TCC com Chaos Monkey

0 respostas
infraestruturaprogramação
Felipe_Oliveira1

Bom dia.

Tem um tema de TCC que meu professor sugeriu falando sobre Engenharia do Caos/Chaos Engineering e o Chaos Monkey/Simian Army no caso que teve na Netflix, parece que ele está avaliando a possibilidade de ser implementado em uma empresa real, enfim.

A Engenharia do Caos consiste em injetar falhar em sistemas na fase de produção, antes que chegue ao cliente, com o objetivo de simular falhas que ocorrem no mundo real com o objetivo de produzir resiliência no mesmo.

Pelo que pesquisei o Chaos Monkey é meio restrito, justamente porque foi construído para atender a demanda global do sistema da Netflix, mas enfim, meu professor quer usar isso.

Eu pensei de usar uma aplicação web com alguns microserviços interagindo entre si para executar os testes, mas esbarrei em várias tecnologias que não conheço, antes de eu começar na tentativa e erro.

• Queria saber se alguém conhece o Chaos Monkey e se o foco dele é estritamente na nuvem ou há a possibilidade de aplicação local?

• Se for em nuvem eu precisaria de uma aplicação rodando no AWS, precisaria também do Docker com Kurbenetes para a instalação do Spinnaker o qual o Chaos Monkey faz uso, para só então fazer as injeções de falha com o Chaos Monkey. Tem uma maneira de emular a nuvem localmente? Ou fazer isso de forma simples mesmo que trabalhoso a fim de simular um sistema complexo?

• Eu pensei se teria como rodar o Kurbenetes localmente via Minikube

Obrigado.

Criado 13 de abril de 2019
Respostas 0
Participantes 1