Sobre placas de video. Hardware

Tem alguém que pode me auxiliar e que domina de Instalação de PC e Hardware…

É possível conectar duas ou mais placas de video em um monitor só? tem que fazer o que?

:smiley:

Depende do seu objetivo.

Caso mais simples é de computadores diferentes, bastando conectar cada um deles em uma das portas disponíveis no monitor (se tiver mais de uma), e alternando entre elas no próprio monitor. Outra opção, se o monitor tiver somente uma entrada, é usar um switch (hdmi) como esse, que alterna entre os inputs:

image

Agora, se são duas placas de vídeo no mesmo PC, aí a coisa complica mais. O que espera obter com isso?

Como o fórum aqui é de programação, pode ser que consiga mais ajuda em sites como o https://clubedohardware.com.br ou Comunidade do Hardware | Hardware.com.br .

Abraço.

1 curtida

Se eu quisesse instalar Duas gtx 4070ti em um monitor? tem que usar algum aparelho?

Como disse, depende do seu objetivo. Você precisa dizer o que quer obter, como essas placas estão instaladas (em um mesmo pc, em pcs diferentes?), etc. Só dizer que tem 2 placas não ajuda muito.

Em teoria, estando as duas no mesmo PC (em uma placa mãe com 2 slots PCI Express, devidamente habilitados na bios), instalar e configurar os drivers e conectar os cabos de ambas no mesmo monitor (se este tiver entradas disponíveis) já é suficiente. Mas você vai ter que alternar a origem no monitor para apenas uma das placas, se o monitor não tiver suporte para exibir ambos os sinais ao mesmo tempo. Se o monitor só tem uma entrada, vai precisar de um splitter como o acima.

Abraço.

Será que não é mais fácil vc explicar o que de fato vc quer alcançar com isso? É complicado ficar tentando adivinhar qual sua arquitetura. O @TerraSkilll já te explicou o básico. Onde estão essas duas placas? São duas máquinas diferentes? Estão na mesma máquina? Apresente sua situação detalhadamente.

Por exemplo: tenho um PC X1 com uma placa X2 e outro PC Y1 com uma placa Y2 e quero ligar as duas placas no mesmo monitor. Aqui se aplica o que já foi explicado. Se o monitor tem duas entradas HDMI, basta ligar cada placa em uma entrada e chavear qual está ativa pelo monitor, trocando a fonte/source. Se o monitor tem apenas uma entrada compatível com suas placas, aí vc precisa de um chaveador/splitter como já informado, onde há duas ou mais entradas (que vc vai ligar as placas) e uma saída (que vai ligar no monitor) e, quando vc quiser mudar a fonte, é no chaveador que vc vai apertar algum botão. Aqui no meu escritório eu tenho uma máquina com uma placa de vídeo. Essa placa tem quatro saídas. Duas delas estão ligadas em dois monitores. Um dos monitores tem só uma entrada. O outro tem duas. Nesse que tem duas, que é o meu principal, eu tenho também um PS5 e um Switch ligados, mas preciso desse chaveador, pois não tem três entradas.

Ou então: tenho um PC X com as placas Y e Z e quero ligar as duas placas do mesmo PC em apenas um monitor. Se for isso eu acho estranho. Se tem duas placas no mesmo PC, teoricamente as duas vão transmitir os mesmos dados, então não faria sentido ligar as duas num mesmo monitor, visto que cada uma deve ter mais de uma saída e vc poderia ligar as duas usando SLI.

Sei lá, uma outra situação, vc tem um monitor ultra wide e quer ligar duas placas para transmitir na metade dele os dados de uma e na outra os dados da segunda placa. É isso? Se for, acho que não tem como. Vc teria que ter um dispositivo no meio do processo para criar uma nova fonte com a mescla das duas e então esse dispositivo (que nem sei se existe) transmitir para o monitor.

Enfim, explica direito o que vc precisa pra ninguém ficar precisando escrever um textão para tentar adivinhar o que vc precisa.

Então amigos. São duas placas de video em uma placa mãe só! pra um monitor.

Pq diabos então vc quer que duas placas distintas na mesma máquina transmitam dados diferentes (novamente, estou inferindo o que vc quer, pq vc ainda não explicou) para o mesmo monitor? Duas placas na mesma máquina normalmente são ligadas entre si para aumentarem o poder de processamento, não para gerar dados distintos. Pra mim não faz sentido algum, a não ser que você use algum tipo de software ultra mega especializado que gere dados de vídeos distintos, um para cada placa, o que definitivamente não acho que seja seu caso. E mesmo que seja, já demos as alternativas possíveis para você. Ou compra um monitor com mais de uma entrada e muda a fonte pra mostrar os dados de cada placa, uma de cada vez, ou então compra um chaveador onde os dois sinais das duas placas entrarão e sairá o sinal que vai entrar no monitor que tem somente uma entrada, e a troca da fonte dos dados se dá pelo chaveador, não pelo monitor.

Acho que vira eu comprar o Mac Pro Porque vem chip gráfico parrudo pra fazer tarefas pesadas, Valeu pessoal! :grinning: