Será que JSP é uma tecnologia ultrapassada?

Gostaria saber se pode se considerar uma tecnologia ultrapassada?

Pode considerar JSP como ultrapassado sim, faz muitos anos que não é mais usado em novos projetos no mercado.

Obrigado.

Mas seria “mal” se eu usasse em um projeto de 2021?

Se o projeto é teu, pode usar até Clipper se quiser.

2 curtidas

O projeto é pra uma instituição de ensino em que trabalho.

Mas obrigado, vou dar uma pesquisada sobre Clipper que recomendaste.
Qualquer coisa volto a dar o feedback @javaflex

Não recomendei e nem recomendo Clipper. É apenas uma comparação com um cenário muito pior de tecnologia ultrapassada, mas que nada impede do proprietário do projeto usar se quiser, assim como JSP.

Para novas aplicações Java hoje é usado mais pra backend. Entao nesse caso recomendo aplicação Spring Boot no back-end e Angular no front-end.

2 curtidas

Caso vc queira algo que seja feito parecido com JSP, mas que seja melhor, pode ir tb de spring com thymeleaf. Porém, hoje em dia o que está sendo mais usado é o que o colega @javaflex mencionou msm (angular no frontend, por exemplo).

2 curtidas

@javaflex, desculpa bro, por entender que era recomendação. Thanks.
Apesar de trabalhoso, vou terminar esse projeto, é de inscrição para uma instituição.
Depois vou melhorar, já estudando o angular que agora sim, recomendas. Srsrsrsr
Obrigado.
@Lucas_Camara Obrigado.
E se tem algum link onde posso estudar angular ja agradeço.

Quanto a isso, faça o que pediram mesmo, pois não é algo que vai ter que se preocupar em manter depois.

Sobre como estudar Angular, pesquisa no YouTube o curso que quiser. Exemplo: https://youtube.com/playlist?list=PLdPPE0hUkt0rPyAkdhHIIquKbwrGUkvw3

Melhor usar o Django, muito mais rápido o desenvolvimento e mais fácil!

Sei nada sobre Django, mas claro, vou pesquisar.
Mas será que usa java?.. Porque quero mergulhar + em tecnologia java…

Django é python, se não me engano.

@jallisson_jallis é esse Django que tem um esquema de gerar as telas do sistema com base no banco de dados?

sim eu desenvolvi um sistema para empresa de fretamento em Django, pensei no Java mais o framework do pyhton foi mais proveitoso, nao mexi nada de sql.

documentação Django.
https://docs.djangoproject.com/pt-br/3.2/

JSP começa bem, mas se voce tiver algo mais complexo e ter que ficar misturando a logica do negocio com a exibição HTML/JavaScript no cliente pode se tornar um pesadelo.

A menos que usa JSP apenas para a camada cliente.

Struts é uma evolução e extensão do JSP.

Os mentores do Java dentro da Oracle falam em JSF e Facelet para trocar a camada JSP.

Algumas sugestões de frameworks Java.

JSP pode ser usado como base pra se construir muita coisa legal a exemplo do Struts.

Pode estar ultrapassado para fazer uma simples pagina mas não necesariamente para desenvolver uma boa ferramenta.