Revista EXAME 846 define programadores como "operários da programação"

O que você falou tem um certo sentido. Com certeza o brasileiro não é o único com esse tipo de problema, mas de fato em alguns outros países há outra cultura.
Respondendo diretamente ao exemplo do tênis da Índia, lembro que quando estive no Canadá pessoas de lá falaram que faziam um certo boicote a produtos deste tipo.

trabalhei em uma dessas empresas que o nosso amigo disse que os presidentes concordam com a revista…
e é realmente indignador como tratam os programadores… o problema e que os programadores la são tratados como peões de linhas de montagens… estas “pseudofabricas” não dão valor ao intelectuo e ao estudo que tiveram os programadores… deixam a maior parte das logicas de negocios pros analistas que não programam… porem grande parte das soluções não se enchergam na analise e so na codificação… realmente isto é uma vergonha… e impacta na qualidade do software e faz eles terem que mandar os “peoens” a trabalharem dia e noite pelos erros de analistas, projetistas… etc… é um absurdo alguem que estudou pra ser um cientista teve diversos cursos leiu enumeros livros pra trabalhar como peão? realmente é um absurdo…
estas empresas so estao preucupadas em ganhar $$$… e fodase o resto… mas esquecem que o seu $$$ vem do trabalho duro dos “peões” e não da merda dos engravatados que so servem pra contar os lucros que os “peões” lhe deram e pra nada mais…

eu acredito que seja problema do brasileiro “E” do capitalismo…la fora tem menos essa visão e mais valor ao “pedreiro digital” pq só tem o problema do capitalismo, não o do “brasileiro”.

não litudo o que ja foi dito por aqui, masi concordo com coisas que foram ditas mais pro começo tb, fundamentando e juntando tudo, existe profissional boqueta no mercado falando que é programador, e nesses casos malema chega ao que a revista falou, por que falta mesmo criatividade por exemplo.

mais também existe muito jornalista que não faz ideia do que fala, e pior, ocupando posição importante na midia: Exemplos serve a reportagem do fantastico sobre cosplay, falando mal do cosplay pq 2 idiota q curte isso fugiu de casa, mais enquanto falava o que os 2 fizeram ficava com imagem, tudo sugerindo que a culpa é do cosplay, ou dos jogadores de rpg que se mataram, sendo que depois ficou provado que tinha drogas no meio da historia.

gerente burro então!!! meu deus isso é o que mais tem por ai… gente que não faz porra nenhuma direito, só sabe fingir que produz alguma coisa, enrola (comversa com cafézinho como foi dito ai em cima) e puxa saco…
se não acho valido esse ditado de que “se vc não sabe fazer nada, VÁ SER CHEFE”, é por que esses exemplos ai servem para enrolar… simplesmente enrolar (e ganham mto bem pra isso)…além do mais detesto generalisações

profissional ruim e em qualquer area existe, aliais em mtas delas esses são a maioria, e estão levando o nivel etico/cultural/social/economico/etc desse pais pra merda…e aliais acho que da pra encaixa proficionais que mexem com politica comunicação e gerencia (não todos…só a maioria) como dos que mais contribuem pra leva o pais ao estado que esta…

Pessoal,

outro dia um amigo me perguntou sobre onde teria uma lavanderia, e eu apontei minha preferida.

Eu disse que levava uma boa quantidade de roupas e custava menos de 20 reais para lavar e secar, no estilo self-service. Mas se ele preferir pagando mais 5 reais, ele poderia deixar as roupas lá e os funcionarios da lavanderia iriam por para lavar e secar e depois dobrar todas as roupas, ficando bem melhor organizado do que eu fazia por exemplo.

Esse meu amigo voltou recentemente dos estados unidos, e fez o seguinte comentário:

“- Se fosse nos estados unidos, usar a maquina de lavar e secar iria custar 3 dolares. Mas para o funcionário fazer a mão de obra de dobrar todas as roupas iria custar 80 dolares”.

Onde está o problema mesmo de desvalorização das pessoas?

EDIT: acabei de falar com esse meu amigo, e ele me corrigiu. A maquina de lavar custa exatamente 1/4 dolares. Se quizer usar sabão em pó é mais 25 centavos de dolar.

Eu acho sinceramente que o problema aqui no país envolve muitas outras coisas, como taxa de juros praticada por exemplo pelas financeiras -spread bancário.

Nos Estados Unidos há uma corrida bastante grande para se investir em grandes idéias que possam trazer um retorno grande aos empresários. Aqui no nosso país não há investimentos em criação , não há indústria praticamente, pois é muito mais simples e fácil para o empresário investir em financeiras da vida do que bancar uma startup como no Silicon Valley .

É um assunto muito complicado , que tem uma reação em cadeia, mas isso prejudica o nascimento de empresas e criações da nossa geração, por exemplo, que poderiam criar uma cultura totalmente diferente, expor idéias e adotar suas políticas internas.

