uma notícia, existem outros gêneros de texto com esse intuito. O objetivo de uma notícia é apenas levar a informação pra o leitor, para que ele mesmo possa formar a sua opinião.

Eu ví várias pessoas dizendo que o modelo de fábrica de software não funciona, então vou dar a minha contribuição, já que eu jah vivenciei na prática esse modelo.

Eu já trabalhei(me livrei, graças a Deus) na fábrica de software de uma conceituada empresa de 3 letrinhas (como o shoes chama) com CMMi5 .

A fábrica tinha 3 frentes:
-Cobol
-ABAP
-NET (Java e .NET)

Posso garantir pra vcs que pra ABAP e Cobol o modelo de fábrica de software funciona que é uma beleza, perfeito. Todas as práticas de CMMi eram seguidas e bem executadas, os projetos eram entregues no prazo, funcionários trabalhavam apenas 8 horas por dia e etc…

Jah pra area de NET era uma tristeza. Realmente o modelo de fábrica não funcionava. Projetos sempre atrasados, funcionários fazendo hora extra adoidado, stress. O CMMi então, quando tinha avaliação a empresa escondia os projetos de NET, senão o CMMi era caçado!

Na época que eu sai esse era o grande desafio dos gerentes. Entender e resolver o pq do módelo de fábrica só não funcionar pra area de NET…

E que me desculpem os programadores Cobol e ABAP, eu sei que tem muita gente boa, isso não é pra vcs. Mas a maioria que eu vi na empresa que trabalhava era uma lastima, realmente não sabiam nem o que estavam fazendo…e de boa…1000 reais era até demais pra eles…e mesmo a equipe tendo de 90 a 95% de programadores estag e jr ruins, os projetos saiam bem, pois o modelo de fábrica contornava isso.

Pra Java que não. Se a equipe tivesse muitos programadores ruins ou jrs, o projeto afundava.

Então, tem esses dois lados das fábricas de software. Olhando como programador Java, realmente o modelo é ineficaz. Mas pra Cobol e Abap é muito eficaz.

O por que disso?

Bom, eu tenho uma idéia, mas vou guardar pra mim pois é polêmica. E eu to fugindo de polêmica, principalmente aqui no guj, que por qlq coisa o pessoal jah sai detonando… :lol:

lavh,

Na minha opinião, baseada somente no seu post, nesse caso o que parece ocorrer é que Cobol e ABAP são tecnologias commoditizadas e tem seus padrões praticamente fechados, com um único vendor. Como a tecnologia já é uma commodity fica de certa maneira mais fácil produzi-la usando o conceito de fábrica de software.

Já em tecnologias mais recentes, e que ainda estão em franca evolução, fica mais complicado adotar o conceito de fábrica de software. Por que a tecnologia ainda esta evoluindo, sempre surgem novos conceitos e paradigmas,são vários vendors e várias linhas de evolução.

Tem ainda a questão que na maioria das vezes tbm que projetos em Cobol e ABAP caem para customizações e implantações de projetos de sistemas commoditizados, ERP, CRM, integrações de sistemas via arquivo…

Eu li a reportagem e tenho que dizer que não concordo com a conotação que ele deu a nossa “classe”. O trabalho de um desenvolvedor é resolver problemas e na maioria das vezes ele utiliza (ou deveria utilizar) a criatividade para fazer isso. Criar funcionalidades de um software uma atrás da outra, não é o mesmo que criar peças de um carro que são todas iguais. Além disso este é um trabalho que exige que o profissional corra sempre atrás de conhecimento para não ficar desatualizado.

Se for verdade o que foi dito em outros posts, que ele só pega as informações dos entrevistados e coloca no papel, pode ter certeza que o trabalho dele é muito mais mecânico do que o nosso.

Deixo aqui registrado o meu protesto!!!

lavh, lendo seu post me identifiquei totalmente com uma empresa que trabalhei, em brasília… cmmi 5, msp.br a etc e tal. E a parte web sempre atrasada.
Mas lá tinham um motivo. Especificações meia boca e muito programador ruim. Pegavam uma turma de pessoas que nunca tinham programado, davam um curso de 3 meses de Java e jogavam na fábrica. Resultado? Tudo atrasado…