Revista EXAME 846 define programadores como "operários da programação"

Quem compra INFO deveria investir seu dinheiro em uma revista mais construtiva. Turma da Mônica é um boa pedida! :wink:

[]'s
JL

Será prq uma anta disse , que o POSCOMP iria excluir os profissionais de TI que não fizeram curso superior?
Qualquer zé mané faz curso de linguagem de programação hoje e se diz engenheiro, cientista.

E é bem feito. Porque já vi muito profissional de TI criticar POSCOMP. Porque só cai exatas e engenharia.

Deu nisso ae fazer POSCOMP opcional.[/quote]

Rapaz, você ainda continua recalcado? Que problema é esse que você tem em competir? E se você é tão bom, qual é o problema com o fazedor de programas da padaria? Em que ele te afeta?

Burocracia só serve para engordar conta de vagabundo e excluir profissionais que desempenham um papel importante na economia. Se você fez faculdade e não consegue se encaixar é sinal que o conhecimento em nada lhe serviu. Não conseguiu começar um negócio próprio, não consegue fazer pesquisa, não consegue um emprego.

Qualquer burocracia é má. Um conselho seria apenas mais uma forma de corrupção, de tomar o nosso dinheiro com taxas e outras coisas (assim como sindicato), e uma forma de fazer reserva de mercado para profissionais que se ressentem em não ter um emprego garantido após sair da faculdade.

O pior é que não vejo essas Marias do POSCOMP desenvolvendo nada de útil. Nenhuma tecnologia nova. Por que vocês não tratam de começar a nova Microsoft tupiniquim que tirará o mercado de TI brasileiro do brejo?

Era só o que faltava, mais um bando de vagabundo petista engordando às nossas custas.[/quote]

Agora eu fiquei preocupado. Pra vc, quem cria tecnologia nova? Não confunda Software de Bradesco com tecnologia nova que sai do zero, que ajuda na medicina e na genética, astronomia e viagens espaciais.

O pessoal que trabalha em fábrica de software somente adapta tecnologia.
Se eu estiver errado, é só me provar o contrário.

Sobre conseguir emprego, estou satisfeito com o meu de engenheiro, que deve ser umas 5x maior que o seu.

De volta ao POSCOMP. A regularização dos cursos por um orgão é a melhor coisa. Não existe maneira de projetar, se não houver aprendido fundamentos científicos. Se vc nega isso, está em outra área que não é da computação.

Pra falar uma coisa destas, vc deve ter trabalhado somente com CRUD na vida.

E vagabundo é vc, que não estuda, e prefere que os ignorantes tenham fatias no mercado.

Também concordo com o Fábio…em gênero, número e grau.

Matéria realmente lamentavel.

Pior ainda saber que essas empresas citadas concordam com tudo isso…
Não são todos os gerentes que são assim, alias conheço alguns que são super humildes e estão sempre dispostos a aprender tenho amizade com eles até hoje, não é a toa que no passado se destacaram como excelentes desenvolvedores.

Esta arrogancia do pessoal dos cargos gerencias é bem parecido com o jeito da maioria dos advogados, me faz lembrar a época em que no prédio da empresa onde eu trabalhava havia um escritório de advocacia, nossa empresa tinha acabado de se mudar para lá.

A porta principal era grande e de vidro, do elevador dava para ver as varias baias e um dia um amigo meu me contou que entrou no elevador com uns advogados e ouviu o seguinte comentario:

“Tá vendo lá, um monte de computadores recém chegados um proximo ao outro… Sei não, acho que empresa de telemarketing… Tá cheio delas por aqui, minha vontade é pegar uma arma e matar todos eles !”

Detalhe, eram advogados estagiarios e com toda esta arrogancia, imagina daqui uns anos …
Mal sabem eles que até os estagiarios que trabalhavam conosco tem um salario melhor que o deles e com certeza não vão se sentir melhores que os outros pelo simples fato de andar todos os dias de terno e gravata.

[quote=jvlouvem]Matéria realmente lamentavel.

Pior ainda saber que essas empresas citadas concordam com tudo isso…
Não são todos os gerentes que são assim, alias conheço alguns que são super humildes e estão sempre dispostos a aprender tenho amizade com eles até hoje, não é a toa que no passado se destacaram como excelentes desenvolvedores.

Esta arrogancia do pessoal dos cargos gerencias é bem parecido com o jeito da maioria dos advogados, me faz lembrar a época em que no prédio da empresa onde eu trabalhava havia um escritório de advocacia, nossa empresa tinha acabado de se mudar para lá.

