Sistemas web comerciais em PHP ou Java

Olá, estou pensando em mudar os meus próximos projetos pessoais para uma linguagem que me de mais produtividade e, que ao mesmo tempo me de segurança e desempenho. Então pesquisando vi, que na web Php é bem visto para sites dinâmicos.
Mas, gostaria de saber como o Php funciona com sistemas mais complexos?

Boa tarde amigo, do meu ponto vista eu vejo PHP como uma linguagem que atende pequenos e médios portes de aplicações, em relação ao Java são médios e grandes portes, outro ponto é que PHP é menos custoso em relação a N coisas por exemplo servidor, já o Java é um pouco mais caro por isso é muito utilizado em médios e grandes portes, e também tem a questão de compatibilidade que programando em Java você não tem esse problema.

Que projeto complexo seria esse? Isso vai depender de qual projeto que você precisa atender e de qual público.

Boa noite. O sistema teria as seguintes funcionalidades:

• Cadastro de cliente
    -Cadastro de produto
  • Entrada e saida
  • Cadastro de fornecedor
  • Emissao de relatorios
  • Controle de estoque

Da pra fazer em php de boa?

São basicamente formulários, relatórios, processamentos com algoritmos não avançados e sem muitos usuários acessando o módulo simultaneamente? PHP atende.

Com o uso de frameworks modernos como Laravel, é possível sim usar PHP em projetos grandes. A LeroyMerlin, por exemplo, usa o Laravel em seus principais programas.

A linguagem tem evoluído muito nos últimos anos, a versão 7 tem muitos recursos excelentes, além disso o Composer deu um salto na evolução do PHP. Essa questão que PHP é bom para pequenos e médios projetos é passado.

O maior problema que vejo é que muita gente ainda tenta aprender com livros e artigos antigos, de 2012 para trás por exemplo (quase 5 anos atrás), e o cenário atual é outro. Se quiser aprender PHP, recomendo http://br.phptherightway.com/

Laravel nao torna o PHP mais eficiente, pelo contrário, é mais um recurso pra ser interpretado. Mas concordo que o PHP em si evoluiu.

Só pra ficar claro, nao tenho nada contra o PHP, pelo contrário, atende bem a uma grande fatia de casos.

Obrigado amigo! Irei estudar e desenvolver em php! Alem do mais o mercado esta super aquecido em php