Eu estava aqui lendo uma revista antiga mundo java (Número 19), que tem a matéria SOA O que se ganha e o que se perde escrita pelo Paulo Merson.
Nesta matéria ele diz que Corba implementa o conceito SOA. Eu já estava meio bolado por estar achando SOA meio parecido com CBD, depois que ele falou que Corba é SOA f*deu de vez. Eu achava que Corba era CBD!
Vejamos CORBA, uma visão ao plano de se utilizar uma arquitetura que integra aspectos a regra de negócios Tier Business entre outras responsabilidades para demandar objetos distribuidos Enterprise Java Beans comunicação orientada a uma diversidade para Middalware em uma complexidade existente.
Component-Based Design ?
Agora SOA no meio disso tudo ? Serviço Orientado a Arquitetura ??? !!!
SOA é inteligente no que se envolve com BPM , BPEL entre outras modelagem de visão extremamente futurista, pois orientar serviço, é o mesmo que, você ter a ação de um estado de objeto em uma regra negocios onde esse objeto não tem e nem sabe a responsabilidade daquela regra de negocios e toma decisões de responsabilidade dando continuidade ao processo sem causar nenhuma anormalidade ou percepção de vulneralidade, em qualquer parte ao módulo ou parte desse projeto que esteja.
SOA é uma Orquestração de serviços existentes “dividir para conquistar” onde as responsabilidades tem inteligência onde quer que esteja esse projeto, sistemas ou arquitetura que o envolva.
Cara me desculpa mas, acabei não intendendo nada do que você disse! (Nada mesmo)
[quote=Crocodilo]Vejamos CORBA, uma visão ao plano de se utilizar uma arquitetura que integra aspectos a regra de negócios Tier Business entre outras responsabilidades para demandar objetos distribuidos Enterprise Java Beans comunicação orientada a uma diversidade para Middalware em uma complexidade existente.
Component-Based Design ?
[/quote]
Primeiramente devo dizer que não há o traço entre Service e Oriented porque é a arquitetura que é orientada a serviços.
Se fosse discorrer sobre este tão palpitante tema e com pelo menos uns trocentos milhões de links por aí, eu usaria como ponto de partida para escrever este link
Bom, esticar esse assunto é sempre polêmico, sobre o que você quer entender aos aspectos entenda da seguinte forma, Padrões de Projetos que vão responder ao business plann.
SOA é algo que necessita de alto nível de organização em vista de ISO, e toda uma infraestrutura que vai envocar todo um legado para uma adoção extremamente moderna, e independente.
Mas tais recursos não são proeficientes no mercado que não seja mesmo proprietário para usar instrumentos de tecnologica que adequem tal cenário.
É uma visão futurista cuja a intelegencia desse processos são segregados mesmo com as Gigantes tais como IBM, ORACLE e por ai vai. "Digo isso ai meu ver."
Uma matéria boa que você pode recorrer em mais detalhes porém introdutório é a Revista Mundo Java Página 58.
No artigo com Ricardo Ferreira, explica bem o conceito ao Uso de SOA.
Final de 2005, publiquei um artigo para o veículo WebInsider, o qual trata de mídias interativas. Por tal motivo o mesmo não poderia falar o “technês” que estamos habituados.
Falei um pouco sobre o AJAX que estava começando a fazer barulho e SOA, para explicar do que se tratava e como a Web 2.0 iria ser formada.
Eu prometo que vou tentar achar os slides e coloca-los no slideshare (chega de pagar banda pra isso :P) mas basicamente nao ha muita diferenca tecnologia, apenas de hype. Praticamente tudo que se fala tecnologicamente sobre SOA existe para CBD há décadas.
Assim como existe um hype enorme de SOA hoje existiu (ainda existe) o de CBD. A maioria das pessoas, no entanto, não teve tanto contato com a teoria de CBD quanto estao tendo com a de SOA, até por uma questão de não haver amplo acesso há internet há alguns anos.