A porta principal era grande e de vidro, do elevador dava para ver as varias baias e um dia um amigo meu me contou que entrou no elevador com uns advogados e ouviu o seguinte comentario:

“Tá vendo lá, um monte de computadores recém chegados um proximo ao outro… Sei não, acho que empresa de telemarketing… Tá cheio delas por aqui, minha vontade é pegar uma arma e matar todos eles !”

Detalhe, eram advogados estagiarios e com toda esta arrogancia, imagina daqui uns anos …
Mal sabem eles que até os estagiarios que trabalhavam conosco tem um salario melhor que o deles e com certeza não vão se sentir melhores que os outros pelo simples fato de andar todos os dias de terno e gravata.[/quote]

O grande problema, na verdade é se acharem doutores, devido a uma lei que foi posta em vigor 11 de agosto de 1827.
Não estou criticando ninguém, nem essa lei. Mas creio que o motivo do ar de superioridade seja isso.

Além do fato de nosso país não ser um produtor de tecnologia da computação. Isso faz o setor comercial e administrativo mais forte que o da engenharia.(digo profissionais que administram setores de TI, sem que sejam da área).

Poderia esclarecer entao porque defende que seja restringida a atividade desse mercado que apenas “adapta” tecnologia a engenheiros e cientistas de foguete?

Porque esta faltando a quem defende esse tipo de regulacao é justificar de forma convicente seus argumentos em termos de beneficios para os profissionais e o mercado como um todo, em outras palavras, voces precisam pensar fora do umbigo!

Existe um mercado enorme pra esse tipo de aplicacao la fora. Nao seria estranho pra mim se muitos aqui do forum estejam nessa situacao que voce descreveu.

Sugiro prestar mais atenção antes de ressuscitar um tópico abandonado há quase dois anos.

Isto já foi discutido à exaustão aqui.
Não vou questionar a competência de ninguem, mas, na minha opinião, este tipo de discurso demonstra no mínimo insegurança.
Sugiro um concurso público.

E quanto à sua despedida, o tal “câmbio e desligo” ?

[quote=cmoscoso][quote=juliocbq]
Agora eu fiquei preocupado. Pra vc, quem cria tecnologia nova? Não confunda Software de Bradesco com tecnologia nova que sai do zero, que ajuda na medicina e na genética, astronomia e viagens espaciais.

[/quote]

Poderia esclarecer entao porque defende que seja restringida a atividade desse mercado que apenas “adapta” tecnologia a engenheiros e cientistas de foguete?

Porque esta faltando a quem defende esse tipo de regulacao é justificar de forma convicente seus argumentos em termos de beneficios para os profissionais e o mercado como um todo, em outras palavras, voces precisam pensar fora do umbigo!

Existe um mercado enorme pra esse tipo de aplicacao la fora. Nao seria estranho pra mim se muitos aqui do forum estejam nessa situacao que voce descreveu.[/quote]

Sei que há muito mercado para esse tipo de aplicação. As empresas indianas dominam o mercado mundial. A principal razão, pela qual eu defendo a regularização do profissional de TI, é para impedir esse tipo de coisa que estamos discutindo. Se fosse regularizada, não existiria profissionais com uma oscilação de salários tão grande. Algumas empreas pagam $x, e outras $y. O salário do profissional de TI seria $z, e fora outras regalias, como o CREA cede aos engenheiros.
O principal objetivo não é afastar ninguém, e sim nos proteger.

Sobre o CRUD. Não estou desmerecendo o trabalho de ninguém. Esse meu post foi em resposta ao, que, profissionais de TI não deveriam estudar exatas, engenharia e nem fazer POSCOMP. Sendo que isso é essencial a nossa profissão.

De outra maneira, estamos fazendo por merecer matérias como essa, da exame.

Mais uma vez…porque tanto sarcasmo?
Me sinto muito segura com quem sou e no que faço, obrigada
Peço que leia tópico a tópico e interplete de forma correta o que os outros dizem.
Não me despedi da lista…me despedi da confusão gerada por algo que não fui eu quem comecei.
Pinto…cada um no seu quadrado; cada pinto dentro ou fora da sua casca de ovo
Meu sincero abraço.

Tanto o pessoal da Info como o da Exame estao surtados e escrevendo um monte de besteiras nestas revistas. Nao vale apena levar a sério um artigo como este, eles nao sabem o que é programar. :wink:

Tudo depende de onde o programador se coloca. Se preocupar com isso é burrice.

