E depois de todo o estardalhaço pelo lançamendo do iPhone, parece que Jobs continua cheio de cartas na manga para chamar a atenção e chacoalhar os mercados. E o ataque agora mira nas grandes gravadoras que estão fazendo pressão para o controle do envio de música utilizando DRM (além de fazerem pressão na loja da Apple).
Na carta, Jobs critica as próprias gravadoras por estarem disponibilizando músicas em CD sem nenhuma proteção, enquanto querem fazer com que lojas online tenham que fazer controle do que está sendo vendido.
Realmente ele não da ponto sem nó, pra quem conseguiu fazer um imenso barulho por causa de um telefoninho bem +/-, podemos esperar muito deste comentário
O cara deve estar querendo pressionar as gravadoras para venderem cds com DRM e assim as pessoas pararem de ripar para mp3 e comprarem na lojinha dele. Faz sentido?
Não - ninguém conseguiu fazer um sistema decente para pôr DRM em CDs. De qualquer maneira, acho que é impossível porque:
CDs não são criptografados (os DVDs são e mesmo assim o DRM existente, que é a localização por regiões, simplesmente não funciona);
Você sempre pode usar um outro sistema operacional para ripar os seus CDs (e não estou falando do Linux, nem do MacOSX).
Uma vez o pessoal da Sony pôs um esquema de DRM que instalava um “root kit” se o CD fosse ser tocado em uma máquina Windows (Windows, sempre Windows). Ela teve de indenizar o pessoal que reclamou desses CDs.
basta ler o texto que ele explica o porque de ser contra DRM. e muito bem!
Ele é visionário, o que nem é surpreendente. O que surpreende mesmo e as “big fours” (e outras empresas) insistirem no DRM e no modelo de negócio vingente para a industria fonográfica.
Músicos e gravadores sempre ganharam muito dinheiro fazendo umas musiquinhas meia-boca e vendendo CDs superfaturados.
Agora ou faz música direito e/ou faz shows decentes ou vai ficar sem o cascalho mole…
Vc ompra Playboy? A donzela tira a roupa por 30 minutos para umas fotinhas e leva 250-500 mil. Se vc acha que é um dinheiro merecido então compre Playboy.
A Internet veio aí para eliminar as distorções do capitalismo… E isso é bom, pois torna as coisas mais justas…
Na loja da Apple só vende com DRM que só pode ser usado no iPod. Outras lojas vendem com outro tipo de DRM que não pode ser usado no iPod. Com isso de um lado ele tem um ‘monopólio’ de vendas para iPods e por outro lado ele tem perda de vendas de iPods por questão de compatibilidade.
Não sei com o que ele ganha mais mas imagino que seja com a venda de iPods. Se isso for verdadeiro, cria-se uma resistência ao uso do iPod.