Sai o resultado da V Pesquisa Nacional Java

Complementando a notícia, o resultado pode ser conferido AQUI

PS: Alguem pode conferir porque nao consegui atualizar a noticia pra incluir o link que eu esqueci quando postei? (valeu)

Alguns pontos que achei interessante:
Diminuiu o número de mulheres que utilizam Java
A maioria dos programadores tem ensino superior e são auto didatas

Eu analiso que a tendencia é o desenvolvimento de aplicações WEB e Embarcadas, diminuindo a programação para desktops, na pesquisa 54% dos entrevistados fazem aplicações WEB.

O Eclipse saiu disparado como ferramenta mais utilizada tanto em casa quanto na empresa.

Bom, tem que considerar uma coisa: as conclusoes tiradas sao feitas com base no pessoal que respondeu a pesquisa. O numero de respostas depende muito da divulgacao feita e teor das questoes. Eu sou um tanto cetico em relacao a pesquisas. O numero de mulheres pode ter aumentado consideravalmente, porem elas simplesmente nao responderam a pesquisa.
Se for ver aqui no GUJ mesmo, o numero de programaras participando aumentou absurdamente desde o ano passado. E em relacao ao ensino superior, eu creio que mesmo o pessoal que esta no primeiro semestre da faculdade entrou como “ensino superior” (como se ja fosse formado).

Rafael

O número de javanesas pode ter diminuído em valores relativos, mas não necessariamente em valores absolutos :wink:

Ou ainda as que apareceram são participativas :slight_smile:

Isso é verdade, no STD desse ano tive a impressão de ter muito mais mulheres que no STD anterior. E em algumas seleções que eu vi tb sempre tinha algumas mulheres pra concorrer, e muito boas (tecnicamente falando)!

Mas essa pesquisa não tem nem como refletir a realidade, alguns pontos que acho improvável:

:arrow: DF ter mais programadores Java que SP em 2003…
:arrow: DF e SC ter mais que o RJ em 2004…
:arrow: 93% ter curso superior…

[]'s

concordo com o rodrigo,
Achei super simpatico Casais de JAva man e Java GiRls no STD … tenho q achar uma assim … hehehe

Mas em relação ao sul do Brasil em Analistas Java la tem bastante … pois a tendencia do sul é Software Livre, Open Source, Java … oque favorece bastante as empresas a reconhecer essas tecnologias.

DF se explica pela quantidade de empresas que se instalaram lá no ultimo ano … tentando aproximar-se mais do governo. A atech acho que foi uma destas empresas conceituadas que se instalou no DF.

Se eu estiver errado me corrijam…