Tem programador que ganha menos de 1.000,00. Pra mim é absurdo, mas se alguém se dispõe a isso…

Programadores: Linus Torvalds, Richard Stallman, Rasmus Lerdorf, Andi Gutmans, Larry Wall, Bjarne Stroustrup, Kernighan, Ritchie, Ken Thompson…

Você é um programador ou um operário?

O pior é a parte que fala que escrevemos código sem saber do projeto como um todo. Essa tremeu até a minha cadeira aqui.

[quote=novato_arnold]Tudo depende de onde o programador se coloca. Se preocupar com isso é burrice.

Tem programador que ganha menos de 1.000,00. Pra mim é absurdo, mas se alguém se dispõe a isso…

Programadores: Linus Torvalds, Richard Stallman, Rasmus Lerdorf, Andi Gutmans, Larry Wall, Bjarne Stroustrup, Kernighan, Ritchie, Ken Thompson…

Você é um programador ou um operário?[/quote]

Concordo, mas a área de atuação deles é completamente diferente da nossa. Stallman trabalhava no MIT. Esse tipo de visão vem das fábricas de software.

[quote=juliocbq][quote=novato_arnold]Tudo depende de onde o programador se coloca. Se preocupar com isso é burrice.

Você é um programador ou um operário?[/quote]

Concordo, mas a área de atuação deles é completamente diferente da nossa. Stallman trabalhava no MIT. Esse tipo de visão vem das fábricas de software.[/quote]

Você tem pessoas nessas fábricas que aprendem Java meia-boca, ficam 35 anos escrevendo o mesmo trecho de codigo, tomando café e ganhando um salário ridículo. Essa é a massa.

Desses caras que estão revoltados, quantos dominam Assembly, C/C++, compiladores, desenvolvimento de SO´s, algoritmos, conhecem eletrônica e tudo mais?

Aí se você me disser que isso não é obrigação deles, realmente obrigação nao é, e sendo assim a revista está certa.

[quote=juliocbq]Agora eu fiquei preocupado. Pra vc, quem cria tecnologia nova? Não confunda Software de Bradesco com tecnologia nova que sai do zero, que ajuda na medicina e na genética, astronomia e viagens espaciais.

Sobre conseguir emprego, estou satisfeito com o meu de engenheiro, que deve ser umas 5x maior que o seu.

De volta ao POSCOMP. A regularização dos cursos por um orgão é a melhor coisa. Não existe maneira de projetar, se não houver aprendido fundamentos científicos. Se vc nega isso, está em outra área que não é da computação.

E vagabundo é vc, que não estuda, e prefere que os ignorantes tenham fatias no mercado. [/quote]

Rapazinho, quem é você? O que você fez? Que empreendimentos são seus? Que produtos ou tecnologia criaste? Esse pessoal come frango e quer arrotar caviar! Ponha-se no seu lugar!

Você tem inveja do programador da padaria? Você não gosta de competir com ele? Até agora não entendi porque fazer reserva de mercado para trouxas sem competência. Você quer desenvolver softwares para padaria, mas cobrar mais caro, é isso? E aqueles que nunca foram para a faculdade e só sabem arrastar botão no VB são um obstáculo para os seus planos?

Até agora estou esperando a sua explicação sobre o que mudaria no mercado. Por um acaso adolescentes técnicos em informática são contratados para projetos críticos? Em licitações públicas se exige empresas com certificação e com profissionais qualificados! Empresas grandes, quando tem um projeto complexo, também exigem empresas com nível de qualidade!

A única coisa que mudaria é criaria-se mais um cabide de emprego para “sobrinhos” e mais uma taxa para pagarmos.

Toda crítica generalizada incomoda demais. Eu também não gosto da palavra “programador” sendo usada dessa forma.
Mas realmente existem os caras que só estragam a reputação dos que levam o negócio a sério. E eles são a maioria.

O surgimento dessas linguagens de brinquedo é a causa. Peneire o mercado com C++ e veja quem fica :twisted:

Os próprios hackers, apesar de dominarem programação, nunca gostararam de ser chamados de programadores.
Porque os limita… ao nível dos “outros”.

Boa noite a todos os colegas,

Porque não paramos de brigar entre nós, e encontramos o e-mail do responsável pela matéria e o e-mail da redação.
Assim podemos redigir e-mails sobre a matéria, atacando a raiz do problema, e manifestando nosso descontentamento.
Façam uma coleta de dados do jornalista responsável, editor e etc. e os abordem.
ABORDEM A ELES; procurem uma forma de publicar um artigo nosso em um meio de comunicação.
Por não ter nenhum orgão que nos represente eficazmente, é que essas coisas acontecem.
Se fosse algum advogado ou engenheiro, ou a classe, sendo mal falada por um jornalista, já haveria retalhação.
Entendem aonde quero chegar?
Meu abraço.