Hoje o mercado brasilieiro é de software é basicamente prestação de serviço como figurante dentro de uma companhia, cujo o seu core business não é TI - Como seguradoras, bancos, telecom, e por aí vai.

A maior parte das soluções dessas acima vem de fora. Se uma telecom for utilizar um software de biling, provavelmente vai comprar algo de Israel - exemplo.

Existem até companhias que internalizam soluções, mas não há um mercado aqui de Companhias de Software.

As empresas que aqui estão instaladas, como Oracle , Sun; trazem suas soluções de fora e contratam gente apenas para implantar tais soluções. Se você quiser ir para o desenvolvimento de algum produto desses, terá que ir pros states.

Com excessão ao mercado de ERP de micro e pequenas empresas, o Brasil não gera cultura de software. Por isso, acho que estamos nessa situação, de não sermos visto como criativos e simplesmente peões, pq é o que de fato fazemos nas companhias…

Acompanho alguns sites lá fora como BusinessWeek, VentureBeat, TechCrunch e vejo como estamos completamente fora desse mercado, dessa cultura …

Isso só vai mudar quadno tivermos crédito , incentivo no mercado brasileiro e esses fdp só vão começar a investir o dia que a indústria for mais rentável que os spreads.

O que você falou tem um certo sentido. Com certeza o brasileiro não é o único com esse tipo de problema, mas de fato em alguns outros países há outra cultura.
Respondendo diretamente ao exemplo do tênis da Índia, lembro que quando estive no Canadá pessoas de lá falaram que faziam um certo boicote a produtos deste tipo.[/quote]

Bani, o boicote pode acontecer mas só até um certo nível. Dúvido que eles boicotarão o arroz, feijão, banana, alcool(cana de açúcar), etc… Ou seja, como eu havia dito - o problema é inerente ao sistema. O capitalismo não sobrevive aonde não existe um explorado e um explorador.

Rapaz, você é membro do PSTU? Que história é essa de culpa do capitalismo!? Se há a demanda por serviços mais baratos e há oferta em países do terceiro mundo o que impede uma empresa de usá-la para baratear suas operações? Isso é natural e não é exploração alguma, mas sim a lei da oferta e da procura.

O que não é natural é alguns se contentarem com um papel de fornecedor de mão de obra barata. Nunca o Brasil será potência de droga nenhuma com legiões de atendentes de Helpdesk e programadores-operários. Alternativa à Índia!? Deus que me livre! Deveríamos sim desenvolver um indústria decente e aí faríamos outsourcing dos trabalhos braçais para a Índia e ficaríamos com o filé!

Concordo!

Rapaz, você é membro do PSTU? Que história é essa de culpa do capitalismo!? Se há a demanda por serviços mais baratos e há oferta em países do terceiro mundo o que impede uma empresa de usá-la para baratear suas operações? Isso é natural e não é exploração alguma, mas sim a lei da oferta e da procura.

O que não é natural é alguns se contentarem com um papel de fornecedor de mão de obra barata. Nunca o Brasil será potência de droga nenhuma com legiões de atendentes de Helpdesk e programadores-operários. Alternativa à Índia!? Deus que me livre! Deveríamos sim desenvolver um indústria decente e aí faríamos outsourcing dos trabalhos braçais para a Índia e ficaríamos com o filé![/quote]

Não sou membro não Tiagosc. Tampouco estou defendendo um ou outro sistema. Apenas fiz uma análise fria indicando os “porquês” de tais coisas.
Fazendo uma analogia, as pessoas reclamam que foram mordidas por um tubarão sendo que entraram num posso de criação de tubarões, dai começam a choramingar dizendo que foram mordidas e que os tubarões são cruéis. Puxa, se eu to ciente que é da natureza do tubarão se alimentar de carne e ser agressivo eu não tenho direito nenhum de reclamar por ter tomado uma mordida no habitat dele.
Os individuos tem que saber os porquês dos fatos e também terem ciência que quem esta na chuva é pra se molhar.
Você acabou de fazer uma análise entre Brasil e India, indicando que deveríamos ficar com o filé e deixar o arroz e feijão para os indianos. Nesse trecho do teu texto demonstra-se bem o espirito capitalista que estou querendo explicitar(não estou dizendo que sou contra, apenas estou apontando as ações pra determinar as reações). Como havia dito, o capitalismo não existe sem um explorado e um explorador. Cabe a cada um saber em qual dos dois grupos quer ficar. Simples assim.

Abraço a todos.

Este tipo de reportagem não teria sentido se nosso conselho já estivesse implantado de uma forma eficaz.
Porque ninguém fala isso dos engenheiros? Dos advogados?

Sem nossa mão de obra, as empresas literalmente “param” ! Não somos acessórios; somos uma real necessidade.

