[SQL Server] Conhecer melhor o banco de dados

Bom dia.

Vou participar de um teste prático (o meu primeiro!) para uma vaga de DevJr. A empresa já adiantou que será um teste de SQL Server e disponibilizou o banco de dados a ser utilizado no teste. Eu já dei uma boa olhada/fuçada, mas queria saber se existe algo que seja essencial conhecer sobre ele antes do teste.

O que eu já vi:

  • tabelas;
  • chaves primárias;
  • chaves estrangeiras;
  • gatilhos.

O que mais é importante conhecer sobre um banco de dados?

Agradecimentos antecipados,
Zigo.

Difícil dizer, a empresa pode pedir qualquer coisa.

Mas, para uma vaga jr, imagino que o foco sejam consultas (select…). Especialmente não triviais, que requerem funções ou outros recursos, como:

  • condições diversas (where, in/not in, having);
  • operações de agregação (sum, count, max, min, group by);
  • expressões (coalesce);
  • união entre tabelas e consultas (joins - inner/outer), unions, sub-selects);
  • limitar a consulta (offset, fetch next rows);

Se você não vai ter a opção de consultar alguma referência sobre sintaxe, eu focaria em ficar confortável com esses tópicos. Adicionalmente, daria uma olhada em tipos de dados (int, float, decimal, date, etc).

Abraço.

1 curtida

Dependendo da vaga, talvez seja bom ver sobre Procedures também. Tem tb as constraints UNIQUE e CHECK que são bastante utilizadas.

Documentação: Restrições exclusivas e restrições de verificação

1 curtida

Pra se conhecer BEM um determinado banco, é bom fazer um curso especifico como por exemplo DBA que ensina tudo sobre o banco, eu fiz um de Mysql e uso bastante ele, estou me especializando nele!!! Sobre a vaga, deve-se saber SQL padrão e também conhecimento na parte de criação de senhas e criptografias.

1 curtida

Gostaria de dizer a todos que eu fui bem no teste e consegui o meu primeiro emprego na área! Agradeço demais a ajuda de vocês. Um ótimo ano novo e que 2022 traga coisas maravilhosas para todos nós!

2 curtidas