Será que JSP é uma tecnologia ultrapassada?

13 respostas
java
K

Gostaria saber se pode se considerar uma tecnologia ultrapassada?

13 Respostas

javaflex

Pode considerar JSP como ultrapassado sim, faz muitos anos que não é mais usado em novos projetos no mercado.

K

Obrigado.

Mas seria “mal” se eu usasse em um projeto de 2021?

javaflex

Se o projeto é teu, pode usar até Clipper se quiser.

K

O projeto é pra uma instituição de ensino em que trabalho.

Mas obrigado, vou dar uma pesquisada sobre Clipper que recomendaste.
Qualquer coisa volto a dar o feedback @javaflex

javaflex

Não recomendei e nem recomendo Clipper. É apenas uma comparação com um cenário muito pior de tecnologia ultrapassada, mas que nada impede do proprietário do projeto usar se quiser, assim como JSP.

Para novas aplicações Java hoje é usado mais pra backend. Entao nesse caso recomendo aplicação Spring Boot no back-end e Angular no front-end.

Lucas_Camara

Caso vc queira algo que seja feito parecido com JSP, mas que seja melhor, pode ir tb de spring com thymeleaf. Porém, hoje em dia o que está sendo mais usado é o que o colega @javaflex mencionou msm (angular no frontend, por exemplo).

K

@javaflex, desculpa bro, por entender que era recomendação. Thanks.
Apesar de trabalhoso, vou terminar esse projeto, é de inscrição para uma instituição.
Depois vou melhorar, já estudando o angular que agora sim, recomendas. Srsrsrsr
Obrigado.
@Lucas_Camara Obrigado.
E se tem algum link onde posso estudar angular ja agradeço.

javaflex

Quanto a isso, faça o que pediram mesmo, pois não é algo que vai ter que se preocupar em manter depois.

Sobre como estudar Angular, pesquisa no YouTube o curso que quiser. Exemplo: https://youtube.com/playlist?list=PLdPPE0hUkt0rPyAkdhHIIquKbwrGUkvw3

jallisson_jallis

Melhor usar o Django, muito mais rápido o desenvolvimento e mais fácil!

K

Sei nada sobre Django, mas claro, vou pesquisar.
Mas será que usa java?.. Porque quero mergulhar + em tecnologia java…

Lucas_Camara

Django é python, se não me engano.

@jallisson_jallis é esse Django que tem um esquema de gerar as telas do sistema com base no banco de dados?

jallisson_jallis

sim eu desenvolvi um sistema para empresa de fretamento em Django, pensei no Java mais o framework do pyhton foi mais proveitoso, nao mexi nada de sql.

documentação Django.
https://docs.djangoproject.com/pt-br/3.2/

j-menezes

JSP começa bem, mas se voce tiver algo mais complexo e ter que ficar misturando a logica do negocio com a exibição HTML/JavaScript no cliente pode se tornar um pesadelo.

A menos que usa JSP apenas para a camada cliente.

Struts é uma evolução e extensão do JSP.

Os mentores do Java dentro da Oracle falam em JSF e Facelet para trocar a camada JSP.

Algumas sugestões de frameworks Java.

JSP pode ser usado como base pra se construir muita coisa legal a exemplo do Struts.

Pode estar ultrapassado para fazer uma simples pagina mas não necesariamente para desenvolver uma boa ferramenta.

Criado 1 de agosto de 2021
Ultima resposta 3 de ago. de 2021
Respostas 13
Participantes 5