Cara, realmente, está difícil de entender o que tu está dizendo…
Mas acho que sei da onde você tirou esse texto que tu escreveu… Eu também achei um legal sobre SOA:
Service-Oriented Architecture vs Component-Based Design
Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a crescente influência da mídia exige a precisão e a definição dos procedimentos normalmente adotados. Percebemos, cada vez mais, que o entendimento das metas propostas é uma das consequências de todos os recursos funcionais envolvidos. Neste sentido, o desafiador cenário globalizado apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção dos métodos utilizados na avaliação de resultados.
Gostaria de enfatizar que a contínua expansão de nossa atividade pode nos levar a considerar a reestruturação de alternativas às soluções ortodoxas. No mundo atual, a complexidade dos estudos efetuados estende o alcance e a importância do sistema de participação geral. O cuidado em identificar pontos críticos no fenômeno da Internet assume importantes posições no estabelecimento das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições.
A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a adoção de políticas descentralizadoras não pode mais se dissociar dos índices pretendidos. Do mesmo modo, a consulta aos diversos militantes aponta para a melhoria do fluxo de informações. O empenho em analisar o novo modelo estrutural aqui preconizado agrega valor ao estabelecimento dos paradigmas corporativos.
Caros amigos, o comprometimento entre as equipes desafia a capacidade de equalização do levantamento das variáveis envolvidas.
AInDAh aXXiM…ExXxISti DuVidAxXx a rEsPeiTU dI kOMU a KRESceNTI InfLUeNciAH DaH mIdiAh exXxiGI A PrECIsaUM i a DeFinIXXaUM dUxXx PrOCeDImentuxXx NormALmeNtI aDOTAdUxXx… pERcebEmUxXx…KAdaH VEz +…ki U eNteNDImEntU daxXx mETAxXx prOpoSTAxXx Eh 1 daxXx KONseKencIAxXx di TODuxXx UxXx rEcURSuxXx FUNcIonaIxXx ENvolVIDuxXx… NEsTI sEnTiDu…U dISaFIaDoR CenaRIU GlObAlizaDu aPresEntAH TEndENCIaxXx nu SEntIdU di AprOVaH a MAnuteNXXAum duxXx MetODuxXx utiLIZaDuxXx NaH aVaLIaXXAUm dI reSULTadUxXx…
GOStArIAh di eNfAtiZaH ki A konTiNUAH ExXxpaNsaum Di NOXXAh atIviDaDI poDi NUxXx levah a KonSIdeRAh a reeSTRUtURaXXAUM di ALTErNATIVAxXx axXx SOLuXXOexXx OrTodOxXxAxXx… Nu muNDU Atuau…A kOMpLexXxIdADI DUxXx eSTuduxXx efeTUaDuxXx estENDI u alcaNcI I A ImPORtANciaH DU SIsTEmAH Di PARticIPAXXauM gerau… U KUiDADu eM iDENTIFICah POnTuxXx KRITICUxXx nU FeNOMeNU daH Net AXXUMe IMpOrTANTIxXx PosIXXOExXx Nu eSTaBelecIMentu dAxXx poSturaxXx DuxXx OrgAuxXx DiRiGeNTixXx KUM rELaXXAum axXx sUAxXx atRIBuiXXoExXx…
a CeRtIfIcaXXaUm DI MetOdoloGiaxXx ki NUxXx AuxXxILIam a LiDAH kUm A aDoXXAuM dI PoLiTicAxXx diSCEnTrAliZAdoRaxXx NaUM PoDI + Si DiXXociaH dUxXx INdicixXx PReTeNdIdUxXx… DU MSM MoDU…a KoNSUltAH AUxXx DIVErsuxXx milItaNTixXx APoNtah PRAH meLhorIAH DU fLuxXxu DI InfoRMAXXoExXx… U EMpenhU EM aNAlISah u NOvu moDelU eSTRutURAu AKI PRecoNIZAdU aGRegAh vAloR aU EStabEleCiMENtu duxXx paRAdiGMaxXx korpoRATiVUxXx…
karUxXx mIguxXxUxXx…U kOmprOmETImEnTu EnTRE AxXx ekipexXx dISAfIAh a kApAciDadI Di EKALIZAXXaum dU LEvantaMEntu dAxXx vaRiAVeIxXx ENvolvIDaxXx…
[quote=Kenobi]Final de 2005, publiquei um artigo para o veículo WebInsider, o qual trata de mídias interativas. Por tal motivo o mesmo não poderia falar o “technês” que estamos habituados.
