Sun anuncia o fim da transição do Java para Open Source

Olá

No keynote de abertura de hoje no Java One, o Rich Green anunciou um monte de coisas e o Dave Thomas anotou e publicou em seu blog de forma resumida:

[quote=blog do Dave Thomas]
Here are some of my (raw and unedited) notes from Rich Green’s opening keynote this morning:

* Community, openness, community! humans require communication
* Over the last year, we open sourced Java, grew Glassfish and Netbeans communities
* Martin Harriman of Ericssen on stage to announce
      o Sun Java System Communications Application Server
      o And open sourcing of Ericssen IMS technologies
* Anna Ewing CIO of NASDAQ on stage to say
      o Trading tech has been running Java for some time now
      o Now prototyping new systems using Real Time Java
* Tom Hallman of Sony on stage to tout
      o New levels of DVD interactivity and thanks to Blueray
* Netbeans use is up 92% year over year
* Annoucement: Open souring of Java is now complete
* Annoucement: OpenJDK interim governing board
      o Doug Lea, Simon Phipps, Mark Rhinehold, Dalibor Topic, Fabiane Nardone 
      o Will decide constitution and governance processes of OpenJDK community
      o Annoucement: improvements to availability of TCK
* Why did Sun choose GPL V2?
      o Compatibility matters and GPL forces innovation into open
      o Compatible with Linux distributions
* Annoucement: Series of three new faster Java SE 6 releases this year
* Annoucement: Java FX scripting language for rich UX and interactivity
      o Rich Green: "Profound change to Java"
      o James Gosling: other scripting languages focus on HTML generation not rich UI
      o Drives Swing and Java 2D graphics
      o Complete line of authoring tools on the way
* Annoucement: JavaFX mobile, complete "desktop scale" environment for phones
      o Shows demo models that look pretty iPhoney[/quote]

Vejam também o Infoq em http://www.infoq.com/news/2007/05/openjdk

Vou chamar a atenção só para as questões relativas ao assunto deste tópico:

[color=darkblue]# Open sourcing of Java is now complete[/color]
Significa que já migraram, licenciaram ou retiraram todos os códigos que a Sun não tinha escrito (toneladas de linhas)
[color=darkblue]

OpenJDK interim governing board (Will decide constitution and governance processes of OpenJDK community)

* [url=http://wiki.java.net/bin/view/People/FabianeNardon]Fabiane Nardon[/url] - CTO ZILICS and InfoQ contributor [/color](brasileira, ex-vidatis,  participou do projeto do cartão saúde que ganhou o Duke) (*)[color=darkblue]
* Doug Lea - Professor at SUNY [/color] (professor universitário, criou a base do java.util.concurrent e mais um monte de coisas do java) [color=darkblue]
* Simon Phipps - Sun Microsystems [/color] (inglês super legal que lutou durante anos para o java ser Open Source) [color=darkblue]
* Mark Reinhold - Sun Microsystems[/color] (cara que quer integrar XML no Java)[color=darkblue]
* Dalibor Topig - kaffe.org

[/color]O fato de ter uma brasileira mostra o nosso destaque. Brasil 1 x Índia 0.
(*) O primeiro caso de uso de EJBs que assisti palestra foi com ela, neste dia pensei que EJBs eram uma maravilha e comprei o livro do RHM (EJB 1.0).

[color=darkblue]

Improvements to availability of TCK

[/color]Faz sentido porque se é Open Source podem aparecer implemntações que precisam passar por testes de compatibilidade (que antes eram internos da Sun)

[color=darkblue]

Why did Sun choose GPL V2?

* Compatibility matters and GPL forces innovation into open

* Compatible with Linux distributions

[/color]

O motivo da escolha deste tipo de licenciamento ainda será motivo de alguma polêmica. Será que com LGPL também não haveria reclamações? E o Harmony com sua licença Apache?

É isso aí, a Sun às vezes avança. Pelo menos uma vez por ano durante o Java One. Só que agora não avança mais porque quer e sim porque a pressão está aumentando. Concorda Sr Philip Calçado?

[]s
Luca

[quote=lance]Eu ainda não sei no que isso vai influenciar…
Não existe a possidiblidade de aparecerem várias “distribuições” de Java, como acontece com o Linux?[/quote]

Olá,

Pode acontecer, mas para ser uma JVM™, ou seja compativel, tem que passar pelo TCK. Ai se o cara quiser usar uma JVM que nao é compativel é problema dele. Hoje isso ja acontece com as JVM’s da IBM e da BEA.

