alguem que tenha experiência nas duas áreas ou que trabalha em uma das, poderia me falar com a melhor atualmente?
Mercado de trabalho, certificações, salário; etc
Nas duas carreiras você vai penar e vai achar que poderia ser melhor pago. Escolha aquilo em que você é bom.
Se está considerando um “sysadmin” como um profissional responsável pela infraestrutura (servidores, etec), o fator Mercado de Trabalho tende a ser mais escasso do que para programadores. Você pode avaliar facilmente a quantidade de vagas nas principais empresas e sites de recrutamento.
O fator Certificação, existem várias para ambos. São importantes? Isso pode variar de empresa para empresa, necessidade, etc. Mas nada impede que possa ser um diferencial na escolha dentre profissionais com mesmo perfil/experiência.
Salário. Alem de variar entre regiões, ambos podem alcançar grandes valores dependendo do porte da empresa e senioridade/experiência adquirida com o tempo.
Espero ter ajudado com este ponto de vista.
Nas duas carreiras você vai penar e vai achar que poderia ser melhor pago. Escolha aquilo em que você é bom.
TI em geral é assim né, principalmente no brasil…
Se está considerando um “sysadmin” como um profissional responsável pela infraestrutura (servidores, etec), o fator Mercado de Trabalho tende a ser mais escasso do que para programadores. Você pode avaliar facilmente a quantidade de vagas nas principais empresas e sites de recrutamento.
O fator Certificação, existem várias para ambos. São importantes? Isso pode variar de empresa para empresa, necessidade, etc. Mas nada impede que possa ser um diferencial na escolha dentre profissionais com mesmo perfil/experiência.
Salário. Alem de variar entre regiões, ambos podem alcançar grandes valores dependendo do porte da empresa e senioridade/experiência adquirida com o tempo.
Espero ter ajudado com este ponto de vista.
Ajudou sim, muito obrigado, O importante é fazer o que gosta, não me imagino passando o dia programando… apesar que um bom Sysadmin tem que saber algumas linguaguens…
Enfim, se não for pedir muito sabe me dizer onde consigo informações desta área? Sobre o que estudar por exemplo.
Agora estou pensando em tirar as certificações LPI e depois CISCO
Acho interessante começar a olhar as empresas que atuam nesta área, que fornecem este tipo de serviço. Sei que existem algumas empresas que possuem cursos CISCO. Vale a pena dar uma olhada. E em fóruns específicos sobre infraestrutura.
Provavelmente encontrará mais material “gringo”.