Senhores do fórum, bom dia,
Serei envolvido em um projeto de um sistema de retaguarda, onde ele será responsável pela leitura dos dados do PDV, e
gerar informações para os gerentes da loja e todo dia enviar informações ao ERP(JDEdwards). É necessário que ele seja
rápido e de fácil manutenção remota.
Teremos uma certa flexibilidadde quanto a escolha da linguagem de desenvolvimento e BD a serem utilizados, mas queremos
aproveitar a plataforma existente com servidores linux nas lojas.
Logo de cara já pensei em Java com MySql ou Postgree, mas no quesito velocidade e desenvolvimento de relatórios complexos
eu já não tenho base de parâmetros de comparação, a atual plataforma é o Dataflex que é bem rápida, e a primeira sugestão, logicamente,
foi VB com Access ou SQLServer pela sua conhecida “rapidez de desenvolvimento”.
Gostaria de saber dos colegas do fórum se alguém já implementou algo parecido ou tem algum material que eu possa consultar
para podermos tomar as devidas decisões(lógico que puxando a sardinha pro Java e ferramentas livres, hehehe).
Pelo que entendi seria um esquema de replicacao de dados.
a) quanto ao banco: dos bancos free, o que mais gosto é o Firebird. Muito rapido, seguro e vc instala ele com 4 megabytes. Uso há mais de 3 anos e nunca deu dor de cabeca.
b) eu fiz um sistema parecido com esse. funciona mais ou menos assim:
-
no servidor das unidades, tenho um servico de replicacao. De acordo com a configuracao, este servico gera de tempo em tempo um arquivo zip com todos os dados necessarios. Cada arquivo zip recebe uma numeracao.
-
depois de gerar, o servico tenta conectar ao um servidor FTP. Neste servidor cada unidade tem uma pasta que corresponde ao codigo da unidade. O arquivo eh transferido.
-
Depois na Matriz é só ler esses arquivos de acordo com sua necessidade e conveniencia.
-
este servico nao precisa de nenhuma manutencao. só tem um arquivo de configuracao.
Uma parte seria exatamente isso.
Mas além disso este sistema teria que gerar relatórios para o acompanhamento da loja, emissão de NFs, controle(mesmo que simples) de entrada e saída de mercadorias, etc…
A parte da replicação hoje é bem parecida, nosso servidor tem um diretório /home/lojaXXXX para cada loja e nele diretórios de entrtada e saída de arquivos, uma estrrutura muito eficiente de comunicação.