Sobre os três bancos de dados MongoDB, Firebase, HSQLDB quero saber se eles tem:

Boa Tarde pessoal, já pesquisei na internet sobre os três bancos de dados: MongoDB, Firebase, HSQLDB mas tem algumas questões que eu gostaria que alguém pudesse me explicar sobre os três bancos de dados os seguintes tópicos pois não ficou claro para mim.

  • Se eles suportam SQL padrão?
  • Se eles suportam integridade referencial?
  • Onde se aplicam?
  • Classificação se é um SGBD R (Relacional)
  • Comparação entre esses três bancos de dados: Firebase, MongoDB, HSQLDB.

Por favor me ajudem preciso dessa pesquisa para um trabalho.

Se está perguntando se MongoDb puramente suporta SQL é pq nao pesquisou. Se pesquisar sobre eles terá fácil essas respostas. O trabalho que te passaram é justamente pra exercitar a pesquisa.

1 curtida

Eu já pesquisei viu, mas nas matérias que eu vi não explicava esses tópicos que eu postei, se tivesse explicado eu não pederia ajuda a ninguém.

Existem gambiarras que permitem escrever SQL pra consultar MongoDb, mas por default se pesquisar no google vai achar por exemplo: https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-mongodb/30792

1 curtida

Ok, Obrigado, vou ver de acordo com o link da matéria, o que posso extrair dele, sendo que só consegui as características de cada um dos bancos de dados, diretamente as perguntas dos tópicos na qual postei aqui ainda não consegui associar a nenhuma resposta de vários sites a qual já pesquisei, não vai ao ponto que eu quero chegar.

O link que te passei já responde as questoes sobre MongoDb. Se ficou com alguma dúvida no artigo pode perguntar.

Em relação ao MongoDB:

  • Não tem o SGBD relacional
  • NoSql (Ausência de Sql)
  • Não suporta integridade referencial
  • Se aplica: Ao Banco de Dados Orientados a Documentos tem como característica conter todas as informações importantes em um único documento, ser livre de esquemas, possuir identificadores únicos universais (UUID), possibilitar a consulta de documentos através de métodos avançados de agrupamento e filtragem ([MapReduce] e também permitir redundância e inconsistência.
    É isso mesmo?

Na prática é isso ai mesmo, embora NoSql signifique not only sql.

1 curtida

Certo, já o Firebase é igual ao MongoDB, e o HSQL DB é oposto então já tenho a pesquisa.

Apesar da parte de dados também ser baseado em NoSql, Firebase é muito mais do que um “MongoDb”, é um serviço de backend completo.

O HSQLDB é um banco relacional que suporta nativamente SQL.

1 curtida