Salário Programador

[quote=albssm]Tudo bem pesoal?!

Seguinte! :shock: Voces não acham, sequer desconfiam, que o salario não depende da região ou da PJ ou de coisa nenhuma? a não ser da realidade do mercado de software e valorização da área(profissional) em cada região(o que pagam pelo produto!!!)?! Se uma empresa não investe ou não valoriza numa região, não tem como pagar bem ou receber melhor para tanto! NÓS É QUE NOS DAMOS O VALOR!! E IMPOMOS O MERCADO PELA NOSSA VALORIZAÇÃO!!

Explico! se um médico, por exemplo, estabelece seu valor, sua profissão e sua ética, nunca se discutirá o valor da consulta ou de uma cirurgia, não é?! (voce discute?:slight_smile: todos se “nivelam”.

Nós desenvolvedores, analistas, programadores, ou qualquer titulo não definido legalmente que exista, vende “a mãe”(me desculpem"!) para se colocar ou “ser experto” e ganhar mais que os outros.

Na verdade somos “gênios” de conhecimento e capacidade mas não nos damos valor da forma certa, basta entrar nestes foruns e perceber isso. Acho que deveriamos ter uma entidade de classe ou conselho NACIONAL para defender nossa ética e nosso valor frente ao mercado de trabalho e as profissões existentes(nem sequer profissão reconhecida é a de programador, analista , desenvolvedor, etc…), todo mundo inventa, mas não sustenata!!!

Gostaria de ver um dia nossa profissão equiparada com outras que a muitos e muitos anos se mantém com a devida ética, o devido respeito, consideração e valorização que merecem, pelo conhecimento e capacidade adquirido. excluindo os que não se qualificam!!

Interesse de quem ou de quantos é o de manter nossa classe desunida e muito competitiva!!!???

abraço a todos :lol:[/quote]

Cara, de boa, isso já foi discutido aqui no forum umas 500 vezes e nunca se chegou em um consenso, apenas brigas, brigas e mais brigas. Melhor
esquecer essa história, ou tentar discutir em outro forum, aqui, você não vai chegar a lugar nenhum. Se quer saber a opinião do pessoal daqui,
procure sobre regulamentação da profissão aqui na busca do forum.

Isso varia de acordo com a experiência e a região do país onde você reside. :wink:

[quote=lavh][quote=albssm]Tudo bem pesoal?!

Seguinte! :shock: Voces não acham, sequer desconfiam, que o salario não depende da região ou da PJ ou de coisa nenhuma? a não ser da realidade do mercado de software e valorização da área(profissional) em cada região(o que pagam pelo produto!!!)?! Se uma empresa não investe ou não valoriza numa região, não tem como pagar bem ou receber melhor para tanto! NÓS É QUE NOS DAMOS O VALOR!! E IMPOMOS O MERCADO PELA NOSSA VALORIZAÇÃO!!

Explico! se um médico, por exemplo, estabelece seu valor, sua profissão e sua ética, nunca se discutirá o valor da consulta ou de uma cirurgia, não é?! (voce discute?:slight_smile: todos se “nivelam”.

Nós desenvolvedores, analistas, programadores, ou qualquer titulo não definido legalmente que exista, vende “a mãe”(me desculpem"!) para se colocar ou “ser experto” e ganhar mais que os outros.

Na verdade somos “gênios” de conhecimento e capacidade mas não nos damos valor da forma certa, basta entrar nestes foruns e perceber isso. Acho que deveriamos ter uma entidade de classe ou conselho NACIONAL para defender nossa ética e nosso valor frente ao mercado de trabalho e as profissões existentes(nem sequer profissão reconhecida é a de programador, analista , desenvolvedor, etc…), todo mundo inventa, mas não sustenata!!!

Gostaria de ver um dia nossa profissão equiparada com outras que a muitos e muitos anos se mantém com a devida ética, o devido respeito, consideração e valorização que merecem, pelo conhecimento e capacidade adquirido. excluindo os que não se qualificam!!

Interesse de quem ou de quantos é o de manter nossa classe desunida e muito competitiva!!!???

abraço a todos :lol:[/quote]

Cara, de boa, isso já foi discutido aqui no forum umas 500 vezes e nunca se chegou em um consenso, apenas brigas, brigas e mais brigas. Melhor
esquecer essa história, ou tentar discutir em outro forum, aqui, você não vai chegar a lugar nenhum. Se quer saber a opinião do pessoal daqui,
procure sobre regulamentação da profissão aqui na busca do forum.[/quote]

[/quote]
legal, obrigado pela dica amigo, vou cuidar da minha vida mesmo, mudar meu pensamento…jamais!..bom futuro a todos!![/quote]

