Salário de programador? Regulamentação?

Pessoal, em relação ao valor do contrato com a prefeitura e o número de funcionários alocados para trabalhar com a manutenção do sistema, a conta não é tão simples assim. Valor do contrato/número de funcionários. Não sei avaliar como foi todo o processo, mas, o fato é que a empresa desenvolveu um sistema que foi implantado no cliente e hoje, por deter o know-how, vende o serviço de manutenção do mesmo. É claro que o custo total não se deve exclusivamente ao valor da mão-de-obra. Não tenho como avaliar se a prefeitura está ou não pagando caro, mas, é claro que ela fez uma opção duvidosa (pelo menos aparentemente) de não ter equipe própria para absorver a tecnologia.

Quanto ao salário do programador, isso sempre foi assim, lei da oferta e procura. Mas, para um profissional bem formado, o mercado está comprador!

[quote=andre_salvati]
Pq estou falando da classe de trabalhadores como um todo e não apenas do meu caso. Vc já viu o que acontece quando tentam mexer no queijo de advogados, médicos e engenheiros?? E dos politicos então, nem se fala…[/quote]

Mas o que eles fazem é ruim, não bom. É mal exemplo. Eles protegem quem faz merda, acobertam quem deveria ser punido, encobrem as coisas e assim vai.

[quote=Ruttmann]
Porque o próprio programador não se valoriza…[/quote]

E por que acha que o programador que não se valoriza faz com que todos programadores da área sejam desvalorizados?

[quote=A H Gusukuma]Pessoal, em relação ao valor do contrato com a prefeitura e o número de funcionários alocados para trabalhar com a manutenção do sistema, a conta não é tão simples assim. Valor do contrato/número de funcionários. Não sei avaliar como foi todo o processo, mas, o fato é que a empresa desenvolveu um sistema que foi implantado no cliente e hoje, por deter o know-how, vende o serviço de manutenção do mesmo. É claro que o custo total não se deve exclusivamente ao valor da mão-de-obra. Não tenho como avaliar se a prefeitura está ou não pagando caro, mas, é claro que ela fez uma opção duvidosa (pelo menos aparentemente) de não ter equipe própria para absorver a tecnologia.

Quanto ao salário do programador, isso sempre foi assim, lei da oferta e procura. Mas, para um profissional bem formado, o mercado está comprador![/quote]

você é um profissional bem formado ? quando diz bem formado se refere à boa formação acadêmica ? ou experiências e conhecimentos adquiridos ?

[quote=douglaskd][quote=A H Gusukuma]Pessoal, em relação ao valor do contrato com a prefeitura e o número de funcionários alocados para trabalhar com a manutenção do sistema, a conta não é tão simples assim. Valor do contrato/número de funcionários. Não sei avaliar como foi todo o processo, mas, o fato é que a empresa desenvolveu um sistema que foi implantado no cliente e hoje, por deter o know-how, vende o serviço de manutenção do mesmo. É claro que o custo total não se deve exclusivamente ao valor da mão-de-obra. Não tenho como avaliar se a prefeitura está ou não pagando caro, mas, é claro que ela fez uma opção duvidosa (pelo menos aparentemente) de não ter equipe própria para absorver a tecnologia.

Quanto ao salário do programador, isso sempre foi assim, lei da oferta e procura. Mas, para um profissional bem formado, o mercado está comprador![/quote]

você é um profissional bem formado ? quando diz bem formado se refere à boa formação acadêmica ? ou experiências e conhecimentos adquiridos ?

[/quote]
Sim (com ressalvas!). Mas, não estou individualizando, estou falando de maneira geral.
O ideal é uma somatória das duas. Mas, o que conta muito é o esforço/dedicação pessoal.

A verdade é que a área de TI é uma mãe, os profissionais mais desprerados q encontrei não tinham formação na área (psicologia, artes plásticas). É verdade que existem alguns que não possuem formação, mas conseguem ter um bom desempenho, mas esses são exceção.

Vocês querem saber por que os programadores não são valorizados?

Te digo: por que em primeiro lugar não SE valorizam.
Posso falar com bastante segurança a respeito disto. Querem ver um exemplo?
Lá vai: alguns meses atrás comecei uma pesquisa sobre assédio moral em fábricas de software (http://www.itexto.net/devkico/?cat=63).
Um dos objetivos era obter o máximo de relatos possível pra poder dar uma cara estatística à coisa: mostrar a cara do agressor e do assediado. Nobre né? Pois é: neste processo saí atrás de diversos programadores famosos por aí. 5% ou menos me ajudaram (uma das respostas mais absurdas que recebi inclusive foi esta http://www.itexto.net/devkico/?p=1556).

Bom: o que eu ganhei com isto né? O que eu ganhei com esta pesquisa: ameaças de não conseguir mais emprego se continuasse divulgando este trabalho. Yeap: isto que vocês leram.
O que rola: todo mundo reclama muito, mas na hora de por a cara a tapa e ir fazer alguma coisa você normalmente vai sozinho (ou quase no meu caso).

