Matéria interessante na Info sobre as novas estratégias e o crescimento que a Sun demonstrou no segundo trimestre do ano fiscal de 2007. Boas notícias pra comunidade Java que continua tendo o apoio da empresa nos seus passos.
Umas das melhores iniciativas dela eu creio que foi a abertura do código do Solaris, na minha opnião foi um passo importante e na direção do mercado, isto pode ajuda-la a ganhar marketshare sobre os outros Unix.
A Sun é mais forte em hardware que em software. Embora Java tenha nascido lá, eles não teriam ido tão longe se não fosse a comunidade.
Um bom exemplo é o myfaces que tem uma comunidade muito melhor e mais consolidada que o JSF Ri.
[quote=spark]A Sun é mais forte em hardware que em software. Embora Java tenha nascido lá, eles não teriam ido tão longe se não fosse a comunidade.
Um bom exemplo é o myfaces que tem uma comunidade muito melhor e mais consolidada que o JSF Ri.[/quote]
Um amigo meu ja dizia
"A sun especifica, a apache faz".
[quote=afamorim]Um amigo meu ja dizia
"A sun especifica, a apache faz". [/quote]
Na verdade, acaba sendo mais ou menos assim:
A IBM, BEA ou algum projeto opensource implementam alguma coisa meio porca
O JCP descobre e comeca a especificar
IBM, Sun, Oracle e BEA reclamam que a especificacao nao tem ganchos suficientes pra eles ganharem dinheiro em cima
O JCP larga um monte de buracos na especificacao
A IBM doa uma tonelada de codigo horroroso pra Apache
A Apache agradece e faz lobby no JCP pra que aquela seja a implementacao de referencia
Algum outro projeto opensource implementa o treco de alguma maneira melhor e mais inteligente
A BEA implementa o treco de um jeito que funciona em megaclusters, e poe junto alguma ferramenta detestavel
A IBM pega o que quer que a Apache tenha feito, piora, e joga na proxima versao do WebSphere, que sai com 6 anos de atraso
A Sun fica sentada em cima da especificacao e nao faz la muita coisa, mas anuncia que a plataforma Java eh uma maravilha pq da origem a esse belissimo ecossistema
Algum outro projeto opensource inventa um jeito melhor de se fazer a mesma coisa, e o ciclo se repete
[quote=cv][quote=afamorim]Um amigo meu ja dizia
"A sun especifica, a apache faz". [/quote]
Na verdade, acaba sendo mais ou menos assim:
IBM, Sun, Oracle e BEA reclamam que a especificacao nao tem ganchos suficientes pra eles ganharem dinheiro em cima
A Apache agradece e faz lobby no JCP pra que aquela seja a implementacao de referencia
Algum outro projeto opensource implementa o treco de alguma maneira melhor e mais inteligente
A BEA implementa o treco de um jeito que funciona em megaclusters, e poe junto alguma ferramenta detestavel
A IBM pega o que quer que a Apache tenha feito, piora, e joga na proxima versao do WebSphere, que sai com 6 anos de atraso
A Sun fica sentada em cima da especificacao e nao faz la muita coisa, mas anuncia que a plataforma Java eh uma maravilha pq da origem a esse belissimo ecossistema
Algum outro projeto opensource inventa um jeito melhor de se fazer a mesma coisa, e o ciclo se repete
[/quote]
auihAIuhAuihIAUHAHuia
O cara mais engracado do guj!
[quote=spark]A Sun é mais forte em hardware que em software. Embora Java tenha nascido lá, eles não teriam ido tão longe se não fosse a comunidade.
Um bom exemplo é o myfaces que tem uma comunidade muito melhor e mais consolidada que o JSF Ri.[/quote]
JSF RI = JSF REFERENCE IMPLEMENTATION
Eu realmente esperava que uma implementação de referência não fosse tão “cultuada” quanto uma implementação sem esse fim.
Me desculpe… mas o MyFaces eh um bolo de bugs… o tomahawk é uma vergonha… os componentes nele são mau feitos
UM DIA o Myfaces foi algo viavel… tenho usado JSF 1.2 RI e tenho tido um ganho de performance impressionante … Tenho que concordar que o JSF R.I. 1.1 era uma porcaria… mas o 1.2 pelo visto a propria comunidade tem ajudado muito… esta muito estavel e rapido.
fora que o MyFaces esta bem longe de implementar JSF 1.2… tanto que a propria JBoss esta abandonando ele no Jboss 5.0
[quote=cv]Na verdade, acaba sendo mais ou menos assim:
[/quote]
Eu tenho medo de JEE
Dei uma lida no artigo e achei a matéria meio escassa em detalhes. Bem cara de serviço (bem feito) de assessoria de imprensa.
É sempre reconfortante ter notícias positivas vindas da Sun, mas a principal pergunta que me veio após olhar o balanço de 2006 e ver a notícia do lucro de 126M$ é: como foi obtido este lucro (ínfimo para uma empresa com o porte da Sun, BTW) ?
A Sun está com um novo CEO, e este cara obtivamente entrou para conter a sangria de dinheiro que pode(ria?) tornar a Sun um alvo fácil para concorrentes. Como foi obtido este número [color=navy]azul[/color] ? É uma recuperação consistente ou foi obtido na base do corte geral de despesas - sempre bom, mas não recorrente ?