Segundo a ZDNet a Sun irá diminuir as restrições na licença do JRE para que possa ser incluida em SOs livres como Linux e OpenSolaris.
Eu acho isso muito bom, porque realmente é um saco o Java não vir junto com as distribuições linux, e é um saco ficar ouvindo um monte de gente reclamando da licença do Java.
Seria interessante porque muitas vezes vem um carinha reclamando que o Java não funciona no Linux dele, e na verdade descubro que é porque ele quer usar algo que requer JDK 1.4 ou superior, e ele está usando o java que está no PATH (que normalmente é o Kaffe, que implementa o JDK 1.1 e usa o GNU Classpath).
Até explicar que precisa instalar o da Sun (ou o da IBM ), e alterar o PATH no .bash_profile, para que o tal programa funcione, rolou muita água.
Acho que o Java só não é Open Source por causa do James Gosling.
Se dependesse do Jonathan Schwartz, ele já chutava logo o pau da barraca e deixava Open Source também. (O Sparc, o Solaris, toda a linha J2EE - tudo está ou de graça ou open-source)
Andei olhando lá e tem muita coisa que a SUN libera especificaçao mas não sai versão de linux… Vcs sabiam que os kras do blackdown tem Java Media Framework (embora esteja desabilitado justamente por questões de licença…) e Java 3D implementados?
[quote=thingol]Acho que o Java só não é Open Source por causa do James Gosling.
Se dependesse do Jonathan Schwartz, ele já chutava logo o pau da barraca e deixava Open Source também. (O Sparc, o Solaris, toda a linha J2EE - tudo está ou de graça ou open-source)[/quote]
Agora a questao eh que o Schwartz eh CEO. :twisted:
Eu jah tinha falado que com ele no poder possivelmente o Java ia ficar mais proximo do Open Source, soh nao imaginei que ia ser tao rapido!
[quote=thingol]Seria interessante porque muitas vezes vem um carinha reclamando que o Java não funciona no Linux dele, e na verdade descubro que é porque ele quer usar algo que requer JDK 1.4 ou superior, e ele está usando o java que está no PATH (que normalmente é o Kaffe, que implementa o JDK 1.1 e usa o GNU Classpath).
Até explicar que precisa instalar o da Sun (ou o da IBM ), e alterar o PATH no .bash_profile, para que o tal programa funcione, rolou muita água.[/quote]
O Fedora mesmo vem com essa especificação, o pior é tentar instalar esse troço e retirar depois, e quando coloquei o JDK da Sun, nossa, foi um saco por causa da especificação da GNU que tava na máquina.
Parece que vai sair alguma coisa nesse sentido no JavaOne, e no dia do keynote do Schwartz - eles sempre deixam esses anúncios para esses eventos. Se é uma licença mais livre que a JRL ou CDDL é só questão de aguardar alguns dias.