[quote=lance]Isto não está acontecendo pela crise que se diz que a Sun está passando?
Os boatos de que essa pode ser a hora para largar o Java têm algum fundo de verdade???[/quote]

Teria fontes pra isso? A Sun anuncia um aumento de lucro, anuncia produtos em cima da plataforma, se existem boatos parecem estar meio por fora do que vem acontecendo.

]['s

Olá

[quote=lance] Aqui tem um artigo que fala um pouco sobre a transição e fala um pouco da suposta crise da Sun.
http://news.com.com/Is+Java+cooling+off%3F/2100-1007_3-5248580.html
Parece bem interessante, porém só consegui ler até o meio porqeu estou trabalhando. Porém pretendo terminá-lo.[/quote]

Published: June 28, 2004, 4:00 AM PDT

[]s
Luca

Sun oficializa Java sob licença GPL

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/09052007-14.shl

[quote=lance]Eu ainda não sei no que isso vai influenciar…
Não existe a possidiblidade de aparecerem várias “distribuições” de Java, como acontece com o Linux?
Isto não está acontecendo pela crise que se diz que a Sun está passando?
Os boatos de que essa pode ser a hora para largar o Java têm algum fundo de verdade???
Desculpem qualquer besteira, mas não sou conhecedor de software livre e suas licensas.[/quote]

Só um detalhe importante. A SUN passou sim por uma crise. Mas foi graças as liberações de seus softwares ao mundo livre que levantou a empresa e a fez gerar lucro.

[]'s a todos

ae pessoal sera que vai melhor mesmo? assim o problema que para mim é… sao as distribuições linux… realmente hoje ta mais facil de instalar e conectar a internet usando linux… mais eh tanta distrubuição que nem sei qual é atende o que quero todo dia uma nova… po… eu fico doido… antes lembro que so tinha conecta e redhat… sao as que lembro ai vc usava um ou outro nao tinha essa epidemia q tem ai… sera que vamos ter CháJava, CafeJava sei la… sera q vamos ter distruibuição do java como ocorreu com linux?.. desculpa se as perguntas sao meias idiotas… eh q sou meio ignorante nesse ponto do java se tornar open…e nao vejo a sun falar das desvantagens… pelo contrario…

Pessoal estou entrando no mundo JAVA, não entendi muito bem o assunto, pois fiquei na dúvida de que rumo ao JAVA está tomando.

Tenho dúvidas também sobre esse assunto, e principalmente o que mudaria, e principalmente, como nos afetaria como desenvolvedores Java esse processo.

Rapaz, vcs gostam de python? É mais fácil que javascritp, roda até embarcado (i.e. celular) mas não tem o que o java vai ter: a SUN. Basicamente, em via de questões legais, a diferença-mor entre o java e o python vai ser a SUN.

Eu ainda não sei no que isso vai influenciar…
Não existe a possidiblidade de aparecerem várias “distribuições” de Java, como acontece com o Linux?
Isto não está acontecendo pela crise que se diz que a Sun está passando?
Os boatos de que essa pode ser a hora para largar o Java têm algum fundo de verdade???
Desculpem qualquer besteira, mas não sou conhecedor de software livre e suas licensas.

[quote=lance]Isto não está acontecendo pela crise que se diz que a Sun está passando?
Os boatos de que essa pode ser a hora para largar o Java têm algum fundo de verdade???[/quote]

Teria fontes pra isso? A Sun anuncia um aumento de lucro, anuncia produtos em cima da plataforma, se existem boatos parecem estar meio por fora do que vem acontecendo.

]['s
[/quote]
Olá,
Não, por isto chamei de boatos.
As pessoas dizem, mas não tem uma fonte confiável. O que se comenta é que a Sun está em crise. Aqui tem um artigo que fala um pouco sobre a transição e fala um pouco da suposta crise da Sun.
Parece bem interessante, porém só consegui ler até o meio porqeu estou trabalhando. Porém pretendo terminá-lo.

[quote=Luca]Olá

[quote=lance] Aqui tem um artigo que fala um pouco sobre a transição e fala um pouco da suposta crise da Sun.
Parece bem interessante, porém só consegui ler até o meio porqeu estou trabalhando. Porém pretendo terminá-lo.[/quote]

Published: June 28, 2004, 4:00 AM PDT

[]s
Luca[/quote]
Boooooa…
Não tinha notado este “pequeno” detalhe hehe.
Obrigado :slight_smile: