Revista MundoJava número 36 - jruby da Web ao desktop -

29 respostas
W

Jà bancas a revista MundoJava número 36 - anoVI Julho/Agosto 2009

JRuby + Web: Porque usar Java com JRuby on Rails:
Entenda as vantagens de se usar Java para rodar código Ruby, inclusive aplicações JRuby on Rails.
Autor: Fabio Kung

Aplicações Desktop a jato com JRuby e Netbeans:
Construindo aplicações Swing combinando as melhores técnicas e ferramentas de Java e Ruby.
Autor: Demetrius Nunes

Mundo OO: Os 7 Hábitos das Exceções Altamente Eficazes:
Aprenda os bons hábitos na modelagem de erros de uma aplicação.
Autor: Eduardo Guerra

ProfessorJ: Aplicações Web com Servlet API:
Usando recursos da Servlet API no desenvolvimento de aplicações web.
Autor: Everton Coimbra de Araújo

Produto: Desenvolvimento Orientado ao Negócio com o Rational Requirements Composer:
Conheça a solução da IBM para definição de requisitos, o Rational Requirements Composer, e seu suporte ao Desenvolvimento Orientado ao Negócio.
Autora: Sandra Sergi Santos

Dinamismo e Elegância na parceria Java & Ruby:
Aprenda como estender suas aplicações Java com a linguagem Ruby por meio da Java Scripting API.
Autores: Alex Marques Campos e Alexandre Gazola

ZK Framework ? Utilizando Ajax sem Javascript:
Aprenda como criar aplicações web com interfaces ricas de maneira simples, rápida, sem Javascript e com pouca programação.
Autor: Thiago Baesso Procaci

Jogo Rápido: Buscando Informações em Arquivos XML de Forma Simples com o JDOM:
Aprenda como é simples buscar informações em um arquivo XML utilizando JDOM.
Autor: Rodrigo Barbosa Cesar

Tendências em Foco: Java na Televisão Digital:
Entenda o papel de Java como a principal linguagem de programação da TV Digital.
Autor: Cezar Taurion

Made in Brazil: Padronização e Reuso de Aplicações Web com Demoiselle Framework:
Conheça essa plataforma de desenvolvimento
criada para aplicações do governo e para
toda a sociedade.
Autor: Flávio Gomes da Silva Lisboa

Link dessa edição : http://www.mundojava.com.br/NovoSite/destaque.shtml
Link código fonte : http://www.mundojava.com.br/NovoSite/codigos.shtml

** Vamos ler e postar nossos comentários.

29 Respostas

overkill

É a segunda edição que recebo, fantástica a revista muito boa.

Fabio_Kung

Qualquer feedback será muito bem vindo!

Rubem_Azenha

http://www.guj.com.br/posts/list/114159.java

V

Kramba, a mundojava fala de tudo, menos de Java :shock:

overkill

Tu lê a revista ??? ou lê alguma outra revista além dela ?

V

Tu lê a revista ??? ou lê alguma outra revista além dela ?

Opa… leio sim, tenho aqui no trabalho… do meu colega. Mas leio só o que me interessa.
Nesta edição a única coisa que chamou minha atenção foi o artigo sobre exceções, mas não li ainda… vamos ver se é bom.
Atualmente prefiro ler livros… Gostaria de ler mais, mas falta tempo.

Abraço,

leonardom

Falou de Java sim! O problema é que muitos apenas pensam que Java como um linguagem quando na verdade Java é uma plataforma. Os artigos sobre JRuby é sobre uma linguagem que roda na JVM, portanto tem tudo haver com Java. A revista não chama Mundo linguagem Java e sim Mundo Java!

overkill

Falou sim de Java. o Problema é que muitos apenas pensam de Java é um linguagem quando na verdade é um plataforma. Os artigos sobre JRuby é sobre uma linguagem que roda no JVM Java, portanto tem tudo haver com Java. A revista não chama Mundo linguagem Java e sim Mundo Java!

Isso mesmo ! assino a Java Magazzine e a Mundo Java, e a Mundo Java tem se saído melhor mesmo, e fala de java sim … agora livros abordam assuntos mais profundamente e são bem mais focados em seus temas, já revistas se saem muito bem como fonte de atualização rápida e barata, e no momento ao meu ver a Mundo Java é a melhor !

Abraço a todos.

V

Falou sim de Java. o Problema é que muitos apenas pensam de Java é um linguagem quando na verdade é um plataforma. Os artigos sobre JRuby é sobre uma linguagem que roda no JVM Java, portanto tem tudo haver com Java. A revista não chama Mundo linguagem Java e sim Mundo Java!

Isso mesmo ! assino a Java Magazzine e a Mundo Java, e a Mundo Java tem se saído melhor mesmo, e fala de java sim … agora livros abordam assuntos mais profundamente e são bem mais focados em seus temas, já revistas se saem muito bem como fonte de atualização rápida e barata, e no momento ao meu ver a Mundo Java é a melhor !

Abraço a todos.

Legal, acho que preciso expandir meus horizontes!
O problema é que estou trabalhando pouco com a plataforma java :frowning:

W

Rubem Azenha wrote:

WilliamSilva wrote:
Made in Brazil: Padronização e Reuso de Aplicações Web com Demoiselle Framework:
Conheça essa plataforma de desenvolvimento
criada para aplicações do governo e para
toda a sociedade.
http://www.guj.com.br/posts/list/114159.java

Azenha nem tudo são flores, tirando isso de resto essa edição tá bombando. Ainda não acabei de ler mais os artigos estão ótimos.
sds.