[quote=Thiagosc][quote=juliocbq]Agora eu fiquei preocupado. Pra vc, quem cria tecnologia nova? Não confunda Software de Bradesco com tecnologia nova que sai do zero, que ajuda na medicina e na genética, astronomia e viagens espaciais.

E vagabundo é vc, que não estuda, e prefere que os ignorantes tenham fatias no mercado. [/quote]

Rapazinho, quem é você? O que você fez? Que empreendimentos são seus? Que produtos ou tecnologia criaste? Esse pessoal come frango e quer arrotar caviar! Ponha-se no seu lugar!

Você tem inveja do programador da padaria? Você não gosta de competir com ele? Até agora não entendi porque fazer reserva de mercado para trouxas sem competência. Você quer desenvolver softwares para padaria, mas cobrar mais caro, é isso? E aqueles que nunca foram para a faculdade e só sabem arrastar botão no VB são um obstáculo para os seus planos?

Até agora estou esperando a sua explicação sobre o que mudaria no mercado. Por um acaso adolescentes técnicos em informática são contratados para projetos críticos? Em licitações públicas se exige empresas com certificação e com profissionais qualificados! Empresas grandes, quando tem um projeto complexo, também exigem empresas com nível de qualidade!

A única coisa que mudaria é criaria-se mais um cabide de emprego para “sobrinhos” e mais uma taxa para pagarmos.[/quote]

Eu já postei as vantagens de se ter uma instituição que regulariza a nossa profissão. Se vc não leu([Post New]29/04/2009 12:03:51 ), o problema é seu. Essa nossa discução não tem sentido. Não estou aqui pra perder tempo te criticando tmb.

Se querer ser chato, mas só pra tratar da auto-estima do pessoal que ficou irritado, e também jogar no lixo essas revistas toscas:
http://money.cnn.com/popups/2006/moneymag/bestjobs/frameset.1.exclude.html

[quote=Paulo Silveira]Realmente é bem mais fácil aprender a programar de qualquer jeito que falar uma lingua fluente. Programar fluentemente em uma linguagem requer bem mais tempo, alguns dizem que precisamos 10 anos:
[/quote]
Acho que a concepção das coisas não é dessa forma, programar fluentemente é algo que me soa estranho também, em uma atividade que seja de produção comercial na certa você se envolve com uma serie de processos e divisão de responsabilidades que pode levar você a codificar ou não mas isso é através de instrumentos tecnologicos que objetivem resultados ou dearcodo com a plataforma envolvida e modelo do negócio do seu cliente, você pode oferecer soluções usando um ou outros frameworks que desenvolva o objetivo do dominio envolvido(Vraptor,Mentawai Web Framework , etc…), veja a pratica do SCRUM para o programador é uma elevação de visão maior pois absorve pontos rapidos ao desenvolvimento e troca de iteração com a equipe.
A idéia de Programador é algo que camuflada no sentido do profissional(Consultor) que é rotulado por pessoas desinformada da complexidade da tecnologia.
A verdade é que o cenários mudam e conceitos mudam, o Brasil não tem investimento sério focado a tecnologia da informação e os assuntos e entrevista são sempre reflexos de países de primeiro mundo que tem Case de sucesso e vem injetar aqui seus modelos de negócio ou muita vezes já trazem até suas fabricas de software.
Temos algums avanços ai que é o InfoQBrasil, mas o apoio e alianças ainda é muito frágio,pior são poucos os materiais e entrevistas(de Brasileiros), fonte de midia que as pessoas tem acesso.Treinamento em tecnologia da informação, parceira de Universidade e Empresa é uma verdadeira mentira e não vejo comprometimento disso nenhum.É um mar de complexidade e falta de apoio das empresas e na certa lucram com essa desordem toda.
Criei a Comunidade JAVALIVROS, na intenção de procurar a informação em biografias que sejam respeitas e que sirva de interesse comuns a todos que possam trocar informações em obras renomadas e nisso busquem mesmo serem auto-ditadas, hoje se quisermos pensar em desenvolvimento, temos que pensar em colaboração.
Troque a palavra programador para colaborador, e nisso você vai entrar pra o mundo Open Source, no Java.NET e assim por diante.