Segurança no Linux

pessoal, eu sei que o linux é um sistema mais seguro que o windows por exemplo. mas qual seriam as desvantagens (se é que existem) do sistema em relação a segurança

As pessoas se confiam demais na suposta segurança do Linux e descuidam de passos básicos.

Além disso, que eu lembre, não tem antivírus.

1 curtida

Um dos pontos que torna o linux mais seguro é a forma como o root (equivalente ao administrador do windows) é tratado no sistema. Toda ação que necessita de acesso power, o usuário precisa colocar a senha de root (que dá acesso super de forma temporária), nada é feito sem que essa senha seja informada, o que é diferente no windows onde aparece apenas uma tela de confirmação.

Porém, o linux não é livre de vírus, não é um sistema 100% seguro. Se o usuário fazer uso de algum software mal intencionado e informar a senha de root, por exemplo, o código será executado, causando danos ao sistema.

Recomendo a leitura desse texto: As verdades sobre o Linux: Afinal por que o sistema não pega vírus?

Respondendo a pergunta sobre citar uma desvantagem é que

o sistema Linux pode ser danificado por qualquer software malicioso como qualquer outro sistema

1 curtida

pelo que pesquisei, apesar do Linux ser um sistema mais seguro, ele não é invulnerável. porém gostaria de saber se há outras desvantagens além dessa. Irei dar uma lida no texto para dar uma conferida

eu acho que tem antivírus, não?

Sim, tem antivírus, mas não são nativos do OS, o Windows por exemplo já vem o Windows Defender na própria instalação.

1 curtida