D

A revista está legal mesmo. Seria legal se a revista ficasse na frente da concorrência e lançasse um artigo sobre Scala, o que acham?

dm_thiago

Estava pensando a mesma coisa!

Raphael_Lacerda

Best edition ever!!!

é isso ae… JVM pluralizada!

S

Falou de Java sim! O problema é que muitos apenas pensam que Java como um linguagem quando na verdade Java é uma plataforma. Os artigos sobre JRuby é sobre uma linguagem que roda na JVM, portanto tem tudo haver com Java. A revista não chama Mundo linguagem Java e sim Mundo Java!

That’s it!

M

Qual é a melhor revista que vocês acham sobre java?

B

Acho MJ e Java Magazine ótimas.

Compro as duas, em vez de decidir qual é melhor.

M

E se fosse para escolher somente uma qual voce ficaria bruceramone

overkill

Assino as duas …e venho gostando mais da Mundo Java, sem falar que chega rapidinho e a encadernação da Mundo Java é muito boa … já a Java magazzine chega na minha casa depois das bancas isso que sou assinante e a qualidade do encarte é bem inferior …

quando as matérias a Mundo Java ao meu ver são mais fundamentadas … mas deve-se levar em consideração que é bimestral … mais tempo para produzir.

a Java Magazzine é mensal mas o mesmo assunto acaba se repetindo em varias edições … fica um pouco cansativo ao meu ver ela vem com video-aulas … mas quase sempre a mesma coisa, o suporte da Devmedia é horrivel toda a vez que reclamo da edição atrazada eles me empurram a versão digital … dai vira peleia … pg gosto da coisa impressa bonitinha … ler PDF é dose !

Bem fica um feedback das duas, as quais tenho assinatura.

M

Overkill valeu era disso que eu estava precisando realmente valeu.

Juk

Procurei a revista em diversas bancas em SP e tão falando que não estão mais recebendo a Mundo Java, ela agora é só pra assinantes?

Marcio_Duran

O Design da Capa Ficou Show
Os assuntos não são repetidos e claro que tem alguns já conhecidos
Colocar Ruby e JRuby e explicar em Materia da Revista Mundo Java é simplesmente um otimo desafio e foi um bom negocio
Parabens ao corpo tecnico e iniciativa.

sidzuza

Creio que não, pelo menos aqui no Centro várias bancas posuem. Eu mesmo sempre comprei a minha em banca. É mais difícil encontrar em bancas de bairros, mais em locais de grande movimento acha sim.

Juk

Creio que não, pelo menos aqui no Centro várias bancas posuem. Eu mesmo sempre comprei a minha em banca. É mais difícil encontrar em bancas de bairros, mais em locais de grande movimento acha sim.
Em banca de bairro ta dificil mesmo, no brooklin acredito que não tenha em nenhuma, fui em umas 9!

A Java Magazine tinha na maioria, mas, como sempre, o assunto não interessou…

W

Procurei a revista em diversas bancas em SP e tão falando que não estão mais recebendo a Mundo Java, ela agora é só pra assinantes?
Tente ver na livraria Cultura Cj. Nacional ou nas bancas das imediações da Paulista.

Guerr

O Design da Capa Ficou Show
Os assuntos não são repetidos e claro que tem alguns já conhecidos
Colocar Ruby e JRuby e explicar em Materia da Revista Mundo Java é simplesmente um otimo desafio e foi um bom negocio
Parabens ao corpo tecnico e iniciativa.

Olá Márcio!

Falei que você iria gostar da próxima edição! Como prometido você enviou seu comentário. Eu queria colocar um conteúdo sobre JRuby na revista a um bom tempo, porém não gostaria que fosse um tutorial muito básico ou algo parecido com que já existe na Internet. Acredito que com os 3 artigos dessa edição foi possível abranger uma grande porção do mundo JRuby e produzir um conteúdo interessante tanto para quem ainda não conhece e quanto para os que já trabalham com ele.

Em relação ao Demoiselle, ele é algo importante que está acontecendo no mercado de desenvolvimento de software em Java no Brasil e achei importante a divulgação pela revista. Para os que não gostaram do framework e trabalham com desenvolvimento de software para o governo, faço uma “provocação” para que participem do projeto nem que seja enviando sugestões e críticas (construtivas, é claro).

[]s

Marcio_Duran

Foi uma ótima iniciativa é bom lembrar que a Revista Java Magazine nº68 também lançou o assunto Explorando o JRuby Por: Sergio Oliveira Junior , mas acredito que essa Edição da Revista Mundo Java nº 36 deva ser realmente a mais completa, realmente vocês acertaram os quesitos e apresentação, quero ainda deixar outras sujestões:
"Usando Scala com Java, jpython usando APIs de busca e pesquisa, acelere projetos com django, trabalhe com JSecurity Framework "

Em relação ao Demoiselle, ele é algo importante que está acontecendo no mercado de desenvolvimento de software em Java no Brasil e achei importante a divulgação pela revista. Para os que não gostaram do framework e trabalham com desenvolvimento de software para o governo, faço uma “provocação” para que participem do projeto nem que seja enviando sugestões e críticas (construtivas, é claro).
[]s

Pode ter certeza que vou procurar estudar o assunto !!!

Obrigado,
Abrssss

Rodrigo_Vieira_Pinto

Gostaria de saber se vale a pena investir no Ruby, e a revista respondeu.

Os artigos estão excelentes, muito bem explicados. Parabéns a todos.

LucianoM86

Uma coisa que gostaria de ver seria um artigo sobre Terracota

B

Estou pensando em assinar essa revista!!

Criado 21 de julho de 2009
Ultima resposta 18 de ago. de 2009
Respostas 29
Participantes 19