Sistema Java Open Source (Financeiro / ERP)

Pessoal,

Estou querendo algum exemplo de software open source que trabalhe com financeiro ou mesmo um ERP que e mais completo em java. Meu objetivo e estudar o codigo, principalmente com relação a segurança aplicada na camada de persistencia de dados. Tenho a intençao de fazer um sistema proprio para um nincho especifico, mas preciso garantir da melhor forma possivel a integridade dos dados, visto que será um sistema altamente concorrente e vai manipular informações financeiras (valores monetarios). Quero ver como é feito esse tratamento em softwares deste nincho, prinicipalmente com relação ao isolamento da camada de persistencia. Se alguem puder indicar nomes fico muito agradecido.

Obrigado.

Caro RAptor,

N’ao sei se essa será a melhor resposta, afinal o GitHub está cheio de opções, mas existe um livro de java para web cujo objetivo é desenvolver um sistema financeiro completo. Avalie aí e depois me diga: http://www.javaparaweb.com.br. Há opção para download dos exercícios/códigos (que formarão o sistema)
.

Espero ter ajudado.Abs.

Obrigado pelo retorno! Ja li esse livro no passado e é muito bom. Meu problema não é com o aprendizado basico, gostaria de ver na pratica codigo de um sistema que faz um controle transacional complexo/robusto.

Obrigado.

No site tem o download do sistema completo. Foi isso que quis dizer.