Sobre carreira

O que faz com que vcs continuem com vontade de programar e o que fez vcs escolher essa carreira o que faz vocês amarem o que fazem ?

1 curtida

Programar pra ganhar dinheiro pra mim é um SACO. Programação para web, front-end principalmente, é de uma mediocridade sem tamanho. É tedioso, muda o tempo todo pra nada, é cheio de modismos… Essa história de ter projetos com literalmente MILHARES de arquivos de dependência, pra mim, é uma insanidade e não sei pq continuam nesse paradigma. Me da uma preguiça danada… Eu sou professor, não ganho a vida programando nem projetando software, mas quando preciso fazer alguma coisa para um projeto de pesquisa ou para mim mesmo ou então para dar aula e, por exemplo, e é no contexto web eu vou na força do ódio, pq tem que fazer e pronto e procuro fazer bem feito. Atualmente estou escrevendo um sistema com dezenas de cadastros e pra mim é a morte, mas como falei, se tem que fazer, eu faço e pronto e acabou, mas não é pq eu não gosto mais de programação para web, já gostei muito diga-se de passagem, que eu não gostou ou amo programar. Para mim é um dos melhores passatempos, as vezes mais até que jogar videogame. Como eu me mantenho gostando? Me desafiando. Atualmente estou numa empreitada de desenvolver joguinhos e simulações em C e em C++ usando uma engine chamada Raylib. Está sendo muito divertido e estou tendo oportunidade de aprender C e C++ de verdade, saindo dos programinhas de brinquedo. Repositório: GitHub - davidbuzatto/Projetos-Raylib: Coletânea de projetos escritos em C e Raylib para aprendizado e aplicação em aula.

Desenvolvo também uma série de projetos pessoais:

e muito mais…

Tento transmitir no YouTube diariamente, pelo menos umas duas horas no meu horário livre, todo esse processo de desenvolvimento. Agora que estou de férias tenho estado bastante ativo. Só não transmito quando é algo confidencial. Meu canal é https://www.youtube.com/@prof.dr.davidbuzatto caso tenha interesse.

Quando estou aprendendo algo novo tento não ter muita auto-crítica pq quero simplesmente aprender para resolver algo. Depois que pego maturidade na linguagem ou tecnologia, ai sim começo a refinar o que eu aprendi e a corrigir as “cagadas” que fiz enquanto estava aprendendo. É melhor feito do que perfeito.

4 curtidas