RoadMap para aprender Banco de dados

Saudaçõres caros colegas programadores

Vocês conseguiriam me indicar um bom roadmap para começar a mexer com banco de dados?

O meu foco é em web e programação. Pretendo criar um projeto pessoal pra portifólio, usando CRUD, mas eu me sinto um pouco despreparado, principalmente nos fundamentos e precisava saber pra qual caminho ir nesse sentido

Começa por modelagem de dados, depois estude sobre SGDB.

O padrão do mercado ainda são SGBDs que seguem a Teoria Relacional. Dessa teoria, que tem tudo a ver com a teoria de conjuntos da matemática, deriva-se o Modelo Relacional que é um modelo de dados e que dá base para esses SGBDs -e para as coisas que você fará- funcionar. O Modelo Relacional é representado graficamente por um padrão de modelagem chamado Diagrama Entidade Relacionamento, que após ser construído, vai sendo refinado ao se extrair o Modelo Lógico, que passa por normalização e, posteriormente, a geração do Modelo Físico.

Na prática, muita gente vai direto para o modelo físico e às vezes nem isso, pois existem frameworks na maioria das linguagens que deixam essa parte transparente para o programador, bastando você fornecer seu modelo de dados na linguagem que está usado para a mágica acontecer, mas é fundamental a necessidade de se saber como o Modelo Relacional funciona para depois partir para a instanciação do mesmo em um SGBD.

Existem diversos livros que tratam do assunto. Um dos mais famosos é o “Sistemas de Banco de Dados”, livro texto base de absolutamente quase toda disciplina de banco de dados, pelo menos no brasil. https://www.amazon.com.br/Sistemas-Banco-Dados-Ramez-Elmasri/dp/8543025001/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=banco+de+dados&qid=1610844182&sr=8-1

Claro, você pode ir direto ao ponto, pulando tudo isso, mas eu não recomendo. Se você está fazendo algum curso de graduação, ou mesmo técnico, essas coisas lhe serão apresentadas com o devido nível de aprofundamento. Se está fazendo por conta, procure algum curso online que esteja bem avaliado ou então se aventure e compre algum livro.