Software Engenharia

9 respostas
programaçãodesenvolvimentojavamysql
S

Boa tarde, estou aprendendo Java com foco em desenvolvimento de aplicativos, mas tenho algumas dúvidas. Antes vou explicar o que eu quero fazer: Estou criando um aplicativo voltado para a área de engenharia civil e o objetivo é pegar valores como por exemplo tamanho do sobrado, área etc e no final gerar um resultado com os custos do projeto, seria uma calculadora basicamente. Todos os projetos de calculadora que eu vejo são feitos em uma única tela, mas eu gostaria de fazer de um modo diferente.
1- Como eu faço para somar informações que estão em diferentes telas? ex: Tela 1 eu tenho o valor 5, na tela 2 eu tenho o valor 7 e depois de clicar em calcular na tela 3, o resultado 12 aparecer na tela 4.
2- Como detalhar o resultado? ex : Na tela 4 diz " O valor do resultado é 12" ⇒ quando a pessoa pressionar o “⇒” ele detalha o resultado e o ícone muda para “⇩”. Isso seria um Android View se eu não me engano.

Bom é isso, se puderem me ajudar agradeço, pois quero fazer o quanto antes.
É o meu projeto de graduação na faculdade.

9 Respostas

darlan_machado

Tem outro foco? Nunca vi aprender java com foco em jardinagem…

está falando de swing?

O que seria “detalhar”, entendo que, calculo de custo do projeto envolve N coisas (material, mão de obra, licenças, etc). Seria isso?

S

Detalhar no sentido do resultado ser 40KG de cimento e o detalhamento ser a “A melhor marca de cimento para esse projeto é X”, junto com a imagem do cimento.
Esqueci de mencionar desenvolvimento mobile, pretendo usar o Android Studio para isso.
Não sei ao certo se seria um swing.

darlan_machado

Aplicativo é uma designação genérica para todo e qualquer software. aplicativo móvel, aplicativo web, aplicativo desktop, o mesmo que sistema (embora você não ouça “sistema mobile”, é uma forma de se referir a estes apps - flexão de application).
Cara, isso dá um baita trabalho, pois, existem diversas opções de cimento, cal, areia, pedra, porcelanato, azulejos, madeiras e etc.
Por exemplo, o material usado para construir as paredes de uma casa, não são os mais indicados para que você construa o piso. Dependendo do piso, dependendo do local, dependendo da quantidade de pessoas, automóveis e etc, você vai usar um tipo de cimento, areia, vai ou não usar malha de ferro e etc.
Então, será um trampo desgraçado.
De qualquer forma, trabalhoso ou não, você deve, antes de começar, planejar muito bem.
Criar um cadastro que permita associar um tipo de construção a determinados materiais, quantidades (proporções, exemplo: piso garagem: cimento portland 1 x 2 medidas de areia média, e assim por diante).
A partir desse cadastro, quando você for calcular a metragem a ser construída, já usa como base o que cadastro.

S

Certo, isso eu sei, meu problema é saber como faço para chegar nas 2 perguntas que eu fiz.
Tem alguma recomendação, código no github, tutorial, citação em fórum ou qualquer meio para eu chegar nos 2 resultados que eu citei?

darlan_machado

Muito provavelmente, você vai precisar passar os valores de uma tela para outra através de intents. Ou manter em banco de dados e recuperar em cada tela.

Com base no que eu disse, tendo o “padrão” pré cadastrado, ao clicar para detalhar, exibe os dados do “padrão”, combinados com os dados da construção em questão.

S

Isso tem um nome? É realmente um Android View?

darlan_machado

Pode ser um view, pode ser uma tela, pode ser uma lista… Você é que define.
Você fez algum planejamento para esse sistema ou nem pensou nisso?

S

Ainda estou estruturando, não terminei o planejamento, não sei nada de programação. Meu conhecimento é bem tacanho nessa área.

darlan_machado

Tacanho é um vocábulo assaz rebuscado.

Então, o senso comum é que a programação consiste em ter uma ideia e sair desenvolvendo. A realidade é que 75% (no mínimo) é planejamento. 10% é desenvolvimento e o resto é correção de bug.

Criado 9 de agosto de 2018
Ultima resposta 9 de ago. de 2018
Respostas 9
Participantes 2