Tenho certeza que vão me chamar de louco, mas o node só serve para conectar com o banco de dados e gerar consultas personalizadas?

Comecei no node tem pouco tempo e ainda não compreendi por que realmente preciso dele além disso…

O que seria gerar consultas personalizadas? O node foi feito para ser usado no back end, então pode ser feito até um bot que atende os pedidos de um restaurante, ou então um robô que entra no seu banco (financeiro) e te retorna os dados que você precisa.

Assim como no Java, no Php, no Python e por aí vai…

2 curtidas

Esse tipo de consulta que o robo faria seria a tal “consulta personalizada”.
Esse tipo de coisa tbm não seria possivel só com o vanilla JS?

Normalmente não. JS vanilla roda no navegador do lado do cliente, que geralmente não tem bibliotecas para acesso à uma base de dados (e é restrito pelo navegador). O Node é uma implementação de javascript que lhe permite rodar do lado servidor e contém bibliotecas para acesso à bases de dados.

Note que, como comentado pelo orochimaru acima, isso não é muito diferente do que outras linguagens permitem (php, java, dotnet). Praticamente toda linguagem comercial funciona da mesma forma.

A verdade é que, por mais recursos que uma linguagem tenha, a maioria das aplicações não vai além de um CRUD simples, que pega os dados informados pelo usuário, realiza algum processamento (que pode envolver consulta à uma base de dados) e retorna alguma informação.

Como você disse que começou a pouco tempo, sugiro continuar estudando. Com o tempo, vai entender melhor essas coisas.

Abraço.

2 curtidas

Adorei essa resposta!