Sugestões JavaSE+SQLite

5 respostas
sqlitejava
Luciano_Lopes

Olá pessoal, preciso criar uma aplicação pequena para rodar localmente, inicialmente irei utilizar java com swing e sqlite como base de dados. Ja faz algum tempo que não desenvolvo nada para desktop, gostaria da opinião de vocês se o ideal seria fazer essa comunicação “na mão” ou usar algum framework para isso (principalmente para trabalhar com o banco). A aplicação vai ter no maximo umas 5 tabelas então não sei se usar algo do genero seria viavel. Estou aberto a sugestões/dicas. Desde ja, muito obrigado.

5 Respostas

rodriguesabner

Não entendi muito bem, você só quer saber como fazer a conexão com SQLite?

Luciano_Lopes

Quero saber se utilizo ou não algum framework para trabalhar com o SQLite na aplicação. Se posso usar as instruções de forma nativa (ja que a aplicação é bem pequena).

rodriguesabner

Depende muito, você se sente mais confortável com ou sem frameworks? Tem gente que bota hibernate em tudo, tem gente que não. Mas mesmo sendo uma aplicação pequena, pode ser que haja a necessidade de manutenções. Então, faz de um jeito que você olhe e saiba mexer sem muita dificuldade!!

Luciano_Lopes

Entendi. Fiquei só pensativo por talvez estar quebrando os padrões de desenvolvimento ou algo do gênero. Obrigado pela dica.

javaflex

Use o que for necessário pro projeto, independente do que muitos pregam sobre padrōes. Jpa/Hibernate tem muito overhead e curva de aprendizado muito alta pra uso correto. JdbcTemplate seria um bom meio termo.

Criado 8 de outubro de 2019
Ultima resposta 9 de out. de 2019
Respostas 5
Participantes 3