Falei um pouco sobre o AJAX que estava começando a fazer barulho e SOA, para explicar do que se tratava e como a Web 2.0 iria ser formada.
[quote=pcalcado]Eu prometo que vou tentar achar os slides e coloca-los no slideshare (chega de pagar banda pra isso :P) mas basicamente nao ha muita diferenca tecnologia, apenas de hype. Praticamente tudo que se fala tecnologicamente sobre SOA existe para CBD há décadas.
Assim como existe um hype enorme de SOA hoje existiu (ainda existe) o de CBD. A maioria das pessoas, no entanto, não teve tanto contato com a teoria de CBD quanto estao tendo com a de SOA, até por uma questão de não haver amplo acesso há internet há alguns anos.[/quote]
Se você conseguir colocar no ar, show de bola!
Tive uma cadeira na faculdade que abordou CBD. E agora quando olhei SOA rolou um Dejavu. Isso me deixou meio bolado!
[quote=pcalcado]Eu prometo que vou tentar achar os slides e coloca-los no slideshare (chega de pagar banda pra isso :P) mas basicamente nao ha muita diferenca tecnologia, apenas de hype. Praticamente tudo que se fala tecnologicamente sobre SOA existe para CBD há décadas.
Assim como existe um hype enorme de SOA hoje existiu (ainda existe) o de CBD. A maioria das pessoas, no entanto, não teve tanto contato com a teoria de CBD quanto estao tendo com a de SOA, até por uma questão de não haver amplo acesso há internet há alguns anos.[/quote]
Os famosos COM, DCOM… lembro bem disso … aliás a proposta do EJB que muitos criticam tornava imensamente mais fácil criar aplicações distribuídas à sua alternativa da época…CORBA.
Acho que o mundo é cíclico mesmo…Voltamos a olhar para os componentes, fazendo um “Mashup” em serviços - SCA.
le-silva , tá difícil entender ? Você fez letras na USP, e agora veio aqui querer ser Professor sobre um tema livre para as pessoas abrir suas idéias.
P-Caldo não é o cara que vende revista mundo Java e discursa palestra como garoto propaganda do Caelum, e ainda hoje nem sabe o que é ERP ?
hhahahah !!!! É difícil mesmo entender mais até aonde vai a vaidade do ser humano.
le-silva , tá difícil entender ? Você fez letras na USP, e agora veio aqui querer ser Professor sobre um tema livre para as pessoas abrir suas idéias.
P-Caldo não é o cara que vende revista mundo Java e discursa palestra como garoto propaganda do Caelum, e ainda hoje nem sabe o que é ERP ?
hhahahah !!!! É difícil mesmo entender mais até aonde vai a vaidade do ser humano.
[/quote]
Bom, se muitas pessoas estão com dificuldade em entender o que você diz, então o problema está no formato e sugiro um bom livro -
Why Business People Speak Like Idiots: A Bullfighter’s Guide
Frase:
“Não importa se o cenário é positivo ou negativo nem se as perspectivas no horizonte da organização representam condições favoráveis ou não, é preciso manter o foco nos resultados obtê-los, então, é imprescindível.”
Tradução :
"Nada substitui o lucro."
ROLIM AMARO, fundador da TAM
“Não importa se o cenário é positivo ou negativo nem se as perspectivas no horizonte da organização representam condições favoráveis ou não, é preciso manter o foco nos resultados obtê-los, então, é imprescindível.”
Tradução :
"Nada substitui o lucro."
ROLIM AMARO, fundador da TAM[/quote]
Até o que estou , percebendo é simplesmente a idéia centralizada em AJAX e vendas de idéias vazias.Não estou impondo sobre coisa alguma e pior, ainda querem fazer comercial de blog e publicidade barata de revistinha mundo java e cursinho Caelum …ahahahh