Depois de começar a colocar processados x86 da AMD nos seus servidores, a Sun vai começar a colocar chips Intel Xeon na sua linha de servidores na arquitetura x86. O movimento provavelmente segue no caminho da diversificação de opções para os seus clientes, além de também significar que a Intel deve oferecer melhor suporte aos softwares da Sun que vão rodar nestes novos servidores.
http://www.sun.com/2007-0122/feature/index.jsp?intcmp=hp2007jan22_intel_live
É meio revoltante você ligar uma máquina Sun e ela, em vez de mostrar uma tela branca no boot (característico das máquinas com processador Sparc desde tempos imemoriais), mostrar uma tela preta como o boot de uma máquina Intel ou AMD normal - parece que você pagou caro demais por uma máquina igual às outras. (Ainda mais que essas máquinas da Sun em arquitetura AMD são super-barulhentas, devido ao cooler que elas usam).
Agora você vai ter também máquinas da Sun com processador Xeon - imagine os decibéis dessas máquinas.
impressao minha ou ta todo mundo querendo se livrar dos processadores Risc?
Se livrar dos processadores Risc ou de arquiteturas que não seja x86?
Mas o barulho vai fazer alguma diferença real em um Data Center thingol?
Eu lembro que quando o Jonathan tava falando sobre as “black-boxes” (aqueles conteiners), que Data Center é lugar de servidor, não de gente.
Se não me engano, essas máquinas que lhe falei (com processador AMD) não foram integralmente designadas pela Sun - elas foram projetadas por outra empresa e estão um pouco fora da qualidade padrão Sun. (A gente aqui na empresa recebeu uma para demonstração e a placa de vídeo dela queimou rapidinho )
Não sei se a Sun vai projetar máquinas melhores com esses processadores ela mesma.
A questão é que todo mundo hoje quer trabalhar com hardware COTS (commercial off the shelf) e os sparc vão na contra mão disso.
É só realizar que hoje um servidor 1U com 2 processadores quad-core e 16Gb de ram é duas ordens de magnitude mais potente que aquelas entreprize 4xx de 18 cpus sparc da Sun. Ela deve ser equivalente a 8cpus sparc IV+ (as mais modernas).
A fórmula é simples, hardware x86 tem o melhor ROI(return over investiment) disparado: você compra dois Foundry, 40 servidores x86 dos que eu mencionei e consegue segurar 200 milhões de page-views dia com response-time de 100ms. E isso sai uma bagatela perto do custo que seria com sparc.
E o anúncio no blog do jonathan -> http://blogs.sun.com/jonathan/entry/but_we_did_not_hug
Interessante é a parte que toca no Solaris e no Java né, de qualquer modo, é bom que tenha mais gente apoiando
Ou faz um cluster de playstation3!!! :lol:
Decibéis?Espero que seja os mais novos Xeons(com modelos até do tipo low voltage), pq a geração anterior(Dempsey?) tinha que ter uma termoelétrica de brinde!