Outro exemplo: por que sou um dos únicos blogueiros por aí que questiona pesquisas salariais como esta (http://www.itexto.net/devkico/?p=1594) por exemplo? Respondo: por que nossa casta foi imbecilizada e se borra de medo de lutar.

Na hora de reclamar, todo mundo vêm. Na hora de fazer poucos ficam.

[quote=kicolobo]Vocês querem saber por que os programadores não são valorizados?

Lá vai: alguns meses atrás comecei uma pesquisa sobre assédio moral em fábricas de software (http://www.itexto.net/devkico/?cat=63).
Um dos objetivos era obter o máximo de relatos possível pra poder dar uma cara estatística à coisa: mostrar a cara do agressor e do assediado. Nobre né? Pois é: neste processo saí atrás de diversos programadores famosos por aí. 5% ou menos me ajudaram (uma das respostas mais absurdas que recebi inclusive foi esta http://www.itexto.net/devkico/?p=1556).

Bom: o que eu ganhei com isto né? O que eu ganhei com esta pesquisa: ameaças de não conseguir mais emprego se continuasse divulgando este trabalho. Yeap: isto que vocês leram.
O que rola: todo mundo reclama muito, mas na hora de por a cara a tapa e ir fazer alguma coisa você normalmente vai sozinho (ou quase no meu caso).

Outro exemplo: por que sou um dos únicos blogueiros por aí que questiona pesquisas salariais como esta (http://www.itexto.net/devkico/?p=1594) por exemplo? Respondo: por que nossa casta foi imbecilizada e se borra de medo de lutar.

Na hora de reclamar, todo mundo vêm. Na hora de fazer poucos ficam.[/quote]

E o que vc propõe pra mudar isso? Regulamentação??

Óbvio que não.
O que proponho é questionar, não aceitar de cara o que te jogam, por a cara a tapa, não ter medo de dizer não, mas mais importante de tudo, criar coragem e exigir respeito ao invés de apenas reclamar. E no mínimo alertar os demais que ainda jao perceberam estas geladas e acham normal.

[quote=kicolobo]Óbvio que não.
O que proponho é questionar, não aceitar de cara o que te jogam, por a cara a tapa, não ter medo de dizer não, mas mais importante de tudo, criar coragem e exigir respeito ao invés de apenas reclamar. E no mínimo alertar os demais que ainda jao perceberam estas geladas e acham normal.[/quote]

Desculpa, mas eu não acredito em Papai Noel. Se deixar para o indivíduo não resolve, brasileiro é acomodado por natureza.

Só regulamentando mesmo, não quero mais ver artistas plásticos e psicólogos gerenciando projetos críticos de TI.

[quote=andre_salvati][quote=kicolobo]Vocês querem saber por que os programadores não são valorizados?

[/quote]

Não acho que a criação de conselhos de classes ajudem a resolver o problema. Burocracia por burocracia, já existem os sindicatos. Se eles não funcionam é porque as pessoas não participam.

[quote=andre_salvati]

Desculpa, mas eu não acredito em Papai Noel. Se deixar para o indivíduo não resolve, brasileiro é acomodado por natureza.

Só regulamentando mesmo, não quero mais ver artistas plásticos e psicólogos gerenciando projetos críticos de TI.[/quote]

Por que não os manda embora?

Ainda não entendi qual o problema. Alguém te obrigou a trabalhar para artistas plásticos e psicólogos? É isso?

Vc iria num açougueiro fazer uma cirurgia no coração!!! Se não entendeu agora, desculpa, não tenho mais como explicar…

Vc iria num açougueiro fazer uma cirurgia no coração!!! Se não entendeu agora, desculpa, não tenho mais como explicar…[/quote]

Cara, como esse argumento é chato.

Primeiro que um açougueiro não pode operar um coração. Sabe por quê? Porque só existe uma forma de se aprender a operar o coração, que é numa faculdade de medicina. Você NÃO PODE comprar um cadáver por aí e treinar técnicas de operar coração, nem pode baixar um ser humano da internet e operar o coração dele.

Por tanto, só há uma forma de se aprender a ser médico, cursando medicina. Então é PROÍBIDO POR LEI um açougueiro operar um coração, porque ele não aprendeu a operar um coração.

Enquanto artistas plásticos e psicólogos podem bem aprender a programar, já que o conhecimento para tal está aí para todos, sem restrições.

A quem defende essa aberração de conselho vai um “causo” acontecido com uma conhecida minha recentemente. Ela, há uns 10 anos, formou-se em administração e se registrou no Conselho Regional de Administração. Pagou um ano e como não estava trabalhando na área não pagou mais. Agora está sendo executada judicialmente por todos os anos que deixou de pagar. E para surpresa dela, e minha também, quando soube, a anuidade do CRA, assim como a de TODOS os outros conselhos de classe, é uma categoria de tributo. Ou seja você TEM que pagar e pronto, não tem como, nem pra onde recorrer.

