Não querendo ser purista, evangelista, alienado e outros termos mais que poderiamos usar neste meu comentário e nesta minha opnião pessoal.
Só que não entendo o porque de tantos tópicos sobre Ruby nos grupos de usuários Java?
Sinceramente, sei que Ruby é bom, e que muitos desenvolvedores Java estão começando adotar o Ruby, até eu já brinquei com ele… isso quer dizer que não tenho nada contra o Ruby, mas porque ao invés da comunidade Java usar o RoR não usar o Grails, Scala e por ai vai…? já que o Grails roda sobre a VM java? Tá bom, vão dizer que o Grails ainda não é maduro, mas se formos ver o RoR há um tempo atrás também não era, não é verdade?
Bom eu apenas estou comentando isso, porque não vejo em Grupos de usuários RoR ou Ruby, alguém falando de uma nova API Java, ou tentando converter as pessoas para o que elas acham que é o melhor, neste caso RoR… Não esqueçam, Java ainda tem muito que oferecer, pelo menos esse é o meu sentimento.
Infelizmente o “mainstream” consegue atacar até o mundo do desenvolvimento… mas viva a democracia! 
Desculpa o desabafo nbluis, mas não é nada pessoal, blz? é apenas um comentário de quem acha que o Java ainda tem muito pra oferecer e que linguagens como Ruby ou RoR são boas, mas ainda não são tudo isso que andam falando por ai… Ainda fico com o Java 
Abraços,
Alexandre.