Simuladores de sensores e controladores

7 respostas
rodrigofsantos

Senhores estou fazendo meu primeiro sistema em java e me surgiu uma necessidade preciso ler dados de um sensor de temperatura e um controle de fluxo mas como eu não tenho um raspberry ou um placa para isso pensei que talvez existisse um software que simula-se isso e que cria-se também as portas virtuais para eu poder interagir com a minha aplicação ! alguém conhece algo neste sentido ???

7 Respostas

Villagram

Bom dia amigo.

Você está qual controlador para fazer a leitura das variáveis de campo?

Jonathan_Medeiros

Com Arduíno dá pra simular, você compra as peças necessárias e trabalha em cima disso.
Acredito que uma arduíno UNO, uma protoboard e o sensor de temperatura já resolvam pra você, não esquecendo dos jumpers e resistores.

Villagram

Bom dia amigo.

Cara isso é uma boa proposta, mas o arduino só serviria mesmo para fazer uma simulação para o aprendizado, no nível industrial a leitura de variáveis de campo tem que passar pelo controlador e para serem lidas precisam de uma tratativa especial que varia de controlador para controlador e muitas vezes os sistemas que utilizam essas tecnologia só funcionam no windows xp.

Caso @rodrigofsantos queira só o aprendizado mesmo, tbm indico o arduino.

Jonathan_Medeiros

A nível industrial arduíno nem suportaria acredito eu, mas a nível de aprendizado já deve atender!

rodrigofsantos

Bom dia obrigado a todos pelas respostas, entao e agora estou no nivel de aprendizado mesmo mas pretendo montar um projeto de uma estaçao de shopp com controle de fluxo e temperatura entao para isso ja que aprender a lidar com os sensores pois eu ainda nao sei nada , por isso pensei se haveria algum software que pudesse simular isso sem eu precisar adquirir um arduino !!! como um GNS3 !!

Jonathan_Medeiros

Desconheço totalmente softwares que façam isso!

Villagram

Boa tarde amigo.

Existe um software que faz simulações para que técnicos em automação industrial poção testar códigos que dependem de controladores, MatrikonOPC, porém você precisar conhecer o protocolo OPC e utilizar o módulo do controlador que pretende utilizar. As variáveis podem ser criadas diretamente no sistema e elas ficam variando em função do tempo possibilitando que o técnico faça os testes em um ambiente controlado e sem riscos.

https://www.matrikonopc.com/index.aspx

Recomendo também que leia a documentação do protocolo no site oficial.

Boa sorte a todos. :metal::sunglasses::metal:

Criado 22 de janeiro de 2019
Ultima resposta 22 de jan. de 2019
Respostas 7
Participantes 3