Ah, mas ela devia ter cancelado, devia ter feito isso, feito aquilo. Sim, devia. Mas ela está sendo processada por uma porcaria de um órgão inútil que nunca fez nada por ela e que muito pouco faz por qualquer um formado em administração. Ou vocês já ouviram falar de grandes feitos do CRA? Só serve pra encher as burras de suas diretorias.

É isso que vocês querem pra nós?

Eu concordo em gênero, número e grau com o Kiko nesse assunto. Nós não nos damos valor, e ter a esperança que virá um príncipe encantado montado no cavalo branco de um conselho pra nós salvar é inocência e preguiça demais pro meu entendimento.

P.S. Por essas chatices que tenho participado cada vez menos das discussões do GUJ.

Vc iria num açougueiro fazer uma cirurgia no coração!!! Se não entendeu agora, desculpa, não tenho mais como explicar…[/quote]

Cara, como esse argumento é chato.

Primeiro que um açougueiro não pode operar um coração. Sabe por quê? Porque só existe uma forma de se aprender a operar o coração, que é numa faculdade de medicina. Você NÃO PODE comprar um cadáver por aí e treinar técnicas de operar coração, nem pode baixar um ser humano da internet e operar o coração dele.

Por tanto, só há uma forma de se aprender a ser médico, cursando medicina. Então é PROÍBIDO POR LEI um açougueiro operar um coração, porque ele não aprendeu a operar um coração.

Enquanto artistas plásticos e psicólogos podem bem aprender a programar, já que o conhecimento para tal está aí para todos, sem restrições.

A quem defende essa aberração de conselho vai um “causo” acontecido com uma conhecida minha recentemente. Ela, há uns 10 anos, formou-se em administração e se registrou no Conselho Regional de Administração. Pagou um ano e como não estava trabalhando na área não pagou mais. Agora está sendo executada judicialmente por todos os anos que deixou de pagar. E para surpresa dela, e minha também, quando soube, a anuidade do CRA, assim como a de TODOS os outros conselhos de classe, é uma categoria de tributo. Ou seja você TEM que pagar e pronto, não tem como, nem pra onde recorrer.

Ah, mas ela devia ter cancelado, devia ter feito isso, feito aquilo. Sim, devia. Mas ela está sendo processada por uma porcaria de um órgão inútil que nunca fez nada por ela e que muito pouco faz por qualquer um formado em administração. Ou vocês já ouviram falar de grandes feitos do CRA? Só serve pra encher as burras de suas diretorias.

É isso que vocês querem pra nós?

Eu concordo em gênero, número e grau com o Kiko nesse assunto. Nós não nos damos valor, e ter a esperança que virá um príncipe encantado montado no cavalo branco de um conselho pra nós salvar é inocência e preguiça demais pro meu entendimento.

P.S. Por essas chatices que tenho participado cada vez menos das discussões do GUJ.[/quote]

Se este argumento contra “artistas” e “músicos” fosse válido, então não teríamos uma Apple.
Excelente argumento YvGA.

[quote=andre_salvati]

Por que você acha que o médico fica desvalorizado quando pessoas morrem na mão de açougueiros?

Eu poderia apostar que neste caso os médicos seriam ainda mais valorizados, e não menos!

[quote=rmendes08][quote=andre_salvati][quote=kicolobo]Vocês querem saber por que os programadores não são valorizados?

[/quote]

Não acho que a criação de conselhos de classes ajudem a resolver o problema. Burocracia por burocracia, já existem os sindicatos. Se eles não funcionam é porque as pessoas não participam. [/quote]

Minha opinião também.

Dá pra ver aqui o problema. O pessoal prefere comentar “do açougueiro que faz cirurgia cardíaca” do que um assunto como esse.

Essa semana eu fiquei muito desconfortável. O SINDPD aqui de Santa Catarina tem lutado muito pra melhorar a situação dos profissionais de TI da nossa região. Apareceram 2 representantes do sindicato, entregaram uns panfletos pro pessoal e fizeram alguns comentários(tá um clima tenso entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores aqui em SC).

Meus colegas de trabalho ridicularizaram os caras. Ficaram fazendo comentário idiota depois que eles saíram.

O povo reclama pra caramba mas não corre atrás! Quantos que tão reclamando aqui já foram em uma Assembléia de Sindicato que seja? Nem que fosse só pra ouvir?

Ninguém para pra pensar para quê serve um sindicato? Preferem continuar carregando os maus exemplos de sindicatos de outras áreas, geridos por pessoas de mau caráter…

Aí acontece o que? Gente reclamando da situação e fazendo chacota com está lutando pro negócio mudar.

Eu também acho que regulamentação não é o melhor caminho. O melhor caminho é união, para com essa mania idiota de fazer “briga de tecnologia”, .Net brigando com Java e etc…

No fim das contas tá todo mundo no mesmo barco furado…

Por que você acha que terá mais sucesso e ser valorizado se criar uma organização política ao invés de um produto de software?

Para quem foi essa pergunta?