SCEA 5 Cleared

Bom dia a todos,

Galera, quero compartilhar a minha alegria! Passei no SCEA5! Muito obrigado ao GUJ e seus membros, pois certamente grande parte da minha formação foi através daqui.

[]s

Ferryman

Parabéns cara!
Qual foi sua fonte de estudo para a prova? E o que achou do projeto?

Parabéns .

Então,

Eu não estudei exatamente para a prova. Estudei tópicos que acho interessante para quem deseja atuar como arquiteto.

os livros que eu lí e que contribuiram para passar na prova foram:
Domain Driven Design
Patterns of Enterprise Application Architecture
Design patterns
Enterprise Integration Patterns

O resto foi conhecimento adquirido trabalhando com a plataforma JEE. É preciso conhecer a spec, porém nada muito profundo. Uma boa estudada no JEE Tutorial já ajuda bastante na prova.

Com relação ao projeto:
Requisitos mal formulados e com ambiguidades.
eles fornecem um Modelo de domínio bem básico (e até com alguns erros).
Há requisitos de integração com outros sistemas, performance, escalabilidade, segurança e disponibilidade.
O importante nesta etapa é justificar bem cada decisão, e as coisas que estamos assumindo.
Investi aproximadamente 40 para elaborar o projeto.

O que não gostei é que agora o resultado final é apenas PASS ou FAIL, portanto não dá pra saber onde é preciso melhorar.

[]s

Primeiramente quero parabeniza-lo pela conquista, certamente é motivo de muito orgulho! Parabéns de novo!

Gostaria de algumas dicas nesses pontos citados e quem sabe em alguns correlatos:

Há alguma literatura recomendada? Quais? Tem cases exemplos?

Muito obrigado e parabéns de novo!

Parabéns! Show de bola!

Você possui outras certificações?

Valeu pessoal,

Não tenho nenhuma outra certificação, fiz direto SCEA.

Com relação aos requisitos que citei, não usei nenhuma literatura especifica pra isso. É importante conhecer estratégias de deploy(cluster), os mecanismos de segurança do JEE, web services, JMS.

Há um artigo recente da revista mundo java que tem um case com os requisitos muito parecidos com a própria SCEA.

No projeto eu organizei minha camada de negócios utilizando um modelo de domínio rico, e uma camada de aplicação acima da camada de dominio que orquestrava os objetos de negócio para realizar as operações necessárias.

[]s