Sistema hospitalar

Foi me dado um projeto para o desenvolvimento de um sistema para um pequeno hospital (um hospital filantrópico, com pouco dinheiiro e com no máximo 20 computadores). Esse sistema vai controlar a internação dos pacientes, marcação de consultas, resultados de exames, almoxarifado, farmácia, faturamento,… Qual seria a melhora maneira de desenvolvê-lo? Uma aplicação desktop específica para cada setor usando swing, ou sistema integrado com interface web?

Qual a configuração das máquinas?

Se você tiver uma razoavelmente boa e o resto um lixo, será melhor um sistema web, pois irá rodar tudo em uma máquina só. Agora se todas as máquinas forem boas você pode pensar em usar swing. Mas sei lá, eu acho que um sistema web fica melhor.

Mas falar assim é difícil, sem conhecer mesmo a realidade.

As máquinas são todas novas. São pentium IV 2.26Ghz com 128 MB memória.

Se voce for funcionario do cliente, meu conselho eh procurar no mercado antes, esse tipo de aplicaçao existe aos montes e isso pode economizar muito dinheiro.

Se voce for apenas rpestador de serviço, o conselho acima obviamente eh ruim para voce, mas de uma olhada nos sistemas existentes de qualquer jeito (baixe demos, documentaçao, etc.).

As maquinas parecem legais para rodar Swing, mas a decisao entre web ou desktop deve ser tomada levando em conta outros aspectos.

Lembre-se tambem que mesmo com Swing, voce pode pensar em colocar sua logica de negocios num servidor unico e deixar apenas a interface nos clientes, isso vai economizar muito em performance e facilia a evoluçao da aplicaçao.

Eu sou funcionário do hospital! Eu já conversei com os meus chefes e dei ídéia de comprar uma solução pronta ou contratar uma empresa para desenvolver o sistema tipo a RM Sistemas que já desenvolveu um sistema para hospital do pronto socorro aqui da minha cidade. O problema é que eles querem que eu monte uma equipe de 3 pessoas no máximo para nós mesmo desenvolvermos o sistema.

Uma equipe comt res pessoas eh muito mais que a maioria das emrpesas que vendem estes sistemas tem de funcionarios :wink:

Voce ja tem essas pessoas? Qual o perfil delas? Isso impacta diretamente na escolha das tecnologias, voce nao acha muitos caras bons em Swing por ai.

Quanto a interface, que tipo de recurso voce precisa? Comece pensando em uma interface simples, em HTML, e tente algo mais complexo (Swing, thinlet…) quando o anterior nao conseguir suportar seus requerimentos.

Ja que a instituiçao eh filantropica, pode ser relativamente facil (tudo depende, claro) colocar este sistema como software livre. Deste modo, muitas pessoas poderiam ajudar e o poder da sua equipe se multiplicaria.

Eu acho que vou fazer isso! Vou começar fazendo em interface web e na hora que ficar nuito complexo eu começo a jogar pro swing. E eu já tinha pensado em colocar esse projeto no sourcefge.net

Rodar Swing com apenas 128 não se rola não. Acho melhor você fazer para web, ficará um pouco mais leve do que rodar via Swing. Apesar que adoro Swing. :wink:

Caro CaoMedonho ,
Desculpe interferir mais acho que vc. deve fazer o seu projeto dentro do hospital onde trabalha independente de ser swing,SWT,Thinlet,WEB mais por ser um trabalho filantropico e relacionado à área de saúde que esta abandonada em nossos “Brasis”, só para vc. ter uma idéia te passo uma pequena lista de consultas.:

1 - Leia tudo sobre .:
1.1 - Dra. Fabiane Bizinella Nardon ( titulação academica em Ciencia da computação);
1.2 - Dra Beatriz Leão (titulação academica em Medicina);
1.3 - Prontuário eletronico do paciente (PEP);
1.4 - Cartão saúde;
1.5 - PACS (Armazenamento de imagens);
1.6 - DICOM ;
1.7 -Projetos de telemedicina;

Ferramentas e Aplicativos.:

Banco de dados.:

• Cache ( Intersystems );
  • Firebird;
  • PostgreSql;

Container Web.:

• Tomcat;

Framework Web.:
-Struts;
-JSF;
-Tiles;

IDEs (sem polemicas!!!)
-NetBeans .: http://www.netbeans.org/
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.173.1.guj

