Difícil saber se é uma boa ou má notícia hehehehe… O que será que pretendem com isso?! Além lógico de incorporar no NB.
PessoALL, será que a SUN não pretende lançar um produto novo o banco O.O mas usando a imagem do MySQL, e esse banco O.O ja esta integrado no netBeans, algo inovador.
Posso ta falando uma grande besteira, mas tive essa ideia louca agora.
Nao entendo prq tem gente falando tanta besteira… voces acham que em sã conciencia a Sun ia embutir o MySQl dentro da instalacao do NetBeans ? por favor rapaziada… quanta besteira… nenhum bd é embutido junto com o netbeans… o UNICO que vem… é o JavaDB que tah dentro do JDK… uma epoca eles colocaram o HSQL… justamente por ser pequeno…
Agora engordar mais 50 mb o netbeans e colocar um banco do peso do mysql pro cara fazer aplica;'ao de padaria ? acho que [e besteira… quanto a integracao… ela jah existe a ANOS com os bancos mais populares do mercado que tem driver JDBC…
Repito… se fosse para colocar dentro do NetBeans ela nao precisava ter gasto 1 bilhao… NetBeans eh GPL e MySQL tmb… poderiam ser distribuidos juntos numa boa.
Orlando,
Eu concordo em número e grau com vc, mas bancos de dados relacional ainda são os grandes bambam do mercado coorporativo, e isso vai longe. Então o que fazer com os bancos de dados legados? Como migrar a aplicação cliente, ou parte dela, para um paradigma OO ? Gerar as classes entity no braço ? ou usar uma ferramenta de mapeamento objeto relacional para agilizar o processo ?
É claro que o Netbeans faz isso, o eclipse com seus plugins da vida, etc. Mas se eu tiver uma ferramenta de modelagem ER e Classe integrado, que permita eu sincronizar as alterações do banco de dados e também atualizar o meu diagrama de classes, e que informe qual é o impacto que uma modificação pode causar na minha aplicação e banco de dados e outras cossitas.
Eu já experimentei alguns mapeadores objeto relacional, mas acabei tendo que fazer muitos ajustes na mão, por isso resolvi desenvolver uma ferramenta que fizesse isso e muito mais … quem sabe podemos um outro tópico só pra discutir esse assunto, até porque é muito vasto.
Não acho tanta besteira assim não, posso começar vender uma solução completa para desenvolvimento da visao a base de dados e uma unica ferramenta, o que são 50 mb a mais em uma instalação.
Acredito que haverá uma forte mudança no MySQL, mas o que será que vem por ai???
Voce acha REALMENTE que o MySQL eh assim tao plug and play ? Soh ele come uns belos megas quando usado de maneira seria (usando InnoDB)… a instalacao dele eh um saco… e tem que ficar com um servico rodando… eh bem longe de plug and play…
Acho muito mais viavel ele vir junto com o Glassfish…
Olá
E o que hoje em dia impede isto?
O fato de você não poder incluir softwares GPL junto com a distribuição do seu produto não impede que o instalador do seu software faça o download do que é GPL ou do que necessita de uma licença comercial diretamente no cliente e configure normalmente.
Se fosse tão difícil assim como você deixa transparecer ninguém usava o MySQL e outros softwares GPL.
O que você não pode é vender o que não é seu. Em outras palavras, cobrar por software GPL. Mas nada impede que cobre o preço que quiser pelo que é seu.
[]s
Luca
O esquema de ports do BSD funciona assim, se não me engano: o codigo GPL é pego através de download e compilado com algumas modificações feitas pelo script de port.
[quote] Se fosse tão difícil assim como você deixa transparecer ninguém usava o MySQL e outros softwares GPL.
O que você não pode é vender o que não é seu. Em outras palavras, cobrar por software GPL. Mas nada impede que cobre o preço que quiser pelo que é seu. [/quote]
Luca, não poderia cobrar pelo MySQL isso eu concordo, mas poderia cobrar pela integração do MySQL com minha ferramenta. Pensei em algo assim…
Abraços, alguem sabe na net o que SUN pretende com essa compra.
Olá
Não, o connector também é GPL. Você tem que jogar todo o preço em cima da sua ferramenta como faria se ela usasse Oracle ou SQL Server.
[]s
Luca
Depois de ver um link postado pelo Luca aqui que de 10 graandes sites(como o YouTube), 7 usam MySQL, dá para imaginar… a Sun tá dando passos “junto” com o Google, e o que ela quer é domínio mesmo.
E Luca, eu não sou refratário tanto assim a ter um mysql embutido na VM.Mas só acho que primeiro a Sun deveria dar suporte melhor a coisas simples como as API´s de Impressão e reconhecimento de dispositivos.
Olá
É só lembrar para que serve a VM para ver que não tem sentido embutir uma base de dados nela.
[]s
Luca
Sim, posso ver que “não tem nada a ver” com Core(e o propósito) a que foi proposto, mas eu acho que a Sun sempre pecou por não “dar atenção” aos pequenos.Poderia ser o space4j, o Prevayler, ou o próprio HSQLDB(vou testar o Derby-java DB- amanha pela primeira vez)… uma olhada da Sun na comunicação entre dispositivos(o mundo tá virando USB…) seria bacana também.
O que este projeto falcon ?Sinceramante acho que ela
não vai enfraquecer o MySql.Mas concordo que tem
outras muitos simples que SUN poderia dar atenção.
Só pra lembrar uma coisa que até agora não foi mencionada aqui: existe uma versão embedded do MySQL
Agora, se a Sun quiser realmente dominar, o que ela tem de fazer é pegar as ferramentas da versão paga do MySQL e liberar geral.
Se fizer isto, a concorrência fica abalada, pois o ponto no qual o MySQL perde feio para diversos outros BDs é justamente no quesito ferramentas administrativas.
Imaginem: a Sun desenvolvendo ferramentas violentas para o MySQL. O que o SQL Server da Microsoft tem de bom são justamente as ferramentas!
Pra finalizar e destruir geral, bastaria mover o MySQL da licença GPL para alguma menos restritiva, que facilitasse o desenvolvimento de software comercial.
É uma receita bem simples a meu ver
Com relação a embutir o MySQL no Netbeans, bem: não vejo grandes ganhos com isto. Acho inclusive desnecessário.
[quote=eduveks]wow notícia bombástica!!!
Bem agora vamos ver o que acontece… isto promete…
E foi um bom precinho… 1 bilião quem diria, grande negócio [/quote]
Provavelmente ficará tão bom quanto o PostGreSQL, a Sun aparentemente vai investir
[quote=bandrade][quote=orlandocn]como assim gerar classes a partir de modelo ER existente??? eu achava que ate agora o modelo ER era semanticamente muito mais pobre que OO!
seria um bizarro mapeamento relacional/objeto?[/quote]
Ainda não vi nenhuma empresa, com projeto grande e de alta disponibilidade utilizar banco OO. Então, vamos ter que continuar mapeando para ER por um bom tempo… ou utilizamos o BigTable…[/quote]
esta absolutamente correto e acredito que dificilmente vai mudar tao cedo, ate pq OO nao tem uma base matematica solida como a algebra relacional.
o que levantei foi o fato de muitos desenvolvedores partirem de um modelo relacional e gerar um modelo OO como se isso fosse normal, quando na verdade deveria ser o contrario, so depois de criado meu modelo OO eu passaria a me preocupar com a serializacao desse modelo no disco.
desculpem por nao ter sido claro no post anterior.
1 bilhão para descontinuar e mexer no javadb ? duvido… go go go mysql