Sobre uma dúvida onde ficar a regra de negocio

Olá a todos. Tive uma conversa com meu chefe que é empresario e do ramo somente sabe fazer algumas coisas no delphi, e considera uma loucara o oop , e fazer store procedures/triggers no mysql e só, aprendeu na tentativa de querer economizar e curiosidade e foi fazendo na necessidade, ou seja conceito bom, nada.

Falando para ele que ninguém poe regras de negocio no banco de dados, por ‘n’ motivos e que com analise por alguma regra no bd fora aqueles casos de tratamento das informações…
Ele contrata empresa terceirizada de php e flash que o vendedor, o analista assim posso dizer, disse que poe a regra de negocio toda no bd por quer os cliente que ele vendia código fechado fazia engenharia reversa e no banco não tinham acesso.
Tirando que quando eles querem fazem um bom serviço na arte, a parte programação não é o forte deles da uma *****, fiquei pensativo sobre o que ele disse.

Se vendo código fechado Tenho que seguir as boas práticas por exemplo no mvc ou fazer o que é comodo, sabendo que não é bom e que a manutenção é mais complicada e um monte de coisa que fica mais complicado, o programador que se vire.

P.S: Não gosto da ideia de código fechado e fugir aos padrões que sei que em algum ponto da *****.