Porque não encararmos este fato, e partirmos para a implantação do nosso conselho de tecnologia da informação?

A anos venho procurando algo neste sentido. e creio que o que foi obtido até agora não é o bastante para que possamos ser respeitados como devemos ser.
Tenho um currículo bem qualificado, duas formações superiores e nunca parei de estudar. Aos 36 anos, vejo que nossa classe ainda têm de purgar muito, pois existe uma falta consciência de que profissionais de ti são todos iguais, e que qualquer um que faz um cursinho de desenvolvimento e não têm nenhum apego às práticas de qualidade, pode ser considerado como o ideal. Não é interesse da empresa abrir nossos olhos, nem a concorrência. Quando há uma representação forte da classe, dificilmente este tipo de reportagem sairia em uma revista. Conhece a mamãe CUT???

CONSELHO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, PARA PROFISSIONAI DE TI, JÁ!!!

Este tipo de reportagem não teria sentido se nosso conselho já estivesse implantado de uma forma eficaz.

Sem nossa mão de obra, as empresas literalmente “param” ! Não somos acessórios; somos uma real necessidade.

Porque não encararmos este fato, e partirmos para a implantação do nosso conselho de tecnologia da informação?

A anos venho procurando algo neste sentido. e creio que o que foi obtido até agora não é o bastante para que possamos ser respeitados como devemos ser.
Tenho um currículo bem qualificado, duas formações superiores e nunca parei de estudar. Aos 36 anos, vejo que nossa classe ainda têm de purgar muito, pois existe uma falta consciência de que profissionais de ti são todos iguais, e que qualquer um que faz um cursinho de desenvolvimento e não têm nenhum apego às práticas de qualidade, pode ser considerado como o ideal. Não é interesse da empresa abrir nossos olhos, nem a concorrência. Quando há uma representação forte da classe, dificilmente este tipo de reportagem sairia em uma revista. Conhece a mamãe CUT???

CONSELHO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, PARA PROFISSIONAI DE TI, JÁ!!!

[quote=elisagomes]Este tipo de reportagem não teria sentido se nosso conselho já estivesse implantado de uma forma eficaz.

CONSELHO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, PARA PROFISSIONAI DE TI, JÁ!!![/quote]

Será prq uma anta disse , que o POSCOMP iria excluir os profissionais de TI que não fizeram curso superior?
Qualquer zé mané faz curso de linguagem de programação hoje e se diz engenheiro, cientista.

E é bem feito. Porque já vi muito profissional de TI criticar POSCOMP. Porque só cai exatas e engenharia.

Deu nisso ae fazer POSCOMP opcional.

tava dando uma olhada no artigo
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0896/tecnologia/m0132291.html

Realmente é brutal o descaso. rs

Será prq uma anta disse , que o POSCOMP iria excluir os profissionais de TI que não fizeram curso superior?
Qualquer zé mané faz curso de linguagem de programação hoje e se diz engenheiro, cientista.

E é bem feito. Porque já vi muito profissional de TI criticar POSCOMP. Porque só cai exatas e engenharia.

Deu nisso ae fazer POSCOMP opcional.[/quote]

Rapaz, você ainda continua recalcado? Que problema é esse que você tem em competir? E se você é tão bom, qual é o problema com o fazedor de programas da padaria? Em que ele te afeta?

Burocracia só serve para engordar conta de vagabundo e excluir profissionais que desempenham um papel importante na economia. Se você fez faculdade e não consegue se encaixar é sinal que o conhecimento em nada lhe serviu. Não conseguiu começar um negócio próprio, não consegue fazer pesquisa, não consegue um emprego.

Qualquer burocracia é má. Um conselho seria apenas mais uma forma de corrupção, de tomar o nosso dinheiro com taxas e outras coisas (assim como sindicato), e uma forma de fazer reserva de mercado para profissionais que se ressentem em não ter um emprego garantido após sair da faculdade.

O pior é que não vejo essas Marias do POSCOMP desenvolvendo nada de útil. Nenhuma tecnologia nova. Por que vocês não tratam de começar a nova Microsoft tupiniquim que tirará o mercado de TI brasileiro do brejo?

Era só o que faltava, mais um bando de vagabundo petista engordando às nossas custas.

