Somar letras e mostrar valor?

Gente eu realmente não sei por onde começar,como posso resolver esse problema? Se alguém conseguir me dar dicas de como fazer,eu gradeceria. FAZER um programa completo para tratar o problema descrito abaixo: Três amigos resolveram comemorar o aniversário de um deles em um boteco. Combinaram em “ratear” a conta dos tira-gostos consumidos entre todos, pagar seu próprio consumo de bebidas e metade do que for consumido pelo aniversariante. Se a conta for apresentada na forma abaixo (com possíveis repetições e fora de ordem):

0 tira gosto  R$ww,ww
1 bebida      R$xx,xx // para o primeiro (aniversariante)
2 bebida      R$yy,yy //para o segundo
3 bebida      R$zz,zz //para o terceiro

Calcular e mostrar a parte que caberá a cada um pagar,para quitarem a conta.

int main()
{
    double tiragosto = "ww,ww";
    double bebida1   = "xx,xx";
  //  double bebida2   = yy,yy;
   // double bebida3   = zz,zz;
    double calculo = 0.0;
    double amigo1A = 0.0;
    double amigo2 = 0.0;
    double amigo3 = 0.0;


calculo = (tiragosto/bebida1);
printf("resu: %lf",calculo);




    IO_pause   ( "Apertar ENTER para continuar." );
}

Fiz dessa maneira,mas n da ceerto…

Por onde começar: Você precisa pensar na lógica do seu programa. Desenvolver o meio de resolver isso. E aí, aplicar.

Interprete o texto. Leia com calma. Destrinche ele. E só quando bolar o algoritmo e surgir dúvidas… nos procure :wink:

[]'s!

Como poderia somar letras?

Como o @FearX falou acima, pense no seu problema e estruture uma solução rabiscando em papel mesmo. O que me mostra que você ainda não fez isso é a sua pergunta. Porque você iria querer somar letras?

Pense com calma como solucionar o problema pensando em como são feitos os pedidos no mundo real, simule alguns cenários como se você estivesse com 3 amigos no bar e imagine o garçom dando entrada nesses pedidos em uma folha de papel. Isso já vai lhe dar um trabalhão pra pensar e pode lhe ajudar a enxergar uma solução. :wink:

Entao eu substituiria essas letras por numeros?

Mais do que isso. Você está amarrando a sua solução ao cenário que o professor deu de exemplo. Imagine 2 grupos de 3 amigos em 2 bares diferentes da sua cidade. Imagine que cada grupo vai solicitar bebidas e tira-gostos diferentes, em quantidades diferentes e em ordens diferentes. Seu sistema tem que estar pronto para o seguinte:

Situação 1:

  • 1A pediu uma bebida
  • 2 pediu outra bebida
  • 3 pediu outra bebida
  • Mesa pediu um tira-gosto
  • 2 Pediu outra bebida
  • Mesa pediu outro tira-gosto
  • 3 pediu outra bebida
  • Conta encerrada pela mesa

Situação 2:

  • Mesa pediu um tira-gosto
  • 2 pediu uma bebida
  • 1A pediu uma bebida
  • 1A pediu outra bebida
  • Conta encerrada pela mesa

Perceba que a forma que os pedidos foram feitos foi bem diferente. na situação 1, todos os 3 beberam muito, o aniversariante bebeu menos e foram pedidos 2 tira-gostos, já na situação 2 o aniversariante foi o que mais bebeu e o tira-gosto foi pedido logo e entrada.

Logo, sua solução tem que ser pensada de forma a embarcar essas situações e outras que possam aparecer. Por isso lhe digo, imagine um cenário e pense como uma solução pra esse cenário deve se comportar. :wink:

Mas você precisa pensar em alguma coisa de início… Forçar seu cérebro a pensar na solução, faz parte do processo de aprendizado. Bons estudos.

1 curtida

Nossa que confusão que eu estava fazendo! Obrigadissimo pela dica

Assim que conseguir esboçar alguma ideia, volta aqui com suas dúvidas, elas vão aparecer, ainda não acabou, tá apenas começando :+1: