SouJava - Participante do Comite Executivo do JCP

16 respostas
Loiane

A Oracle escolheu para participar do comite executivo para a plataforma Java SE/EE o SouJava e como representante, será o Bruno Souza.

Notícia completa em português: http://www.claudius.com.br/blog/claudio/2011/01/25/SouJava-Participante-do-Comite-Executivo-do-JCP

E na lista de Jug-Leaders:

FYI,

This was just announced at the Oracle User Group Summit during a Java User Groups breakout session.

http://blogs.oracle.com/henrik/2011/01/oracle_nominates_bruno_souza_of_soujava_to_jcp_ec.html

16 Respostas

Paulo_Silveira

Andre Brito, fredferrao e otaviojava tambem postaram a noticia, coloquei a da Loiane que apareceu primeiro.

Uma excelente noticia, esperamos que ajude nas aprovacoes e jsrs novas, que a Oracle ja tem permitido com mais velocidade. So faltava a Apache voltar tambem.

M

Bruno Souza é funcionário da Oracle?

rodrigo.bossini

mochuara:

Bruno Souza é esse cara aqui.

Aqui tem uma palestra dele que achei bem legal.

M

rod.attack:
mochuara:

Eu sei quem é o Bruno Souza, eu perguntei se ele trabalha para Oracle.

Desculpa se não deixei claro! :shock:

rodrigo.bossini

mochuara:
rod.attack:
mochuara:

Eu sei quem é o Bruno Souza, eu perguntei se ele trabalha para Oracle.

Desculpa se não deixei claro! :shock:

Ah sim, sem problemas. Não ele não trabalha para a Oracle. Aqui tem outra palestra (também interessante) em que ele fala isso.

chun

Esta palestra é muito interessante…

Eduardo_Bregaida

Paulo Silveira:
Andre Brito, fredferrao e otaviojava tambem postaram a noticia, coloquei a da Loiane que apareceu primeiro.

Uma excelente noticia, esperamos que ajude nas aprovacoes e jsrs novas, que a Oracle ja tem permitido com mais velocidade. So faltava a Apache voltar tambem.

O Mister M e o Kung estão na JSR 310 (tem tempo) mas como dá pra perceber o numero de brasileiros vem crescendo no JCP algum tempo já =) http://jcp.org/en/jsr/detail?id=310

M

Alguém sabe dizer o que tem de especial em ser membro do comite executivo?

Porque pelo que sei o souJava pertence ao JCP ha muito tempo. :slight_smile:

Eduardo_Bregaida

mochuara:
Alguém sabe dizer o que tem de especial em ser membro do comite executivo?

Porque pelo que sei o souJava pertence ao JCP ha muito tempo. :slight_smile:

É bom pro nosso país ter pessoas lá aprovando coisas que entram para uma linguagem que o mundo todo usa. :smiley:

M

Acho que entendi… mas então o titulo deveria ser “souJava NÃO leva chute na bun** da Oracle”.

Eduardo_Bregaida

Sem apelar amigo, oq ele está dizendo na notícia CASO vc tenha lido é que a Oracle escolheu o SouJava para aprovar JSRs da plataforma Java SE/EE.

Por favor sem baixar o nível. 8)

BlackDog

Sem apelar amigo, oq ele está dizendo na notícia CASO vc tenha lido é que a Oracle escolheu o SouJava para aprovar JSRs da plataforma Java SE/EE.

Tudo lindo e maravilhoso, desde que a Oracle veja o JCP como realmente uma entidade que deve aprovar especificações para a evolução do Java, e não agir totalmente a favor dos seus interesses (com eu vejo no caso da Apache).

Do modo que a Apache saiu do JCP vejo que apenas a Oracle vai conseguir levar as JSRs mais importantes para frente, e incluindo coisas que talvez só ela seja capaz de implementar. Por isso, vejo o OpenJDK tendo que ficar atendo as jogadas da Oracle. Não estou criticando o fato deles terem comprado a Sun e tal, porém, devem encarar o JCP como uma comunidade e não como business. O desenvolvimento da versão do JDK ela deve tomar como business, mas não o JCP.

Eduardo_Bregaida

Tudo lindo e maravilhoso, desde que a Oracle veja o JCP como realmente uma entidade que deve aprovar especificações para a evolução do Java, e não agir totalmente a favor dos seus interesses (com eu vejo no caso da Apache).

Do modo que a Apache saiu do JCP vejo que apenas a Oracle vai conseguir levar as JSRs mais importantes para frente, e incluindo coisas que talvez só ela seja capaz de implementar. Por isso, vejo o OpenJDK tendo que ficar atendo as jogadas da Oracle. Não estou criticando o fato deles terem comprado a Sun e tal, porém, devem encarar o JCP como uma comunidade e não como business. O desenvolvimento da versão do JDK ela deve tomar como business, mas não o JCP.

Concordo, apesar que no caso da Apache, também havia uma certa rivalidade por uma aprovação por parte da Sun/Oracle que não foi dada e por isso, como uma criança mimada ela começou a votar não em tudo.
A seriedade do JCP e da Oracle, assim como IBM e todas as outras empresas que fazem parte do comitê é que vão ditar o futuro ou não do Java.

otaviojava

Acredito que esse foi um grande passo para a comunidade brasileira.

Adelar

Muito bom. Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista :smiley:

[]'s

mister_m

Para que fique claro, ainda haverá uma votação para ratificar a indicação do SouJava. Então só seremos membros do EC se os membros do JCP nos aprovarem!

Criado 25 de janeiro de 2011
Ultima resposta 26 de jan. de 2011
Respostas 16
Participantes 10