Eu acho que o mercado tem variado muito por causa das pessoas que realmente se prostituem e se submetem a salários baixos. Foi a mesma coisa com a área de Hardware e manutenção de computadores, hoje qualquer um que lê um tutorial de auto denomina técnico de informática. Acho que todos nós programadores temos que nos valorizar, pois entendemos coisas dificeis, passamos anos estudando para aprender tudo isso. O que dá dinheiro é saber cobrar o seu conhecimento. Falar: Eu sei fazer e é tanto! não quer ?Entao, pau no vosso…c#. Também acho que quem reclama de salário tá um pouco desatualizado do mercado, até mesmo para programador vb.net estao pagando bem hoje em dia…logicamente, nao vao pagar pra pessoas que não passarem nos testes…quer ser um grande programador e passar em todos os teste?..ABRE O BLOCO DE NOTAS E COMEÇA…quando souber e tiver confiaça utilize as IDE’s disponiveis…Abraço e não pergunte quanto vale seus serviços…Quem manda é vc. :evil:

Pessoal

O problema dos baixos salários é o seguinte:

1. Empresas não querem pagar bem pois não enxergam vantagem nisso: o resultado é sempre o mesmo na maioria dos casos

2. Programadores querem ganhar bem sempre: Java, Ruby, PHP por sí só não agregam nada ao negócio da empresa.

Dica:

Programadores:

invistam em inovação, coisas novas e que possam dar dinheiro ou melhorar a vida dos outros … isso sim dá dinheiro e é valorizado

MAS

procurem empresas que dão valor à inciativas de inovação e que possuam políticas claras de cargos e salários.

ENTAO

Eu sei que é muito difícil, mas NÃO É IMPOSSÍVEL.

Att

Fico me perguntando ate quando pessoas inocentes vao ficar chateadas pq nao ganham o que “merecem”…

Acorda minha gente, a conta é simples:

• “Ganho X. Quero 50% de aumento chefe.”
  • “Tem alguem querendo pagar mais por vc?”
  • “Sim chefe. Ja tenho proposta.”

–> chefe faz as contas… se esse cara SAIR, perderei dinheiro? ou posso substitui-lo sem perdas?
—> posso: “Blz amigao vai com Deus”.
—> nao posso por enqto: “Ok, aumento fechado”

Agora nao caia no erro de BLEFAR.
E quando combinar algo, seja na propria empresa, ou indo pra outra, estabeleça PERIODOS pras negociacoes (Ex: esse salario é pra 1 ano… nao vou mandar CV nem nada)
Vencendo esse periodo negocio de novo.

Seu nome no mercado vale mais de que uns reais a mais. Ninguem gosta de “leiloeiros” que pede aumento a cada 2 meses pq recebeu outra proposta.

Boa!

Isto reflete muito a maturidade e caráter do profissional.

Seja sincero consigo mesmo … se coloque no lugar do seu chefe e pergunte se vc merece mesmo. Se a resposta for sim com 3 argumentos irrebatíveis pode ir na coragem …

Agora caso seu chefe seja um “mala” ou a empresa for um “atraso” procure outro lugar pra trabalhar.

At+

Desde 2008 já é a quarta vez que revivem o tópico .

Citaram que nao importa região para salário , claro que importa , SP/rj tem que ganhar mais pq o custo de vida é bem maior.

Bom, de certa forma as metodologias e fábricas de software foram o grande diferencial para mercantilizar e tabelar os preços de quanto vale um peão Java ou C#, por aí vai, é a desvalorização do profissional, não quer, tem 10 na fila que querem, com os métodos ágeis e procedimentos padrões, o programador criativo que cria códigos mirabolantes e bem elaborados foi abortado, querem apenas coders regulares que cumpram o prazo, e o Java é a linguagem perfeita pra isso, disciplina e disciplina, quer ganhar mais? chamo o outro, custa menos e vai produzir o mesmo resultado.

É claro que ganham salário baixo, o cara não tem nada de destaque, como dizem na lista de .Net Architects, tem 10 anos de experiência mas até hoje só sabe fazer CRUD que qualquer estagiário também faz. Vamo estudar galera, vamos nós diferenciar em relação ao resto, não é só saber Java não.

Se você pagar bananas, só vai conseguir contratar macacos." (John Maxwell)

Tão falando ai de salários de 700 reais, só se for pra estagiário, caso contrário é preferivel ficar em casa estudando enquanto procura algo melhor.

