Sistema de distribuição de arquivos em rede P2P (TCC)

Bom dia amigos, sou estudante do curso de Ciência da computação e para Trabalho de Conclusão de Curso, propus fazer um sistema distribuidor de arquivos em rede formato P2P, pesquisei a parte teórica e quero fazer esse trabalho usando as seguintes ferramentas:

Linguagem de servidor: PHP;
Banco de Dados: MySql;
Protocolo P2P: Chord;

Porém até agora li muito sobre teoria, quero transformar isso em um produto do meu projeto.

Queria fazer um RMI, onde houvesse um ícone na área de trabalho da máquina que acessasse uma interface de usuário, nessa interface ele faria o login que seria validado no servidor, os dados desse login seria enviado criptografados e enviados no formato json, o servidor receberia os dados iniciaria a sessão do usuário, o usuário pesquisaria o nome de um arquivo que deseja baixar, o sistema através do protocolo chord verificaria se existem algum node que possui aquele arquivo e retornaria a pesquisa mostrando para o usuário onde existe aquele arquivo e quais as conexões mais rápidas, quando o usuário selecionasse o arquivo, ele se conectaria direto ao nó onde está sendo compartilhado aquele arquivo e começaria baixar.

Se fosse compartilhar um arquivo, ao disponibilizá-lo, o sistema salvaria no banco de dados no servidor o endereço do arquivo na máquina da pessoa que está disponibilizando, o IP da máquina dessa pessoa, o tamanho, tipo.

Minhas dúvidas é a parte da implementação, se tem alguma coisa importante pra esse tipo de sistema que estou deixando passar, nunca desenvolvi nada tão complexo mas quero entrar de cabeça e fazer um bom TCC para fazer um mestrado, se puderem me ajudar agradeço.