Tcc

Olá pessoal,

Como estão? Estou com uma dificuldade em encontrar um tema para meu TCC(Trabalho de Conclusão de Curso) sendo que gostaria de desenvolver uma idéia que utilizasse tecnologias web e padrões de projeto como o MVC por exemplo. O que está sendo difícil é a obtenção de um tema de negócio legal para começar com o projeto. Se alguém tiver uma idéia bacana e queira postar serei imensamente grato. Obrigado!

Att. Pablo :smiley:

Uma coisa bem “nova” seriam Portlets.
é só uma sugestão…

Que tal um TCC que comparasse o framework mvc struts, webwork e spring???

Você poderia fazer A comparação, e deixar bém claro para o todo o mundo que as focas merecem viver, que struts é uma bosta e que webwork é o cara… além de terminar o tcc dizendo que o spring pode apoiar em outras atividades do desenvolvimento!!

Mas como nosso amigo acima disse, Portlet é interessante!!
Você pode pegar o jetspeed ou o pluto no site da apache!
www.apache.org

Outra opção interessante e quentíssima é o JSF (Java Server Faces)

Afinal, será que o Struts, Webwork e etc sobreviverão ao JSF???
Será que JSF é tudo isso que falam que ele é???

Abraços!!
Thiago

as sugestões são legias, mas acho que você não deveria focalizar em “nomes” ou tecnologias.

MVC seria legal, mas então por que não MVC puro, verificar de onde vem, se realmente agrega valor, faz em C, C++, .NET, ou seja é genérico? tipos de MVC, prós, contras, e definir um estudo de caso legal com MVC, talvez um MVC génerico? talvez sugestão de melhoras? mvc aplicado a algumas linguagnes (C, Java, …) não apenas em uma.

Ou algum tema mais abstrato, tentando sair do modismo de lingauges e tecnologias já usadas.

Se não tu vai cair numa comaparação de ferramentas, que no máximo vai sair um manualzinho no final que não agragará muito valor ao seu trabalho.

Padrões é legal, defendi TCC sobre padrões ontem, uma boa seria o que estamos discutindo no outro post, patterns x aspectos. :wink:

Enfim sugestões meio locas, mas tamo ai ehehe

boa… esqueça o post que eu escrevi!!!

O que o Skill falou é realmente melhor!!

Boa Sorte Rafael!!
Skill, valeu pelo puxão de orelha!!!

Abraços!

[quote=Thiago Senna]boa… esqueça o post que eu escrevi!!!

O que o Skill falou é realmente melhor!!

Boa Sorte Rafael!!
Skill, valeu pelo puxão de orelha!!!

Abraços![/quote]

hehe, nem é puxão cara…

Sóo acho que vai agregar mais valor sendo genérico do que usando algo assim especifico, digo isso por experiencia própria, no inicio estava como ele perdido, meu tema era Padrões de projeto em J2EE (Core J2EE), por orientação do meu orientador fomos para algo genérico, padrões de projeto, acabei lendo muito, de GOF a Fowler, e hoje tenho um conhecimento muito maior do que se tivesse feito apenas J2EE, tanto que hoje já to lá brigando com os Aspectos hehehe

abraços.

Ae… !!! Pessoal, valeu pelo toque! Gostei muito dos comentários. Tinha recebido conselhos mesmo de fazer uma coisa mais genérica. É com certeza uma idéia mais sólida e abrangente que se restringir a um mundo de um framework por exemplo. Acho que será sobre MVC mesmo… Genérico, afinal MVC pode ser aplicado em muiiiittttoooosss sistemas e situações diferentes. Abração!!!

Att. Pablo Alves :smiley:

Nao se esqueca de falar bastante sobre os pontos ruins do MVC - o “espalhamento” de codigo, por exemplo, eh um deles, o que nao chega a ser necessariamente um problema quando tudo esta no seu lugar, mas eh tao raro isso acontecer, que acho que merece uma mencao especial :wink: