SAP NetWeaver Developer Day para desenvolvedores JEE/ABAP

No primeiro dia do SAP Forum - maior evento sobre SAP no Brasil - a SAP promoverá o SAP NetWeaver Developer Day para desenvolvedores JavaEE e ABAP. Mais detalhes sobre o evento no convite abaixo:

As vagas são limitadas, então quem quiser conferir as palestras sobre a plataforma SAP NetWeaver JavaEE deve inscrever-se o quanto antes!

Inscrições: http://www.sap.com.br/sapnwdd/ficha.php

Até lá!

Sei que já devem ter perguntado isso 300x… mas tá tendo demanda por profissionais certificados em netweaver ?

Tambem gostaria de saber!!
Estou qrendo fazer o curso mais não vejo muita demanda para o netweaver

Olá pessoal,

O mercado precisa de bons desenvolvedores que conheçam NetWeaver, e isso vai crescer ainda mais nos próximos anos. Hoje, a curva de aprendizagem das tecnologias do chamado “mundo SAP” é bem menor do que imaginamos. Os desenvolvedores JEE experientes se sentirão confortáveis em aplicar tudo o que sabem no NetWeaver.

[]s

[quote=Laércio Queiroz]Hoje, a curva de aprendizagem das tecnologias do chamado “mundo SAP” é bem menor do que imaginamos. Os desenvolvedores JEE experientes se sentirão confortáveis em aplicar tudo o que sabem no NetWeaver.
[/quote]

Eu bem que tentei acreditar nisso, mas 3 consultorias já vieram aqui fazer provas de conceito do Netweaver e até o presente momento ninguém conseguiu me mostrar como disponibilizar a API do SAP via EJB/Web Services.

[quote=Rafael Nunes][quote=Laércio Queiroz]Hoje, a curva de aprendizagem das tecnologias do chamado “mundo SAP” é bem menor do que imaginamos. Os desenvolvedores JEE experientes se sentirão confortáveis em aplicar tudo o que sabem no NetWeaver.
[/quote]

Eu bem que tentei acreditar nisso, mas 3 consultorias já vieram aqui fazer provas de conceito do Netweaver e até o presente momento ninguém conseguiu me mostrar como disponibilizar a API do SAP via EJB/Web Services.[/quote]

Oi Rafael,

A não ser que o seu caso tenha alguma peculiaridade,… acho isto estranho! Costumamos fazer alguns exercícios deste tipo até em sala de aula.

[]s

… e sem querer ser leviano,… talvez tenha sido um problema de consultoria e não de plataforma. :smiley:

[]s

[quote=Rafael Nunes]
Eu bem que tentei acreditar nisso, mas 3 consultorias já vieram aqui fazer provas de conceito do Netweaver e até o presente momento ninguém conseguiu me mostrar como disponibilizar a API do SAP via EJB/Web Services.[/quote]

Que API do SAP? ABAP? Java? Serviços de algum módulo?

Eu me referia ao serviços, independente de como serão disponibilizados.
Por exemplo queria fazer uma consulta a um determinado cliente/fornecedor. Provavelmente já deve haver uma ABAP que faz isso, mas eu queria isto disponibilizado via EJB/Web Service. E isso com os demais serviços.

Via EJB Impossível. Mas via WebServices é bem tranquilo. Qual versão do SAP que a tua empresa usa?

Até o momento nenhuma.
Queríamos exatamente ver as possibilidades de integração com nossas outras aplicações para decidir sobre a adoção de SAP ou não.

E engraçado que de todas as três consultorias que vieram apresentar o Netweaver, as 3 disseram que era completamente viável e possível utilizar qualquer serviço do SAP via EJB.

pq não?

Você pode criar EJBs que consomem esses serviços. Mas o ERP só disponibiliza os serviços via WebServices ou RFC.

Mas é isso que ele quis dizer (eu acho). Consumir os serviços do R/3, por exemplo… usando um EJB. Mas, enfim,… rs

Olá pessoal,
alguem saberia dizer como consigo os slides das palestras que ocorrem no NetWeaver Developer Days? Se ja´estao disponiveis em algum lugar, procurei no SDN e não as encontrei…

Obrigado