Terminei o primeiro semestre de Sistemas de Informação e queria tirar uma(s) dúvida(s)

Terminei agora em Junho o primeiro semestre de S.I e estou estudando Java. Queria tirar algumas dúvidas:

1-) Devo começar a estudar paralelamente uma nova linguagem ou é melhor eu me aprofundar mais em Java e só mais para frente iniciar uma nova linguagem?

2-) Quais livros de Java vocês recomendam para quem está estudando Java? Já tenho o Java Como Programar da Deitel e Java Use a Cabeça! Os dois estão me ajudando e também estou fazendo um curso de Java básico na internet.

3-) Além de cursos, o que vocês me recomendam para treinar programação? Eu uso o Uri Online Judge, mas acho ele meio chatinho, queria algo mais interessante.

4-) Por enquanto acho que irei seguir carreira Back-End, mas é bom também saber Front-End?

Bom, galera, acho que é isso. Tenho 18 anos e sou novo nessa área e quero me aprofundar e melhorar cada vez mais, agradeço quem puder dar algumas dicas. Valeu!

1. A menos que vc já tenha um claro objetivo que queira alcançar com uma linguagem especifica, sugiro que fique com Java. Vai evitar que vc se perca e possibilitar que aprenda mais.

2. Se estão te ajudando quer dizer que não os terminou. Sugiro que não pense em material extra agora, foque nestes que já tem, extraia o máximo deles.

3. Também vou ficar de olho nas dicas do outros colega quanto a isso ^^

4. Sim. É bom ter uma noção de HTML, CSS e JavaScript. Não precisa se aprofundar, apenas conheça o suficiente pra não ficar perdido, mas também não precisa se preocupar com isso exatamente agora. Foca no Java, ganhe fluencia ao expressar suas idéias através da linguagem, depois vc se preocupa com o resto.