Sun e Intel firmam acordo sobre JavaME

16 respostas
benflodin

A Intel e a Sun anunciaram acordo para disponibilizar a máquina virtual Java ME em receptores de TV digital baseados em processadores Intel. Com isso, os receptores suportarão aplicativos desenvolvidos para JavaDTV, a plataforma aberta que substituirá o GEM no middleware brasileiro Ginga. Os processadores Intel com a máquina virtual Java devem estar disponíveis em meados do segundo trimestre, diz Américo Tomé, gerente de novas tecnologias da Intel.

Fonte: http://www.teletime.com.br/News.aspx?ID=121816

16 Respostas

FredGeek

Mto boa notícia,
imagina a qtde de empregos q isso vai gerar aqui no Brasil daqui a alguns anos?

Isso me motiva ainda mais a continuar no aprendizado em Java

maior_abandonado

é…tb fico contente com isso…rs

M

"

jhoey

Cada dia que se passa, eu estou ficando mais impressionado com java!!

Agora ta Java 2x1 C# no placar pra mim…

AushAUhsu

Tchello

Não achei novidade, embora tenha gostado da notícia.
Em uma palestra com Marcelo Zuffo (pesquisador da poli, responsável pelo padrão brasileiro de tv digital) fiz algumas perguntas sobre JVM pra SetupBox e ele me afirmou com certeza que haverá e qualquer um poderá desenvolver aplicações pra sua TV digital. Imaginem as possibilidades.
Vejo isso como uma confirmação do que ele havia dito, pelo menos um passo a caminho.

lelodois

benflodin:
A Intel e a Sun anunciaram acordo para disponibilizar a máquina virtual Java ME em receptores de TV digital baseados em processadores Intel. Com isso, os receptores suportarão aplicativos desenvolvidos para JavaDTV, a plataforma aberta que substituirá o GEM no middleware brasileiro Ginga. Os processadores Intel com a máquina virtual Java devem estar disponíveis em meados do segundo trimestre, diz Américo Tomé, gerente de novas tecnologias da Intel.

Fonte: http://www.teletime.com.br/News.aspx?ID=121816

Cara não entendi mt bem a relação que o javaME terá com o ginga no setup box… poderia me explicar?
grato

Mauricio_Linhares

Ouxe, quer dizer que antes de sair o GEM já ficou obsoleto?

L.Bach

Bem, do que tenho entendido, o GEM é a especificação européia, na qual está inclusa a cobrança de royalties. O JavaDTV, se não estou enganado, foi desenvolvido por solicitação do Brasil e é, supostamente, livre de royalties.

À grosso modo, o set-top box no Brasil deve vir com a implementação da especificação de TV Digital brasileira. A especificação (praticamente como um regulamento) é chamada de Ginga e a implementação está sendo chamada de OpenGinga. Ela dá suporte para o desenvolvimento em Java, através desta API que acaba de ser lançada pela Sun, e logicamente, necessita da JVM do J2ME para rodar o código Java.

lelodois

Mas o ginga já nao tem uma jvm própria?
A arquitetura do ginga é formada por componentes nativos de som, audio, e interpretador de ncl e java que é o ginga-j, entre outros.
Tudo embutido ao ginga, correto?

L.Bach

Bom, aí eu já não sei. Te confesso que não entrei em detalhes da especificação.

Mas já está dando uma certa polêmica sobre isso da JVM. Estão dizendo que o JavaDTV é aberto, mas que a JVM terá que ser licenciada… Enfim, aguardemos e veremos. As coisas ainda estão um pouco obscuras.

lelodois

sim sim, estão obscuras demais!!!
Estranho, é uma tecnologia realmente brasileira, cheio de burocracias, e demora para lançar ao mercado! rs
abs

L.Bach

Tem um grupo no GoogleGroups sobre isso e estão surgindo algumas discussões, exatamente sobre isso. Alguns estão questionando que não tem road-map, repositório… Aí o pessoal diz que é porque ainda é informação sigilosa, que estão aguardando as liberações governamentais e etc, para que isto se torne público.

Devemos ficar atentos à essas movimentações, e quem quiser se inteirar com isso e estar preparado para o “boom”, que estude NCL e Lua, além do Java, claro.

Saudações.

C

Bom, tomara que este projeto de TV Digital para o Brasil nao seja uma tentativa das redes de TV de usarem a tecnologia apenas para preservarem seus interesses economicos sem estarem preocupados com inovacao tecnologia.

O problema da lentidao na definicao de plataformas como GINGA se deve porque existem enormes conflitos de interesses envolvidos, em grande parte suponho porque as empresas de midia nao querem abrir mao do “monopolio” na distribuicao do conteudo digital enquanto a evolucao aponta para um futuro diferente, como deixa entender o carinha da sun:

Jens Pätzold, da Sun, diz que os televisores deverão ter entradas para outras plataformas, como a Internet. Assim, seria possível desenvolver um aplicativo que não seria necessariamente transmitido pelas redes de TV, sem explicar como ou porque os usuários chegariam até estes aplicativos.

Paulo_Silveira

o Fabio Kung fez um post aqui que deixa mais claro a situacao atual:

LPJava

boa noticia mesmo, e ta na hora de dar uma estudada em JME nas horas livres hehe, agora acredito que a sun venha dar um update na plataforma jme, eu ja to 1 ano e meio com java e nao vi nenhum update da plataforma jme.

Y

Bom dia pessoal,

Este painel foi realmente muito interessante, com participação de representantes da Rede Globo, Intel, Cezar (Recife), e da Universidade Federal da Paraiba e também Jens Pätzold, da Sun que veio ao Brasil para falar sobre a especificação JavaDTV.

Vale ressaltar novamente o evento Java@TV Digital que está sendo promovido pela Sun, na Anhembi Morumbi no dia 02 de abril.

Vejam também o blog de TV Digital : http://blogs.sun.com/tvdigital/

Um abraço,
Yara M. H. Senger

Criado 5 de março de 2009
Ultima resposta 13 de mar. de 2009
Respostas 16
Participantes 13