Teste Unitáriode classe que lê arquivo

Supondo que tenho uma classe que lê dados de um arquivo qualquer, interpreta e retorna alguma coisa, de que forma deve ser feito o teste unitário?
Digo… preciso de alguns arquivos de teste, correto?
Onde eles devem ficar, na estrutura de packages?

Amigo, juro que me esforcei mas não cosnegui entender o que vc quis dizer com “teste unitário”… Poderia explicar melhor?!
Com relação à localização de arquivos que serão lidos por um objeto de uma classe, eles podem estar, em geral, em qualquer local, desde que você informe o caminho para o objeto… O Java não é tão burro assim :slight_smile:

Para ler de um arquivo existem diversas formas… Você pode fazer assim

File arquivo = new File("C:/blabla/naosei.txt");
BufferedReader bReader = new BufferedReader(new FileReader(arquivo));
//use o bReader para ler do arquivo...

Ou então

File arquivo = new File("C:/blabla/naosei.txt");
Scanner input = new Scanner(arquivo);
//ler do Scanner input...

entre outros métodos… vai depender do que você quer fazer, e como quer fazer… Dá uma pesquisada nestas classes que citei nos exemplos…

Abraço!

Falou!

:?

Desculpe se o número de mensgens postadas não reflete o meu conhecimento, mas eu sei como abrir arquivos. :wink:

Por acaso deu uma olhada na wikipedia? Já ouviu falar em jUnit, TestNG?

De qualquer forma, agradeço o interesse.

Me desculpe amigo, não quis de maneira alguma fazer pouco caso do seu conhecimento, muito pelo contrário… É que conhece o termo que vc usou como Unidade de Teste (Test Unit), por isso não entendi direito…

Mais uma vez peço desculpas :slight_smile:

Abraço!

Bom, na estrutura de packages eles devem ficar junto com os outros arquivos / classes de testes.

Vc está separando as classes de teste em algum package específico ? Se sim, coloque eles lá.

Você está separando as classes de teste apenas por algum sufixo/prefixo ? Se sim, utilize o mesmo padrão para o arquivo de testes.

Quando precisei fazer algo como isso criei vários arquivos para teste. Ex:

testeArquivoFaltandoCampo.txt
testeArquivoCorreto.txt

E fiz um método de teste para cada arquivo.

[]'s

Exatamente sobre isto que queria ter certeza. Obrigado!

Eu acho idéia melhor criar duas estruturas de pastas, tipo src/java e src/test, com estrutura de packages igual, e eu prefiro colocar um sufixo na classe de teste, tipo Gororoba e GororobaTest…