Software como serviço pode tornar licenças open source obsoletas

O Tim O’Reilly, dono da gigante editora O’Reilly, uma das maiores editoras de livros técnicos em informática do mundo, falou na última OSCON (Open Source Convention) que o software como serviço pode vir a acabar com o as licenças Open Source.

Segundo ele, o problema está na não necessidade de se distribuir o software como um serviço, já que ele vai estar executando em uma máquina qualquer na rede com a qual você vai se comunicar via um mecanismo padrão (como Web Services, COM, CORBA, SejaLáOQueFor) e você vai simplesmente enviar uma mensagem e receber uma resposta. Como absolutamente todas as licenças open source tem como foco principal a distribuição do software, esse tipo de aplicação não vai ser afetada, já que ela não é “instalada” na máquina cliente, ela é acessada remotamente.

Texto completo: O’Reilly Radar - Open Source Licenses are Obsolete

Faz sentido, já que o padrão desktop está morrendo para muitos tipos de aplicações, e tudo acaba sendo locado em um servidor ou servidores que distrubuem serviços a aqueles que fazem acesso.

Creio que é questão de tempo para termos todo os componentes comuns como planilhas (está tendo), editores de texto, editores de imagem, programas financeiros, jogos (já tendo), IDE tudo rodando dessa forma, e como a dita Web 2.0, isso se tornará mais possível

Imagino a grana que as empresas de banda larga não vão faturar hein… heheh

Afinal um computador sem cabo de rede logo vai servir apenas como calculadora né.

Olá

Acho difícil que sirva para isto. Já imaginou concorrer com Blackberry, celulares, palms e ainda sem acesso web?

Acho muito mais útil para segurar porta ou suporte de prateleira. :lol:

[]s
Luca

Tinha uma foto que rolava na net com um cara usando o gabinete como churrasqueira hehhe :smiley:

Eu juro que se algum dia alguém inventar em rodar o need4speedy num brower, uu peço as contas e nunca mais trabalho com TI na minha vida.
:mrgreen:

[quote=Luiz Aguiar]Tinha uma foto que rolava na net com um cara usando o gabinete como churrasqueira hehhe :smiley:

Eu juro que se algum dia alguém inventar em rodar o need4speedy num brower, uu peço as contas e nunca mais trabalho com TI na minha vida.
:mrgreen: [/quote]

Isso irá acontecer, e olhe que NFS tem gráfico relativamente fraco para os padrões atuais.

Eu pensei sobre isso faz algum tempo, mas por uma perspectiva diferente. Oferecer codigo open source é extremamente mais barato e simples do que oferecer serviços. Mas serviços ainda precisam evoluir para um nivel de customização (para o usuario final) que software livre já oferece faz um bom tempo (se bem que pouca gente se aproveita disso).

valeuz…

É bizarro o O’reilly falar nisso, se ele mesmo escreveu sobre a arquitetura de participação.

Por exemplo: digamos que as encicliopédias online tenham feitas as enciclopédias em CD/DVDs obsoletas. Ok… Mas como elas fizeram para tornar obsoletas as licenças open-source???

A Wikipedia é feita baseada em softwares e conteúdo elaborados pela participação comunitária. O servidor, o MediaWiki, etc… tudo é open source. As melhorias no formato da Wikipedia são alcançadas no desenvolvimento (open source) do MediaWiki. E a Wikipedia é um clássico exemplo de Web 2.0.

Com que sistema operacional e com que browser se acessa a Wikipedia ??? Com algum SO e algum browser cuja licença seja obsoleta ???