Cara não pode ser apenas um bom programador, precisa ser um bom funcionário e ser esperto… precisa estar sempre atento as tendencias e estar sempre preparado…
Porém nem sempre pode esperar, isso em qualquer profissão, que a sorte bata a sua porta…
Hoje ganho bem… pelo menos considero isso… porém nunca conte soamente com a sorte…
Vou deixar alguns links interessantes… para que possa tirar suas proprias conclusões…

http://blog.maisestudo.com.br/atitudes-para-alavancar-a-carreira/
http://www.dicasprofissionais.com.br/dicas2.asp?id=3

Tópico ultrapassando gerações rs

ops, double post!

Caros amigos.
Na minha humilde opinião é que temos profissionais que aceitam a fazer qualquer serviço de free lance cobrando muito baixo. Sempre encontro este tipo de programadores no meu caminho. Pouca experiência, pouca valorização do próprio trabalho. Cabe a nós mesmos mudar este cenário. Além do mais todos acham que programam. Veja um exemplo: Certo dia um prefeito de uma cidade do interior de Minas me procurou por indicação para desenvolvesse um site. Eu disse não desenvolvia sites e sem programas corporativos. Para minha surpresa ele disse: Então meu filho de 8 anos faz igual! Desta forma fica difícil. “Todos programam!”
Abraços.

Minha opinião é a seguinte:
Programador Junior no RJ tem salario médio entre 1100 - 1800 reais. Isso por que, programador não é um cargo de nível superior, é cargo de nivekl técnico.
Você faz o curso técnico de informática e pode trabalhar com manutenção, programação… as empresas exigem para o cargo de programador que você esteja CURSANDO o ensino superior, não requer formação.
Cargo de nível superior é ANALISTA de sistemas. que peloq ue vejo recebe entre 3200 a 4500 em nível júnior, o que mostra que esta na mesma faixa de outras profissões.

agora… você quer viver o resto da vida como analista? como programador?? por que não estuda pra virar um arquiteto? ou um consultor?

tenho amigos que são consultores e cobram 80 reais a hora. um deles recebeu convite de uma multinacional oferecendo pagar a ele 28 mil reais para trabalhar na empresa dele. Contrato fixado de 5 anos.

Agora… quer ser programador (cargo de nivel técnico), não pode reclamar muito de salário.

Mas quando vc fala de analista de sistemas está falando está falando de gente que levanta requisitos, escreve documentos? Alguns como eu não gostam dessa área e discordo da sua opinião de que programador tem que ganhar pouco, existe uma diferença absurda entre alguém que faz um curso técnico e alguém com curso superior ou com anos de experiência

Pra mim programar é uma área tão nobre quanto análise, desvalorizar a área resulta no que você tanto vê por aí: código mal feito. Acredito que tem muita gente ganhando bem fora do país programando

[quote=victorcosta]Mas quando vc fala de analista de sistemas está falando está falando de gente que levanta requisitos, escreve documentos? Alguns como eu não gostam dessa área e discordo da sua opinião de que programador tem que ganhar pouco, existe uma diferença absurda entre alguém que faz um curso técnico e alguém com curso superior ou com anos de experiência

Pra mim programar é uma área tão nobre quanto análise, desvalorizar a área resulta no que você tanto vê por aí: código mal feito. Acredito que tem muita gente ganhando bem fora do país programando[/quote]

cara, médicos e enfermeiros tem o mesmo salario?

e sim, nos estados unidos programador ganhando media de 66k anuais, e analistas ganhando 110k anuais.

ganha bem? sim, ganha! ganhar a mesma coisa? jamais.

o eletricista tem o mesmo salario que o engenheiro eletricista?
o engenheiro eletricista faz as ligações ou ele especifica como e onde elas devem ser feitas?

jaja você vai querer que faxineiro receba o mesmo que um cara formado em engenharia nuclear ¬¬.

você é programador hoje, se quiser pode virar analista e ganhar mais, ou pode ficar como programador ganhando o que ganha.

[quote=Elizeu_Santos]e sim, nos estados unidos programador ganhando media de 66k anuais, e analistas ganhando 110k anuais.

ganha bem? sim, ganha! ganhar a mesma coisa? jamais.

o eletricista tem o mesmo salario que o engenheiro eletricista?
o engenheiro eletricista faz as ligações ou ele especifica como e onde elas devem ser feitas?

jaja você vai querer que faxineiro receba o mesmo que um cara formado em engenharia nuclear ¬¬.

você é programador hoje, se quiser pode virar analista e ganhar mais, ou pode ficar como programador ganhando o que ganha.
[/quote]

Vejo diferença nenhuma nos salários aqui pra programador/analista, aliás nem distinção tem

http://www.glassdoor.com/Salaries/senior-systems-analyst-programmer-salary-SRCH_KO0,33.htm

E você tá viajando nisso de que programador é cargo pra nivel técnico e analista nível superior, como isso se não tem regulamentação nenhuma?