Select no Thymeleaf

Boa tarde!

Preciso de uma ajuda dos integrantes do Fórum, é o seguinte. Estou desenvolvendo uma aplicação cpm Java e SpringBoot e preciso implementar uma view onde terá um select que trará a informação do banco Mysql, até ae tudo bem, o problema e que preciso que ao selecionar o primeiro select ele faça uma busca no banco e e libere o segundo select conforme o id do primerio e assim sucessivamente, ou seja , uma busca por relacionamento.
Tudo isso com o thymeleaf.

Fico no guardo.

E qual a dúvida?

@darlan_machado A dúvida é que não sei como implementar isso com o thymeleaf, pesquisei aqui e não vi nada que pudesse ajudar, se vc tiver alguma ideia fico grato.

Ok, vamos lá.
Você vai precisar implementar uma chada a uma função javascript que dispare uma requisição ajax e, assim, permita popular a outra combo de forma dinâmica.

Isto é independente de thymeleaf. Limita bastante o resultado de suas pesquisas colocando thymeleaf no critério de busca.

Segue o que @darlan_machado te sugeriu fazer:

HTML:

<select onchange="changeSelect1(this)">
  ...
</select>

JS:

    function changeSelect1(select1) {
      var id = select1.options[select1.selectedIndex].value;

      //faz a requisicao ajax pro seu back-end e preenche o select2 a partir do item selecionado no select1
      //com jquery fica mais fácil
    }

@darlan_machado, @javaflex , Eu nunca trabalhei com ajax vou ver se consigo alguma coisa com o JQuery, mas como ficaria essa requisição ao backend, pois eu utilizo o thymeleaf para fazer a comunicação back e front e vc disse que o thymeleaf limita o resultado ?

O que você usa no back-end, servlet puro ou com spring mvc?

Como o que voce necessita nao depende do thymeleaf, sua busca no google vem menos resultados se colocar a palavra thymeleaf.

Em relacao a back-end x ajax voce deve pesquisar por exemplo: spring mvc ajax

@javaflex, Entendi, achei que vc tinha dito sobre o resultado do backend, eu estou utilizando o springboot no back.

Eu migraria 100% para algum SPA (angular, por exemplo) e abandonaria o thymeleaf. Acho ele desajeitado e estranho. Muito mais simples usar só jquery e bootstrap no front ou o angular mesmo.

No próprio site da Spring tem exemplos com Spring Boot:


Mas nao se limite a eles, pesquise no google que tem uma infinidade de materiais. O ideal seria parar um pouco para estudar java script, ajax, jquery e HTTP.

É verdade @darlan_machado, so que já tenho muita coisa pronta e preciso apresentar este material, a intenção será posteriormente fazer isso, implementar uma api rest Json e consumir com angular, mas para agora não tenho como fazer porque a linha de aprendizagem do angular é bem complexa.

@javaflex Eu tenho sérios problemas com o javascript é uma relação que ainda não deu certo, mas vou ter que insitir se quero ter um bom frontend, achei alguns exemplos prontos em jquery e javascript vou ver se consigo adaptar à minha necessidade, mas até o momento obrigado pela ajuda de todos.

Não tem saída, é a linguagem usada para o front-end que você está atendendo. Existem facilitadores como a biblioteca jquery, que eu prefiro por ser leve e facilitar as coisas sem me tirar a liberdade de programar. Já os mais jovens principalmente, preferem algo mais declarativo do que imperativo, como por exemplo Reactjs, Angular, Vue, etc.

Só se você tem problemas com javascript (que é o caso, conforme sua resposta).