Este fórum foi feito para ser um ambiente de comentários construtivos, e não destutivos.
De onde vêm tanta violência, amigo?
Por eu ter sido a criadora do primeiro comentário, me senti atingida por uma atitude tão negativa, movida por uma violência contra sei lá o que.
Recomendo ao sr., uma leitura um pouco mais tranquila do tópico, e uma postura mais condizente a um profissional de ti, que visa ser alguém
com critério, classe e visão. Lhe confesso que estou bem empregada, tenho empreendimentos próprios e vou muito bem, obrigada. Acredito, sim, que um conselho será a solução para muitos problemas e alavancamento de muitas soluções, e que isso não se reflete em “burocracia”. É necessário separar os papéis, os profissionais de nível técnico, nível superior, doutorado e etc, para que possamos definir os papéis que vão além de um workflow de um projeto. Por exemplo: um bom programador, nem sem é um bom gerente. Para ser um bom gerente, há outro nível de desenvolvimento de talentos. Existem bons técnicos, bons gerentes e por aí vai…; cada um no seu quadrado. Para o pessoal mais novo, vindo de cursos técnicos e cursinhos, e que não acompanhou a odisséia da informática neste últimos 25 anos, na labuta, participando efetivamente do que está implantado hoje em dia, alguns sem o mínimo conhecimento de Engenharia de Software, ainda não é fácil observar estas nuances. Quando partirmos para uma atitude em conjunto, sem picuinhas que só desgastam e desunem, podemos encontrar uma solução que valorize a todos, e dê oportunidades justas, não na visão do que as empresas acham que merecemos como mão de obra muitas vezes barata, mas sim pelo que realmente valemos, com a dignidade que qualquer engenheiro, advogado, médico ou similar merece. Meu sincero abraço.

Poupe-nos do chororô e releia você a thread. Isso já foi discutido aqui até a exaustão.

Um conselho significa sim uma burocracia inútil. Divisão de papéis é feito no mercado, até porque você não vê padarias contratando doutores para fazer seus programas, grandes estatais contratando adolescentes técnicos em informática para criar sistemas críticos e tampouco companhias multinacionais contratando programadores Jr. para gerenciar projeto.

O mercado é um lixo porque é pequeno e não há muita opção. A solução é empreendedorismo por parte dos desenvolvedores e organização enquanto profissionais individuais, trocando informações com seus colegas a respeito do que quer que seja. Um networking básico e troca de informação é essencial.

O que não precisamos é de um cara de meia idade, calvo e acima do peso fumando um cigarro atrás de uma mesa cagando regra e cobrando taxa por isso.

Vocês são livres? O que vocês acham? Podem optar por não pagar imposto de renda?

Vocês realmente possuem uma casa ou um carro? O que aconteceria se se recusassem a pagar IPVA ou IPTU? Não são esses impostos uma forma de escravidão? Você realmente possui tais bens? Não seria o IPTU uma forma de “aluguel” cobrado pelo governo para que você possa “possuir” um imóvel? Propriedade privada uma ova!

Burocracia, impostos e taxas são formas de aprisioná-lo nessa forma de vida. Criar mais burocracia não é a solução! Vai apenas estabelecer mais uma forma de tirar o nosso dinheiro, mais uma série de regras que seremos obrigados a seguir e mais uma dependência que o impede de viver como bem entender. E ainda por cima toda uma nova “elite” que vai lucrar com isso e toda uma hierarquia de chefes, gerentes e subalternos que será estabelecida para gerenciar tal “boquinha”.

Organização entre profissinais é bem-vinda, e fico contente de saber que empresas estão sendo avaliadas aqui e em outros foruns entre profissionais e experiências estão sendo trocadas enquanto os métodos de contratação ilegais e fraudulentos são expostos. Mas burocracia não muda nada do que há hoje.

O pessoal da info sofre de surto psicótico, nao tem idéia das besteiras que estao escrevendo! :wink:

Finalizando por aqui…porque não gera nada de produtivo este debate, além de um tremendo mal estar.
Nem sempre uma pessoa “careca, barriguda e acima do peso” é a pessoa que ocupará o cargo.
Esse é um comentário de alguém muito jovem, que pensa em ocupar uma chefia, antes de passar por um processo de qualificação, e por se achar Deus no que faz. Chegaaaaaaaaa…tamanha discursão não muda a realidade. Tenho certeza do meu ponto de vista, pois é o que realmente acontece. Vocês estão pensando de uma forma Opensource demais em suas carreiras. Não adianta trabalhar em uma economia capitalista, com pensamento anarquista, ainda mais na área de exatas, que preza pelo método e inteligência. Tudo que é demasiado, faz mal…e burocracia demasiada, também o faz. Mas, organização não. Ah…e não se iludam de que as empresas não ganham com a desorganização da nossa classe…na maior parte das vezes somos realmente encarados como formigas, o garotinho técnico que mexe no computador. O desenvolvedor Next Next Finish. Aff…E concordo com o Márcio…há um surto psicótico por aí. Mais uma vez…VAMOS PARTIR PARA UMA SOLUÇÃO. QUEM SABE, FAZ AGORA, NÃO ESPERA. Saudações a todos, câmbio e desligo.

Alguém precisa se informar melhor.

É esse tipo de pensamento que favorece pessoas sem talento que se agarram a cargos “administrativos” e outras tarefas braçais e mais tarde tratam outros profissionais como lixo.