Sobre a qualidade do GUJ e seus posts

Tá complicado, hein. Não é de hoje que é perceptível que a qualidade dos tópicos criados no GUJ tão bem abaixo da média.

Tem gente que faz pergunta besta, tem gente que espera que resolva a tarefa dele, tem gente que faz pergunta e some, sem postar a resolução ou um desfecho…

Sinto que os usuários mais novos não tem noção nenhuma sobre como usar o fórum. É óbvio que aqui serve para você postar suas dúvidas e a galera tentar ajudar da forma que conseguir, mas é sério que você posta aqui sem dar uma pesquisada antes? Sem ter nem aberto o Google? Qual seu esforço em resolver as coisas? Como você quer aprender se vc tem tudo na mão?

Isso é uma das piores práticas que você fará. É apenas pesquisando e aprendendo por conta própria que você vai aprender de verdade. Isso não significa que você não deva postar no GUJ suas dúvidas, mas sim que você deve mostrar um esforço prévio! Afinal, estamos aqui pra ajudar você entender e não fazer por você.

Você pode até resolver o erro sem entender e postar aqui pra esperar uma explicação - novamente, não estou dizendo que o GUJ não deve ser usado, e sim que ele deve ser usado corretamente.

Também sinto que o GUJ está recebendo pouca atenção do Grupo Caelum. O modelo do Fórum (Discourse) é adequado, porém não vemos nada de inovação ou coisa para chamar mais atenção (e eu não imagino como poderia ser, mas temos comunidades como o Stack Overflow inovando quase que diariamente, com discussões no Meta super ativas de como melhorar o site. Não queremos que vire um SO, mas precisamos melhorar o GUJ).

Vejo desenvolvedores brilhantes aqui. Temos pessoas que tentam muito ajudar os outros, sem esperar nenhum tipo de retorno, mas aos poucos vai cansando.

Vemos a moderação ativa, mas >eu< sinto que está faltando inovação no Fórum. O que você acha?

3 curtidas

Acredito que devia ter uma moderação maior nesse tipo de postagem e nos títulos também, considerada desnecessária e etc. Sobre as perguntas “bestas”, acredito que não seja o caso, pois foi aqui que localizaram um mecanismo de pesquisa, eu mesmo, por mais que tenha as respostas no google prefiro vir aqui, para ver a explicação de cada pessoa que entende sobre o assunto.

Você não entendeu o que eu quis dizer por "pergunta besta". Uma pergunta que você precise de opiniões diferentes pode ser válida, mas perguntas (em exemplo) como “Como crio uma conta em tal lugar?” ou “Como recupero fotos depois de ter restaurado o celular” e afins, como ocorreram recentemente.

Não existe pergunta “besta”, as vezes nem é por falta de pesquisa, as vezes é porque a pessoa não sabe nem pesquisar.

Deixa sem resposta.

2 curtidas

Acredito que não, polui o fórum.

Conselho: deixe pra lá (ou, como disse o javaflex, deixe sem resposta). Você vai se desgastar se tentar mudar o mundo dessa forma. Concentre-se em ajudar quem ao menos demonstra esforço.

Essa galera, como você mesmo notou, não está nem aí. Então não vale a pena se desgastar com eles.

Abraço.

3 curtidas

Há um bom tempo atrás eu iniciei uma discussão na mesma linha que a sua, é desgastante ficar se importando com os usuários que não fazem nada e querem tudo pronto.
Hoje em dia eu faço simplesmente o que o @javaflex mencionou, só ignoro o tópico.

Caso seja do seu interesse a discussão que levantei na época:

3 curtidas