-Eclipse
Plugins Exadel, Lomboz e etc…

• Modelo 3 camadas MVC;
    -Persistencia de dados - Hibernate, POJOS etc…;
    -Integraçao XML;
    etc…
    Em seu protótipo começe com o módulo de triagem do paciente, onde irá ser armazenado todos os hábitos do paciente; feito isso crie o módulo (classe)clínica e nela tenha os módulo (use case) cadastro,administrativo,agendamento,farmácia e etc…e por último pense nos módulos estoque e financeiro. Pois em todos os hospitais a idéia e faturar e a saude é o que menos importa portanto pense no paciente.
    Uma viabilidade economica de projeto para vc. começar do zero com uma equipe de hum(01) analista e dois(02) programadores:
  • tempo de projeto = 10 meses; (Ps. pode ser menos depende da equipe.)
  • (1) Analista p/mes = R$ 4.000,00 x 10 meses => R$ 40.000,00
  • (2) programadore p/mes = R$ 5.000,00 x 10 meses => R$ 50.000,00

PS. Qualquer ERP Hospitalar está em torno de R$ 250.000,00 e vc. vai pagar até o fax de assinatura de contrato e , se vc. quiser o módulo PEP tem que pagar uma diferença…Só o banco de dados que em sua maioria é Oracle ou MS-SQL Server está em torno de R$ 20.000,00. Vale mais comprar um servidor ProLint 4G da HP = R$ 14.000,00 e usar SGDBs open source e treinar uma equipe e criar minha solução com própria.

Bibliográfia recomendada.:
SIBS - Sociedade brasileira de informática em saúde;
CPRC - Comite de padrão de registros clinicos;

Boa sorte

Como não? Rola sim.

Vixe! Struts não! Ninguém mais merece essa penitência!

Faça com o Spring MVC e facilite a sua vida: http://www.springframework.org/

E antes que alguém pergunte, eu ainda uso o Struts, só não quero que outras pessoas passem pelo que eu passei nesses últimos dias :lol:

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

A ultima pessoa consciente que eu me lembro que gostava de Struts não está mais entre nós.

O ultimo apague a luz por favor.

[quote=pcalcado][quote=Maurício Linhares]
Vixe! Struts não! Ninguém mais merece essa penitência!
[/quote]

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

A ultima pessoa consciente que eu me lembro que gostava de Struts não está mais entre nós.

O ultimo apague a luz por favor.[/quote]

Pois é, assim que eu “vagar” mais um pouquinho vou postar o meu manifesto contra o Struts. Nunca pensei que eu ia ter tantos problemas e ia ver tanto código repetitivo na minha vida…

Mas estou livre, graças a deus, essa semana eu mato todo o legado que eu ainda tenho dele e vou rezar pra não ter que mexer com isso nunca mais na minha vida :mrgreen:

Cara, devia ter ouvido o CV a mais tempo… :lol:

Ok…Ok…
Framework Web.:
-WebWork;
-Spring ;
-JSF;
-Tiles;

…Voces venceram…Struts naummmmmmmmm

PS…Pcalcado, acho que vou assistir a tua palestra e da galera no dia 21/08/2005,em Sampa ok…

Por acaso é o Conexão Java??? Cadê a divulgação!!! :roll: Eu um fui em nenhum evento java este ano, e neste existe a 95% de probabilidade de que eu vá!!!

Uhm…você já viu ali em cima?

[quote=pcalcado]Uhm…você já viu ali em cima?

[/quote]

hehe… Disfarça!
Agora eu vi! É que eu tinha visto apenas o outro banner do Mundo Java, mas não o do conexão Java!

Valeu Philip!

Abraços!
Thiago

CaoMedonho,

Veja este projeto:

http://www.freemed.org/

Talvez seja adequado para sua necessidade (o esforço inicial será basicamente a tradução). Na pior das hipóteses, serve como modelo para “inspiração”.

Thiago ,
O link está ai…agora vc. não tem desculpas para não assistir e dar um apoio para a nossa turma…

http://www.conexaojava.com.br/conexaojava05/programacao.jsp

Até lá.........

[quote=WilliamSilva]Ok…Ok…
Framework Web.:
-WebWork;
-Spring ;
-JSF;
-Tiles;

…Voces venceram…Struts naummmmmmmmm

PS…Pcalcado, acho que vou assistir a tua palestra e da galera no dia 21/08/2005,em Sampa ok…

[/quote]

Ta esquecendo de um!!! :mrgreen:
Adivinha qual? :mrgreen:

vou dar uma dica: é fácil, simples de usar, soluciona muitos problemas de forma elegante e não tem xml!